Terça, 25 de Junho de 2024 08:40
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cultura Cultura

Agência do Trabalhador da Cultura leva mutirão de emprego a evento de inclusão no MON

Mutirão acontece dia 24 de maio, das 10h às 16h, dentro da programação do Festival Inclusão em Cena, que será realizado no Museu Oscar Niemeyer. A...

13/05/2024 13h22
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

A Agência do Trabalhador – Posto Avançado da Cultura promoverá um Mutirão de Empregabilidade no dia 24 de maio, das 10h às 16h, durante o Festival Inclusão em Cena, que será realizado no Museu Oscar Niemeyer (MON), com apoio do Governo do Estado, por meio do espaço para o evento e a realização do mutirão. A ATC ofertará vagas para o público amplo e para pessoas com deficiência. O número de vagas ainda não está definido. No mesmo dia, o Departamento da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba disponibilizará mais de 300 vagas ofertadas por 25 empresas, exclusivamente para trabalhadores PCDs.

A ATC é uma iniciativa das secretarias estaduais da Cultura e do Trabalho, Qualificação e Renda. O Mutirão de Empregabilidade ocorre no segundo dia do 3º Festival Inclusão em Cena, evento gratuito que inicia no dia 23 de maio e vai até o dia 25, com apoio do Governo do Estado.

A gestora da Agência do Trabalhador da Cultura, Luciane Diehl, destaca a importância de também ter um mutirão voltado para os trabalhadores culturais. “O mutirão é de grande importância para o cidadão que está buscando uma oportunidade de emprego, porque facilita o acesso às vagas em diversas áreas, além de restabelecer a dignidade das famílias, o que contribui para o avanço no campo da empregabilidade”, explicou.

O festival tem o objetivo de destacar, discutir e despertar o público para as questões que envolvem a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) na sociedade. Realizado pela organização não-governamental Coletivo Inclusão, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, esta é a primeira vez que o evento é aberto ao público e que ocorre no MON, na intenção de chamar a atenção da comunidade sobre os desafios para a defesa dos direitos e oportunidades das PCDs.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou a população com deficiência no Brasil em 18,6 milhões de pessoas com 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população desta faixa etária. Um contingente expressivo de pessoas, mais suscetível à baixa escolaridade e à vulnerabilidade social, além do preconceito.

Além do mutirão de empregabilidade, o Festival Inclusão em Cena reunirá painéis de discussão, palestras, balcão de inovação e projetos, oficinas, apresentações artísticas e mostra cultural, resultado das atividades realizadas pelo Coletivo Inclusão nas organizações parceiras.

“Incluir pessoas com deficiência na sociedade é um desafio. A boa notícia é que esse desafio se torna cada vez mais compartilhado. Ampliamos a proposta do festival justamente para reunir uma diversidade de vozes e entendimentos sobre as questões da deficiência e chamar a comunidade para participar desse diálogo”, afirma André Caminski, um dos gestores do Coletivo Inclusão.

PROGRAMAÇÃO– O evento está sendo construído a muitas mãos. Além das empresas parceiras, o festival conta com apoios institucionais e de iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão de várias maneiras.

A exemplo disso, no primeiro dia (23/05), será realizada a Mostra Cultural do Coletivo Inclusão, com apresentações de teatro, canto coral e capoeira. Esses espetáculos são resultados das oficinas oferecidas pelo Coletivo Inclusão nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) da Região Metropolitana de Curitiba. Cerca de 200 crianças e adolescentes com deficiência devem participar das apresentações para um público formado por estudantes.

O segundo dia (24/05) será de diálogos abrangentes. No auditório do MON serão realizados quatro painéis intitulados "Falas da Inclusão”, que dão espaço para personalidades que são referência no debate da inclusão apresentarem seus pontos de vista. Essa parte da programação será aberta pelo coral do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), projeto do Coletivo Inclusão em parceria com o IPC.

Paralelamente, será realizado das 10 às 16 horas o Mutirão da Empregabilidade, que vai reunir empresas com vagas para o público geral voltado para a cultura e pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade de emprego. “Ao valorizar a diversidade de habilidades e perspectivas, as empresas não apenas enriquecem suas equipes, mas também contribuem para uma sociedade mais justa e equitativa”, afirma Adriano Laurindo, coordenador de Empregabilidade do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba.

Este também será o primeiro dia do Balcão de Inovação, que vai reunir dez expositores com equipamentos e iniciativas que visam facilitar o dia a dia das pessoas com deficiência. Entre eles, a Biblioteca Pública do Paraná, cuja seção de Braille é referência no Brasil; a See Collor, linguagem tátil que oferece aos deficientes visuais a possibilidade deles identificarem as cores desenvolvidas pela professora Sandra Marchi; o Projeto Eu Digo X com abafadores de ruídos; e Vonder e a My Ploy, equipamentos de adaptação para estabilidade da cadeira de rodas na mobilidade urbana.

No terceiro e último dia (25/05), sábado, será a oportunidade de pais e filhos passearem pelo Festival Inclusão em Cena. Enquanto no auditório serão realizadas duas palestras pela manhã – Mirella Prosdócimo, especialista em Diversidade e Inclusão, e Márcia Baja, autoridade em yoga e meditação –, no espaço externo ocorrerão oficinas para crianças e a segunda etapa do Balcão de Inovação.

Todas as atividades serão intercaladas com apresentações de artistas e companhias que têm pessoas com deficiência como protagonistas. Entre os confirmados, estão espetáculos da companhia de dança Fernanda Becker e do projeto Música Tátil do músico Luiz Amorim.

COLETIVO INCLUSÃO– O Coletivo Inclusão é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua desde 2013 na inclusão social e melhoria na qualidade de vida de pessoas com deficiência e pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, o coletivo também promove ações culturais, esportivas, de saúde, assistência social e empregabilidade, de forma 100% gratuita. Os projetos culturais têm parceria com dez APAEs do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e de outras instituições. Com o suporte de 41 colaboradores, o coletivo oferece oficinas de teatro, capoeira, musicalização e dança tradicional. Saiba mais no site coletivoinclusao.org.br

Serviço:

3º Festival Inclusão em Cena

Data: 23, 24 e 25 de maio de 2024

Mutirão da Empregabilidade

Data: 24 de maio

Horário: das 10h às 16hs

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 05h02
11°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
1.79 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias