Terça, 25 de Junho de 2024 09:18
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cultura Tocantins

Contemplado por edital do Governo do Tocantins, Lab Cerrado Criativo oferece mentorias com foco na iniciação profissional em roteiros de curta-metragem

Interessados devem se candidatar até dia 18 de e os resultados serão anunciados no dia 24 de maio

10/05/2024 13h02
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Tocantins
Projeto é um dos contemplados no edital Audiovisual Tocantins 2023, no módulo II da categoria Capacitação - Foto: Divulgação
Projeto é um dos contemplados no edital Audiovisual Tocantins 2023, no módulo II da categoria Capacitação - Foto: Divulgação

As inscrições para o Lab Cerrado Criativo - Laboratório de Roteiros de Curta-Metragem estão abertas até o dia 18 de maio. O projeto é um dos contemplados no edital, do Governo do Tocantins, Audiovisual Tocantins 2023, no módulo II da categoria Capacitação, com um recurso de R$50 mil oriundo da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022).

Os interessados podem se candidatarneste linke os resultados serão anunciados no dia 24 de maio, com as atividades sendo iniciadas no mês de junho, na modalidade on-line. Ao final, será realizado um evento presencial para que as equipes apresentem seus trabalhos.

A iniciativa oferecerá mentoria on-line para projetos audiovisuais de curta-metragem ficcionais e/ou documentais. Dedicada aos aspirantes a roteiristas e produtores residentes no Tocantins, o objetivo é desenvolver a criatividade para conteúdos originais, fomentando a cultura local. Com foco na iniciação profissional, o laboratório busca proporcionar uma compreensão a respeito dos aspectos técnicos e criativos envolvidos na construção de um roteiro, bem como na produção executiva de seus projetos.

Para a diretora-geral do projeto, a roteirista e produtora Cláudia Roberta, a ideia é criar um ambiente de aprendizado e colaboração que reflita a rica cultura tocantinense, enriquecendo o processo criativo e promovendo o desenvolvimento de curtas-metragens que contemplem uma variedade de perspectivas e experiências.

Conforme oregulamento, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas em dupla até o dia 18 de maio, contemplando todo estado do Tocantins, com foco em engajar os moradores do interior. Ao todo serão selecionados oito projetos que devem ser conduzidos pela dupla (roteirista e/ou produtor), embora ambos possam exercer estas funções. Serão distribuídas bolsas de estudo no valor de R$ 500 como forma de estimular o acesso, a participação e a qualidade das entregas propostas.

Com duas vagas reservadas para as comunidades quilombolas e indígenas, para garantir a representatividade e diversidade no projeto, o Lab Cerrado Criativo pretende desempenhar um papel significativo na formação da identidade cultural e fortalecer o sentimento de pertencimento entre os tocantinenses, incentivando também a participação de pessoas amadoras na produção audiovisual, uma vez que o laboratório se propõe a formar esses participantes, oferecendo uma imersão completa no processo de criação, desenvolvimento e produção de roteiros para curtas-metragens.

“O laboratório contribui para a construção de uma comunidade mais unida e culturalmente enriquecida. Além disso, o Lab Cerrado Criativo é justificado pela necessidade de fortalecer a indústria audiovisual local, capacitar novos talentos, promover a importância do curta-metragem, celebrar a diversidade cultural e criar impacto social e cultural na região”, finaliza Cláudia.

Sobre a proponente

A empresa Cerrado Criativo tem sede em Porto Nacional e atua com Consultoria em Economia Criativa e Desenvolvimento e Produção em projetos Audiovisuais. Tem gestão da cineasta e produtora cultural Cláudia Roberta, responsável pela produção de projetos como a Semana do Audiovisual de Porto Nacional, o Curta-Metragem A Fórmula e o Roteiro “De Geração em Geração” vencedor da Região Centro Oeste do Concurso Cultural de Cinema Feminino e Instituto Dona de Si. Ainda em 2024, a empresa desenvolverá o longa-metragem comédia “O Julgamento de Arlete”.

Para mais informações, acesse asredes sociaisdo projeto, confira oregulamentoe faça sua inscrição nesteformulário.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias