Terça, 25 de Junho de 2024 10:19
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cultura Cultura

Paraná sela parceria para ter filial do Pompidou em Foz do Iguaçu

O governador Carlos Massa Ratinho Junior iniciou a nova missão internacional nesta segunda-feira (06) em Paris, na França, com um encontro com o p...

06/05/2024 10h44
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Paraná
Foto: Jonathan Campos/Secom
Foto: Jonathan Campos/Secom

O governador Carlos Massa Ratinho Junior iniciou a nova missão internacional nesta segunda-feira (06) em Paris, na França, com um encontro com o presidente do Centro Georges Pompidou, Laurent Le Bon. Esse é um dos maiores museus do país e do mundo dedicado à arte moderna e contemporânea. Na reunião, eles selaram a parceria que iniciou em 2022 para a instalação de uma "antena" do museu, como são chamadas as suas filiais, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, que será a primeira da América Latina.

O projeto arquitetônico será custeado pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que cedeu um terreno nas imediações do terminal para a construção do espaço cultural. A ideia é que ele seja construído nas proximidades da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas, e do Parque das Aves, duas das principais atrações turísticas da cidade, e que tenha um viés de brasilidade.

A reunião contou com a participação de Julie Narbey, diretora-geral da instituição, e Gaëlle de Medeiros, diretora de Desenvolvimento Econômico e Internacional da entidade que administra o museu. Participaram do encontro, ainda, a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o secretário de Planejamento, Guto Silva, o deputado estadual Mateus Vermelho, a diretora Jurídica da CCR, Ana Maria Rovai, e a gerente executiva de Relações Institucionais e Comunicação da CCR, Josy Tibério.

O governador destacou que o Pompidou vai consolidar Foz do Iguaçu ainda mais como um destino internacional. "Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais recebem turistas estrangeiros no País, um dos principais pontos turísticos do Brasil e que ganhou um prêmio recentemente como 5º destino mais buscado da América do Sul . Queremos que esse novo espaço cultural se some à nossa rede de museus, que já conta com o Museu Oscar Niemeyer, e seja um atrativo a mais para a cidade e o Paraná, potencializando ainda mais a nossa indústria cultural e turística", afirmou.

Ele também destacou que o Paraná registrou no primeiro trimestre deste ano a entrada de 360.397 turistas estrangeiros , o que representa um aumento de 36,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando 264.235 visitantes de outros países vieram ao Estado. Somente no mês de março, o aumento foi de 74% - 89.266 pessoas contra 51.222 no mesmo mês do ano passado.

Ratinho Junior também apresentou os bons números econômicos do Estado para o presidente da instituição. Ele destacou o crescimento de 5,8% de PIB em 2023, o dobro da média nacional, a maior evolução proporcional no Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central no ano passado, com 7,8%, e a menor taxa de desemprego desde 2014. "É um cenário que nos deixa muito felizes, com grande crescimento econômico, o que ajuda a fortalecer a marca do Estado no mundo", afirmou.

"Além disso temos grandes projetos de infraestrutura em andamento em toda região, o que ajuda no desenvolvimento e fortalece o turismo de aventura e o turismo cultural", complementou. "Entre as iniciativas estão a duplicação da Avenida das Cataratas, a nova Perimetral, a Ponte Brasil - Paraguai, erguida em parceria com o governo federal e a Itaipu Binacional, a maior de vão livre da América do Sul, os investimentos no aeroporto e a renovação da concessão do Parque Nacional do Iguaçu. É o momento ideal para consolidar essa nova parceria".

A ideia é que o Paraná receba uma comitiva do Pompidou em julho, o que deve acelerar ainda mais a concepção do projeto.

  1. Festival de Audiovisualidades do MAC-PR prorroga inscrições e expande programação

POMPIDOU– Mais do que um museu de arte, o Centro Georges Pompidou de Paris é um complexo cultural efervescente que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema, dança e centro de música e estudos acústicos. Ele foi inaugurado em 1977 e é um dos locais de encontro mais procurados por parisienses e visitantes. Além da sede francesa, o Pompidou possui “antenas”, como são chamadas suas unidades, na Bélgica, Espanha e China.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
JAIME Há 2 meses Brasília/DFParabéns ao governo paranaense.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias