Terça, 25 de Junho de 2024 08:47
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cultura Tocantins

Secult informa abertura de inscrições para Oficina de Criatividade Sonora

Projeto é um dos contemplados no edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins; inscrições começam no próximo domingo, 5

06/05/2024 10h45
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Tocantins
Inscrições abrirão neste domingo, 5, e seguirão até o dia 10 de maio - Foto: Ronalda Pinto
Inscrições abrirão neste domingo, 5, e seguirão até o dia 10 de maio - Foto: Ronalda Pinto

As inscrições para participação naOficina de Criatividade Sonora (Ocris), projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), por meio do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), começam no próximo domingo, 5.

Classificada na categoria Linguagens Artísticas - Música, a iniciativa recebeu R$ 30 mil para fomentar a troca de experiências entre os artistas, a partir de vivências nos municípios de Palmas, Porto Nacional e Miracema; e de pesquisas conduzidas pelo diretor artístico Heitor Martins Oliveira. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de maio e os interessados podem se candidatarneste link.

A proposta do projeto é fomentar um núcleo de experimentações criativas e estabelecer um intercâmbio entre espaços de formação e prática musical. Por meio de uma série de ações conectadas, a ação irá explorar possibilidades da criação musical e sonora em seus aspectos conceituais e práticos, além de concretizar propostas criativas individuais e coletivas em trocas de experiências, vivências, partituras e gravações.

O projeto é um desdobramento e continuação das ações de extensão universitária desenvolvidas em Palmas, desde 2018, sob coordenação de Heitor. Nos últimos anos, aOficina de Criatividade Sonoraconsolidou-se como espaço de participação cultural em práticas e diálogos em criação sonora e musical colaborativa. A partir desse esforço coletivo, os participantes fizeram apresentações artísticas, podcast de experimentos sonoros, minirrecitais didáticos, trilhas sonoras de peças de teatro e curta-metragem. Com o fomento da Lei Paulo Gustavo, foi possível expandir o alcance das ações, de forma a impactar três municípios no Tocantins.

A proponente selecionada, Stella Antunes, destaca que as expectativas com o projeto são positivas. “AOficina de Criatividade Sonoraoportuniza vivências para a co-criação autoral, promovendo um intercâmbio entre músicos locais, ambientando novos espaços de troca de saberes artísticos”, pontuou.

De acordo com Stella Antunes, as partituras das composições também serão disponibilizadas em braile, de forma a promover a acessibilidade. Interessados no projeto podem ter mais informações e atualizações por meio dos canais oficiais nas redes sociais:@ocris.ufte@produza_mktcultural.

Sobre a proponente

Representante legal da Produza Marketing Cultural, produtora cultural, administradora, fotógrafa e especialista em Economia Criativa, Stella Antunes, atua em diversas linguagens artísticas desde 2010. Realizou o primeiro Festival Internacional Corpo Expandido (Fice) em 2017 e coordenou a produção do Festival CHICO de Cinema e Vídeo do Tocantins em 2018. Stella também produziu em vários graus na gestão de curtas, longas e documentários como:O Boneco de Barro e o Rei(2018);Circo Social: Os Kacos(2017);João e Maria, uma aventura no Cerrado(2017)Palmas eu Gosto de Tu(2016), entre outros.

Cronograma

Inscrições:Entre 5 e 10 de maio para instrumentistas;

De 15 a 30 de maio:Imersão de estudos e pesquisas conduzidas pelo diretor artístico Heitor Oliveira, com músicos instrumentistas selecionados;

Junho e agosto:Vivências com grupos musicais convidados em Palmas, Porto Nacional e Miracema;

Setembro e outubro:Divulgação de episódios de podcast com registros das vivências; lançamento de fonograma de criação colaborativa realizada com os músicos do projeto;

Novembro:Entrega de relatório e resultados do projeto à Secult.

Ficha Técnica

Proponente:Produza Marketing Cultural;

Produtora-executiva:Stella Antunes Fernandes;

Direção Artística:Heitor Martins Oliveira;

Assessoria de Imprensa:Luana Fernanda.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
JAIME Há 2 meses Brasília/DFMagnífico poder contar com esse evento.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 05h02
11°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
1.79 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias