Quarta, 02 de Setembro de 2026 13:51
(xx) xxxxx-xxxx
Brasil Colunistas

"Dia do Livro Infantil, e por que não dizer do Adulto Também"

Linda Barros escreve no Facetubes quinzenalmente.

18/04/2023 15h25 Atualizada há 3 anos atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: Linda Barros
Arte: MHL
Arte: MHL

 

Linda Barros, professora e escritora. Membro da Academia Poética Brasileira

Hoje, mais que nunca, está valendo a célebre frase de Monteiro Lobato “Um país se faz com homens e livros”. E como será que está a leitura em nosso país? Pois, para que haja livros, é importante também termos leitores, para devorar esses livros. 

Continua após a publicidade

Nesta data, 18 de abril, celebramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Data, muito importante, pois exaltamos a importância da leitura literária para crianças. Mas, será é que é só para crianças? Um ponto aqui, faz-se necessário chamar a atenção dos leitores em geral: quando falamos em Literatura Infantil, muitos levam a crer, que é um deleite somente para os pequenos, haja visto que é uma leitura voltada único e exclusivamente para o imaginário das crianças. Mas, na verdade, sabemos que não. Alguém já parou para pensar que quase não há autores mirins de literatura infantil? Pois quem as cria, são, na maioria, os adultos, ou seja, temos literatura infantil produzida pelos adultos com o público alvo, os pequenos leitores que às vezes ainda nem sabem ler. E quem lê para eles? Sim, nós, os adultos. Então por que muitos adultos rejeitam esse gênero literário?

Literatura infantil.

A lista para autores de literatura infantil é enorme, mas podemos começar pelo principal deles, Monteiro Lobato, o primeiro escritor brasileiro que se dedicou ao mundo mágico do livro infantil, inclusive a data de hoje, 18 de abril,  é em  seu louvor e seu nome, isso porque nessa mesma data, em 1882, nascia Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura Infantil brasileira. E quantos de nós adultos não nos apaixonamos pelo célebre e inesquecível Sítio do Pica-Pau Amarelo, que inclusive foi adaptado para a tv, aumentando ainda mais a grandiosidade e genialidade criativa de Lobato. A lista de obras desse autor é imensa, entre elas podemos listar: Fábulas (1922); Memórias de Emília (1930); Reinações de Narizinho (1931); As Caçadas de Pedrinho (1933) Histórias de Tia Anastácia (1937), entre tantas mais.

Por aqui, pelas Terras das Palmeiras temos muitos e muitos autores também desse gênero literário, como por exemplo e um dos principais nomes da literatura infantil no Maranhão Wilson Marques, esse caxiense que dedica grande parte de seu talento literário para o imaginário infantil, entre suas obras estão Corre que a Manguda vem ai!; A Festa da Onça; Quem tem medo de Ana Jansen?; A Lenda do Rei Sebastião e o touro encantado; A menina inhame; O Segredo da Serpente Encantada; entre tantas outras obras. Grande parte de suas obras foram incluídas no catálogo de Bolonha selecionados para o PNDL literário.

M Lobato.

Além de Wilson, temos muitos outros nomes como Josué Montello, com A cabeça de ouro; Calunga; O Carrasco que era Santo; Temos também Cleo Rolim O Gato que queria ser sapo e Miguel na Terra das cores;  Natinho Fênix com As aventuras de uma gotinha d’água; O Gatinho que não sabia miar; de Neuriva Sousa, temos Ribamar, o menino-peixe; O Pequeno Poeta; não podemos esquecer da riqueza literária de Sharlene Serra, autora da coleção “incluir” Ouvindo com Vitória; Interagindo com Lucas; Aprendendo com Biel; Olhando com Ritinha; Caminhando com Paulo; E ainda Joaquim Gomes com O Jabuti que falava inglês e O Jabuti internauta. São muitos autores que dão vida ao imaginário infantil e adulto, através das palavras com histórias bem contadas, que chegam para divertir todos os tipos de leitores.

Não podemos esquecer um dos pioneiros da literatura infantil no Maranhão, Viriato Correa, com a encantadora obra Cazuza, uma das mais belas obras da literatura infantil, uma história contada em 1938, mas que até hoje nos leva para mundos imaginários de qualquer época.

E por fim, dizer que o mundo imaginário das crianças perpassa pelo mundo dos adultos que um dia foram crianças, e que, com certeza, ao se depararem com livros que levam para o imaginário infantil, têm o mesmo deslumbramento de uma criança. Então sim, o livro infantil é também livro para o adulto ler.

Continua após a publicidade

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
AjebHá 3 anos atrásSanta Luzia-MA Linda Barros arassa sempre nos maravilhosos textos.
Sharlene SerraHá 3 anos atrásSão LuísLinda, que lindo passeio você fez. O universo literário infantil perpassa e sempre envolverá o universo adulto porque essa criança que um dia ele foi, ela se manifestará seja em lembrancas, memórias afetivas, histórias contadas. Não podemos ignorar as historias infantis que são responsáveis pelo despertar da leitura. Parabéns pelo texto e por nos colocar diante de grande nomes da nossa literatura Maranhense. Gratidão.
Carlos SoaresHá 3 anos atrásSão Luís MAUm verdadeiro mergulho na infância e lembrança do nascimento de um amor que mesmo sem data sabe que existe. Como todo grande amor.
Laura Neres Há 3 anos atrásSão Luís - MADeu vontade de voltar a ser criança e ler tudo isso de novo, só que com aquele olhar que só uma criança pode ter!!! Feliz dia do livro infantil pra todos nós!!!
Renata da Silva de BarcelllosHá 3 anos atrásRio de JaneiroDe suma relevância a contribuição dele para a formação da literatura infantil E a de adultos Meus alunos lerem este bimestre O presidente negro e fizeram trabalho sobre os temas abordados
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 13h01
18°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 19°

17° Sensação
2.06 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/09)

Mín. 10° Máx. 22°

Tempo limpo
Sexta (04/09)

Mín. 13° Máx. 25°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias