A Academia Poética Brasileira, em reunião da Executiva, no final de ano passado, decidiu homenagear seus acadêmicos de forma mais contundente. Assim, todo ano, a Academia nomeará um de seus membros para ser o Patrono ou Patronesse. Neste 2022, inaugurará este ciclo a poeta e imortal APB Maria do Socorro Menezes, uma das decanas da instituição. (Veja abaixo texto do saudoso Samuel Barrêto/APB-MA sobre ela).
O ano de 2022 será o ANO DE MARIA, quando serão publicadas, no decorrer do período várias poesias, prosas, histórias e vivências dessa poeta que foi indicada pela confreira Ana Neres Pessoa, da APB, seccional MA.
No segundo semestre será constituida uma Comissão Avaliadora para o Primeiro "Contest" da Academia, onde os melhores textos sobre nossa patronesse/2022 concorrerão a prêmios e os 20 primeiros colocados serão publicados em livro especial. (Só para membros APB). Serão distribuídos aos primeiro, segundo e terceiro colocados prêmios especiais. O edital que regulamentará o 'contest' terá publicação marcada para Julho 2022.
O ANO DE MARIA ganhará também outras publicações e outras atividades no decorrer do período. Desta forma, todos os anos, a Executiva da Academia escolherá um membro para ser o PATRONO da Academia Poética Brasileira.
Assim, neste 2022 a Patronesse da APB é Maria do Socorro Menezes, da seccional MA. Seja bem-vinda.
Em tempo: Ana Neres e amigos organizaram uma trilogia com poemas e escritos por Maria do Socorro Menezes. A capa ao lado, é um dos livros. A obra completa, nesta primeira parte, envolve, Retalhos de Maria, Relicário de Maria e Parábolas de Maria. O poema abaixo, "Lágrima Silenciosa", foi musicado por Paulo Piratta & J.Lucas:
LÁGRIMA SILENCIOSA
Maria do Socorro Menezes
Lágrima silenciosa
Que parte do coração
De instante em instante
Se derrama incessante
E inunda a solidão
O espinho fere a rosa
Provocando nostalgia
Logo em compensação
Oferece inspiração
Pra fazer a poesia
Tem margem esquerda e direita
É a estrada perfeita
De ilusão e fantasia
E o poeta sonhando feito criança
Alenta a esperança
De encontrar o paraíso
Leva no rosto um sorriso
Muita alegria e emoção
Mas depois de certa idade
Tudo vai virar saudade
Nas notas de uma canção.
------------------------------
Notificação Pública que oficializa o ANO DE MARIA, aprovada pela Executiva Nacional da Academia Poética Brasileira.
Mín. 5° Máx. 15°