Faltando uma semana para a estreia da Paixão de Cristo de Floriano 2023, o Grupo Escalet está finalizando os últimos detalhes do espetáculo que deve reunir cerca de 5 mil pessoas, por noite, no Teatro Cidade Cenográfica. As apresentações serão realizadas nos dias 7 e 8 abril, com entrada gratuita e grande elenco, a exemplo de Nívea Maria, Guilherme Leicam, Nando Rodrigues e Roberto Berindelli.
César Crispim, autor, diretor e produtor do espetáculo, detalha que, desde a limpeza do Teatro Cidade Cenográfica, passando pelos figurinos, sistemas de iluminação e sonoplastia, até o elenco, tudo está sendo checado para garantir que o público possa imergir na trama que relembra a vida e morte de Jesus Cristo. “A Paixão de Cristo de Floriano hoje é uma das maiores do Brasil. Alcançamos repercussão nacional, com inserções em programas de televisão tradicionais no eixo Rio-São Paulo e nossa expectativa é atrair visitantes de diversas regiões do país”, destaca.

A cada edição, o evento se aprofunda na narrativa e se aproxima ainda mais da realidade da Judeia na época. “Desde o ano passado, estamos trabalhando muito com mármore nos cenários, pois era uma pedra fácil de encontrar na região em que Jesus viveu. Além disso, o figurino que é vestido hoje remete àquela época, sobretudo nas cores e nos tons. Os tecidos que nós encontramos que mais se aproximam dessa realidade são dos teares da cidade de Pedro II. Eles possuem uma cor bem rústica, natural e, para os personagens que dão vida às autoridades da época, trançamos com fios coloridos, não é tingido”, revela o produtor.
Outro diferencial do espetáculo encenado em Floriano é a inclusão de itens regionais, como a Opala e a Pedra Castelo. “A cada ano, a Paixão de Cristo vem se apropriando do que o Piauí tem a oferecer, desde em termos de cenário, com o uso da Pedra Castelo, como no vestuário com os tecidos de Pedro II e nos adereços e joias com Opala, para compor o espetáculo como um todo. Acredito que para as próximas edições, em 2024, 2025, nós teremos uma Paixão de Cristo com design piauiense”, antecipa César Crispim.
Este ano, o evento chega a sua 28ª edição e deve reunir 350 atores em cena, entre eles Nívea Maria interpretando Maria; Guilherme Leicam que dará vida a Jesus; Nando Rodrigues que fará Pilatos; e Roberto Berindelli que irá incorporar Caifás.
A Paixão de Cristo de Floriano conta com o apoio da Prefeitura do Município de Floriano, Armazém Paraíba, Ferroleste, Secretaria de Cultura do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, Lei Rouanet e Governo Federal.
EXCLUSIVO Entrevista exclusiva com o Maestro Fernando Mouchrek em Curitiba-Paraná
Ceará vive Cultura Literatura cearense ocupa a cena com sertão, memória e poesia escrita por mulheres
ESPECIAIS O Supermercado também tem prateleiras de arte e literatura. Anote e confira!
LIVROS MATAM? O que você sabe ou deve saber sobre a nova tendência intelectual, “book core”?
TROVAS MARANHENSES Carlos Cunha 22.10: dia de comemorar o mestre que fez da trova uma escola de pensamento
Entrevista Histórica Após eleição para AML (2022), Lourival Serejo falou à Plataforma Nacional do Facetubes Mín. 11° Máx. 27°
Mín. 13° Máx. 18°
ChuvaMín. 14° Máx. 19°
Chuva
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Anne Carson é a 19ª mulher a conquistar o Nobel de Literatura em 125 anos de história do prêmio