“Eu estava bem curiosa para conhecer, era um estado que eu não conhecia. Como nós somos do nordeste, fiquei bem curiosa em conhecer o Acre”, afirmou Aline Ribeiro, subsecretária de planejamento e orçamento do Estado do Maranhão (Seplan/MA), que participou do circuito cultural. Essa ação encerrou o 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado nesta quinta-feira, 11, e sexta, 12, em Rio Branco, Acre.

O circuito foi organizado pela Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), e visitou os principais pontos turísticos da capital acreana como o Museu da Borracha, a Casa do Artesão e a Biblioteca Pública Adoney Barbosa.
“Hoje nós estamos fazendo um city tour com as pessoas que vieram para o Fórum de Governadores, os governadores e representantes de governadores da Amazônia legal. Primeiros fomos ao Museu da Borracha. Eles ficaram encantados com a história do Acre”, afirma Adalgisa Bandeira, chefe da divisão de Promoção e Destino Turísticos da Sete.

“O objetivo do city tour é mostrar as belezas, a cultura, a história de ocupação do Acre, o Ciclo da Borracha na Amazônia, o artesanato e toda a história criada através desses espaços; fazer com que eles compreendam o Acre”, conclui a chefe.
E o objetivo foi alcançado, pois a subsecretária Aline Ribeiro, do Maranhão, se surpreendeu positivamente com o Estado: “Me surpreendeu positivamente, especialmente a culinária, o povo acolhedor e o artesanato, que tem um diferencial com muita qualidade, peças bem ricas, designers que a gente percebe que tem aí um tratamento diferenciado”, destaca.

Maravilhado também estava Fábio Rodrigues Martinez, secretário Adjunto de Estado de Planejamento e Orçamento do Estado de Roraima (Seplan/RR): “Apesar de fazermos parte da região norte, muitas vezes é desconhecido. Então quando eu cheguei aqui me deparei com uma cultura similar, mas com suas peculiaridades. Uma diversidade muito grande, uma riqueza tanto cultural quanto de artesanato, de história, que é uma característica que marca não só apenas para a região norte, mas para o Brasil como um todo”, afirmou.

A experiência do Circuito Cultural proporcionou uma perspectiva enriquecedora sobre o Acre, reforçando a valorização e o respeito pela sua identidade única dentro do contexto amazônico.








EXCLUSIVO Entrevista exclusiva com o Maestro Fernando Mouchrek em Curitiba-Paraná
Ceará vive Cultura Literatura cearense ocupa a cena com sertão, memória e poesia escrita por mulheres
ESPECIAIS O Supermercado também tem prateleiras de arte e literatura. Anote e confira!
LIVROS MATAM? O que você sabe ou deve saber sobre a nova tendência intelectual, “book core”?
TROVAS MARANHENSES Carlos Cunha 22.10: dia de comemorar o mestre que fez da trova uma escola de pensamento
Entrevista Histórica Após eleição para AML (2022), Lourival Serejo falou à Plataforma Nacional do Facetubes Mín. 10° Máx. 17°
Mín. 11° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 13° Máx. 17°
Chuvas esparsas
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Anne Carson é a 19ª mulher a conquistar o Nobel de Literatura em 125 anos de história do prêmio