Entre os dias 20 e 28 de maio, Florianópolis será a cidade do artesanato com a realização da 9ª Feincartes (Feira Internacional de Artesanato e Decoração). O evento reunirá trabalhos de mais de 230 expositores, vindos de 17 estados brasileiros e de 17 países, com a participação expressiva dos artesãos de Mato Grosso do Sul. O encontro é descrito como um verdadeiro intercâmbio cultural.
Para a diretora da feira, Maria Mathias, a Feincartes é uma oportunidade do público conhecer como os diferentes povos se manifestam em seus artesanatos e ainda adquirir peças únicas, que manifestam a diversidade cultural e as tradições dos estados brasileiros e de tantos outros países, sem falar na geração de negócios entre artesãos e lojistas.
Nesta edição, a Feincartes apresenta uma série de novidades, como por exemplo parceria direta com os Estados, através de suas Secretarias, e que permitiu que muitos artesãos viessem participar do evento. “Todos os profissionais passaram por uma curadoria e, muitos deles, irão mostrar seus trabalhos pela primeira vez no sul do Brasil, como é o caso da Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí”, destaca Mathias.
Soma-se à lista de participação, expositores e produtos típicos da África do Sul, Argentina, Colômbia, Egito, índia, Indonésia, Marrocos, Peru, Quênia, Rússia, Senegal, Tailândia, Tunísia e Turquia, dentre outros.
O Mato Grosso do Sul terá uma expressiva participação na 9ª Feincartes, que por meio da Fundação de Cultura do Estado levou 4 associações de artesanato, representando 150 artesãos e 2 artesãos individuais, com 5 mil peças para comercialização nos dias da feira. Para a gerente de atividades artesanais da FCMS, Katienka Klain, “A Feincartes vai ser uma experiência do Estado de Mato Grosso do Sul em feiras no Sul do país. MS tem a tradição de participar em feiras no Sudeste e Nordeste, com a necessidade de abrir novos mercados. A FCMS adquiriu stand em feiras renomadas na região sul”.
Ana Ostapenko, FCMS
Foto: Katienka Klain
CORDEL BRASILEIRO ACLC celebra cinco anos de existência cultural e escreve página histórica
JOEMA CARVALHO Joema: Que seja 'húmus', enquanto durar. E 'manejos de poda', enquanto houver luta!
Auxilium duplex Há um grande movimento contra alimentar a biografia de Carolina Maria de Jesus com a 'romantização da miséria humana'.
NERUDA Pablo Neruda e a criança que sobrevive no adulto: brincar também é uma forma de permanecer humano
EDITORIAL DE HOJE Cada livro, é um pedaço da alma de Maria José Lima: lamentos, silêncios e simbioses
Há 1 ANO-TBT A força da música do Maranhão ouvida na região sul do país Mín. 12° Máx. 19°
Mín. 10° Máx. 22°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 25°
Chuva
Esmeralda Costa ACLC celebra cinco anos de existência cultural e escreve página histórica
Marco Neves De Homero ao autoclismo português: 3000 anos de grego
Coronel Carlos Furtado FALMA: unidos, conquistamos espaço para a literatura maranhense
José Neres “OBRAS LITERÁR(IA)S?”, crônica do professor e membro APB-MA, José Neres.