Quinta, 19 de Maio de 2022

Nuvens esparsas

Curitiba - PR

Blogs e Colunas MULHER BABAÇU

MULHER BABAÇU COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA POESIA: 21.03

E também mostra a primeira parte da festa do DAC, com lançamento e exposição

21/03/2022 às 17h01 Atualizada em 22/03/2022 às 22h58
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mulher Babaçu
Compartilhe:
DIA INTERNACIONAL DA POESIA
DIA INTERNACIONAL DA POESIA

Parabéns a todos os poetas pelo dia mundial da poesia

Comemora-se o Dia Mundial da Poesia. Esse gênero, expressão literária presente em inúmeras culturas, na forma oral ou escrita, mostra-se um artefato artístico que, em suas múltiplas formas e possibilidades de conteúdo, abre-se ao diálogo individual e coletivo. Essa manifestação poética é estruturada em versos e estrofes, os quais, conforme o estilo e a época em que são compostos, podem ser livres ou sistematizados metricamente.

O Dia Mundial da Poesia, celebrado em 21 de março, foi instituído em 16 de novembro de 1999, na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco — United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization).

O Dia Mundial da Poesia traz a reflexão sobre o poder da linguagem e viabiliza a difusão de diferentes línguas por meio dessa forma literária.

O objetivo geral dessa data é apoiar a diversidade linguística e oferecer às línguas, sobretudo as ameaçadas, como as indígenas, a oportunidade de serem visibilizadas, já que a poesia é uma manifestação literária aberta à diversidade, à livre criação, à criatividade, à inovação formal e à multiplicidade temática.

Portanto, a data visa exaltar a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas orquestradas por uma subjetividade, a do poeta, que, por sua vez, abre-se à experiência subjetiva de seus leitores, e estes podem ampliar seu conhecimento de mundo com base nas experiências poetizadas.

Grandes autores da poesia brasileira

A multiplicidade de formas em que a poesia pode ser expressa, seja estruturada em versos e estrofes livres, seja moldada em formas rígidas, manifesta-se na voz de inúmeros poetas registrados na história da literatura. Citamos os 10 mais relevantes poetas da literatura brasileira:

Gonçalves Dias

Um dos poetas mais importantes da vertente indianista do romantismo brasileiro, Gonçalves Dias nasceu no Maranhão, em 1823, e morreu em 1864, em um naufrágio no litoral do mesmo estado. Formou-se em Direito, em Portugal, e, de volta ao Brasil, atuou como professor, crítico de história e etnólogo.

E eu como apaixonado pelo meu poeta Gonçalves Dias que com certeza em todo mundo alguém sabe pelo menos recitar um trecho da sua poesia.

Recitando duas poesias clássicas do enunciado maranhense, Uimar Junior, repórter da Mulher Babaçu, recita José Chagas e Gonçalves Dias. As edições de vídeo foram feitas pelo nosso querido diretor e editor Mhario Lincoln. Obrigado, diretoe. E como eu não esqueci, aqui antecipo meus parabéns pelo 27 de março, tá? O vídeo abaixo:

JOSÉ CHAGAS - "MARÉ MEMÓRIA"

GONÇALVES DIAS - "CANÇÃO DO EXÍLIO"

 

EXPOSIÇÃO E LANÇAMENTOS NO DAC (Primeira Parte)

Mulher Babaçu participa do evento

Em mais uma etapa do projeto Do Nosso Jeito, o Espaço Gentil (Palacete Gentil Braga) apresentou duas atrações: a Noite Literária, com o lançamento de obras de autores vinculados à UFMA, e a exposição ‘’DAC, 46 anos: arte e cultura do nosso jeito’’, com a trajetória da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) na realização de projetos artísticos nas áreas do teatro, da música, das artes visuais e audiovisuais, com foco no Festival Guarnicê de Cinema. 

Após a abertura, a exposição ficará disponível para a visitação do público do dia 21 de março a 15 de abril, apenas no período da manhã, de 8h às 11:30, de segunda a sexta, exceto em feriados. A iniciativa compõe a programação do projeto Guarnicê Itinerante, viabilizado pela Equatorial Maranhão, Instituto Cultural Vale, Centro Elétrico, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Maranhão.

De acordo com Zefinha Bentivi, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, “a exposição nos brinda com o prazer de revisitar 46 anos de contribuição da Universidade Federal do Maranhão para a arte e a cultura maranhense, prestigiando-se, sobretudo, aqueles que contribuíram com esta bela caminhada” . 

Noite Literária

Seis obras foram lançadas, incluindo a nova edição de ‘’Noite Sobre Alcântara’’, de Josué Montello, ex-reitor da Universidade. O livro será representado por Joseane Maria de Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello, instituição que preparou a nova tiragem em parceria com a Casa do Autor Maranhense e a Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

As outras obras: ‘’Coreiras – Performance e Jogo no Tambor de Crioula’’ de Cássia Pires, professora e chefe do Departamento de Artes Cênicas da UFMA (e que a Mulher Babaçu irá entrevistar na semana que vem).

Abaixo, duas entrevistas feitas pela Mulher Babaçu com os autores que tiveram seus lançamentos nesse dia:

1 - ‘’Epigramas de Arthur Azevedo’’ de José Neres, membro da Academia Maranhense de Letras e Dino Cavalcante, professor do Departamento de Letras da UFMA. Mulher Babaçu conversou com Dino. Abaixo:

2 - ‘’Memórias (En)cantadas’’ de Euclides Moreira Neto, ex-diretor da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e Diretor Geral da Rádio Universidade. Mulher Babaçu também conversou com ele. Veja vídeo abaixo:

Ainda foram lançadas outras importantes obras: ‘’Trechos em Textos: Memórias que Formam Poesias’’ da poetisa e mc de rap Jéssica Cantanhede e ‘’O Cheiro do Tempo’’ de Sanatiel Pereira, Diretor da Editoria da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) e membro da Academia Ludovicense de Letras. 

Do Nosso Jeito

O Do Nosso Jeito é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão e patrocinado pelo Grupo Mateus, pela SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pelo Governo do Maranhão. A iniciativa tem por objetivo difundir atividades da arte e da cultura popular do estado, valorizando o patrimônio local por meio da música, do folclore, do teatro, das artes visuais e de uma série de outras linguagens.

OBS: Na semana que vem divulgaremos mais entrevistas na noite do DAC.

-----------------

Produção de Vídeos da Mulher Babaçu: VídeosTV do Facetubes.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias