Terça, 25 de Junho de 2024 10:01
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cultura Cultura

Programa de Incentivo à Cultura retoma aprovação de captação para projetos do setor

Com a criação de um novo painel de transparência do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) , a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) retoma nos pró...

18/05/2024 23h13
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Com a criação de um novo painel de transparência do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) , a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) retoma nos próximos dias as aprovações de cartas de captação para a ferramenta. Esta era uma demanda desde que o PIC surgiu e, agora, atende às exigências do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. O sistema está em permanente aperfeiçoamento.

Com o novo painel, que está no ar desde o início de abril, é possível fazer uma busca mais detalhada por campos, procurando informações sobre a proposta cultural, os valores captados, as empresas incentivadoras e a prestação de contas. Também pode-se levantar informações por nome, proponente, ano, município, mesorregião, área cultural, e a situação (aprovado ou reprovado). Para ter acesso aos dados, basta preencher os campos desejados e clicar em “Pesquisar”.

Uma das novidades em relação à plataforma usada anteriormente é a possibilidade de consultar os valores aportados e quais as empresas incentivadoras de um projeto. Outra funcionalidade é a pesquisa no mapa. Ao preencher as informações que se deseja consultar, é possível clicar no ícone do mapa e verificar os municípios onde os projetos estão distribuídos em Santa Catarina.

“É a sociedade catarinense que ganha com essas melhorias e ajustes no PIC, com mais transparência para saber onde os recursos estão sendo investidos. O trabalho foi elogiado por técnicos pelo TCE e agora temos esse resultado positivo e muito aguardado pelo setor cultural”, afirma o presidente da FCC, Rafael Nogueira. Conforme trecho do parecer da área técnica do TCE, houve reconhecimento sobre o avanço na divulgação das informações por parte da FCC: “de acordo com o informado nas mesmas reuniões, mostra-se evidente que diante do excelente avanço na divulgação das informações, de acordo com o verificado nas imagens acima, resta dirimida neste ponto a falta de transparência na divulgação das informações.”

Sobre o PIC

O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) visa ao fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de dedução fiscal do imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). 

O PIC permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos culturais aprovados pela FCC e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente, na forma e nos limites estabelecidos por lei.

Para que possam receber patrocínios via PIC, os empreendedores culturais catarinenses devem encaminhar seus projetos para a FCC, por meio da plataforma de inscrições. Eles serão analisados por uma comissão especializada. Os projetos que atendam aos requisitos receberão uma Autorização de Captação. 

A empresa contribuinte que deseje apoiar financeiramente um projeto que obteve Autorização de Captação precisa estar com as obrigações fiscais em dia, estar sediada em Santa Catarina e se habilitar como incentivadora no  Sistema de Administração Tributária (SAT), na página da Secretaria de Estado da Fazenda.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
JaimeHá 1 mês BSB/DFMagnífico projeto.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias