Segunda, 15 de Julho de 2024 15:42
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cultura Bonecos

"Como seria o Mundo mais triste sem alguém para dar vida aos bonecos", diz Joana Bittencourt

Cearenses ilustres visitam atelieur de Joana Bittencourt e ganham apresentação surpresa.

08/06/2024 14h31
Por: Mhario Lincoln Fonte: Facetubes

Os bonecos e a magia de Joana Bittencourt

*Redação do Facetubes

 

A arte de manipulação de bonecos no Brasil tem uma importância significativa tanto no aspecto cultural quanto educacional. Culturalmente, a arte de manusear de bonecos é uma forma de expressão artística que reflete a diversidade e a riqueza da cultura brasileira. Ela permite a preservação e a transmissão de histórias e tradições locais, contribuindo para a manutenção da identidade cultural do país. O trabalho com bonecos é uma ferramenta pedagógica poderosa.

Por essa razão, a maranhense Joana Bittencourt, artista talentosa, deu continuidade à arte bonequeira de seu irmão Beto, trazendo a magia do manuseio de bonecos para a vida de adultos e crianças. Essa arte é uma tradição antiga e tem um papel importante na sociedade, servindo como uma forma de entretenimento, educação e expressão cultural.

Joana, além de ser uma habilidosa bonequeira, também é uma escritora renomada. Ela tem uma afinidade especial por histórias que falam do Bumba-Meu-Boi, uma brincadeira tradicional do período de São João, no Maranhão. Seus livros, repletos de contos sobre essa festividade, são uma celebração da cultura brasileira e uma forma de preservar e compartilhar essa tradição com as novas gerações.

Filha de Joana, Nila, foi responsável por uma apresentação relâmpago emocionante.

A arte de Joana vai além do manuseio de bonecos. Ela usa seus bonecos para contar histórias, transmitir emoções e ensinar lições valiosas. Para as crianças, os bonecos de Joana são uma fonte de alegria e maravilha, enquanto para os adultos, eles oferecem uma oportunidade de se reconectar com a inocência da infância e a riqueza da cultura brasileira.

Através de sua arte e suas histórias, Joana Bittencourt contribui para a valorização da cultura brasileira, a educação das crianças e o enriquecimento da vida de todos que têm a oportunidade de conhecer seu trabalho. Sua dedicação à arte bonequeira e à preservação das tradições culturais brasileiras é uma inspiração para todos nós.

Obs: Nila Bittencourt, uma grande artista bonequeira, surpreendeu os convidados com um show relâmpago revivendo personagens que marcaram época, quando Beto Bittencourt, ainda era vivo. Emoção geral.

Histórias essas contadas recentemente, em sua casa (estúdio), onde recebeu dois ilustres cearenses, um deles, um dos maiores sonetistas do Brasil, o cordelista Pedro Sampaio. Junto com ele, Joana também recebeu o professor Carlos Rocha, que ficou encantado com o trabalho dessa artista maranhense.

 

VÍDEO-BÔNUS

O jornalista Mhario Lincoln aproveitou e fez uma entrevista com o poeta João Batista do Lago. Aliás, muito forte a conversa. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 14h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias