Terça, 25 de Junho de 2024 09:09
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cultura Colunistas APB

O professor Dr. Edomir Martins de Oliveira, fala sobre o livro "Ina a Violação do Sagrado"

"HISTÓRIA: o sucesso da primeira edição, que logo se esgotou, levou o autor a publicar uma segunda edição. “Duas qualidades excepcionais desse jornalista nato, datada de 1997 onde às páginas 19 fiz o registro do “Mário Lincoln estudante e pesquisador como jornalista nato”. EMO

16/06/2024 12h21 Atualizada há 1 semana
Por: Mhario Lincoln Fonte: Edomir Martins de Oliveira
Edomir Martins de Oliveira.
Edomir Martins de Oliveira.

INA A VIOLAÇÃO DO SAGRADO 


Edomir Martins de Oliveira, Vice-presidente Executivo Nacional, da Academia Poética Brasileira

 

Tendo perdido o sono esta madrugada, para retomá-lo fiz um passeio pela noite de autógrafos do meu amigo Mhario Lincoln, lembrando das belezas desses momentos históricos que ficaram em minha mente, por ocasião do lançamento do seu livro que vem fazendo sucesso pelo mundo, “Ina a Violação do Sagrado”, hoje em 3ª. Edição.


Do meu baú de recordações, colhi um texto que ao longo dos anos venho sempre relembrando, ante a beleza do conteúdo poético que encerra: “colhi uma grande safra para ajudar o trabalho de Deus na colheita do mundo”. O texto está contido às páginas 68 do livro “Mhario Lincoln em Preto e Branco”, publicado em março de 2002, quando fez o registro das comemorações dos 85 anos da Senhora Maria Marques,
sob o título “A Sagração da Primavera”. Aqueles que têm amor pela literatura sadia, e desejo de conhecer o Autor em sua referência histórica, descobrirá belezas incontáveis por ele narradas.

 

Encontrei, também, no meu baú de recordações a “República do Texto”, publicado em 2006, em que o Autor me honrou com a publicação de uma “Aula da Saudade” que fiz, na ocasião do encerramento do curso anual que proferi às concludentes do Curso de Serviço Social, da Universidade Federal do Maranhão, e ali veio-me à mente o escritor Kalil Gibran em seus “Segredos do Coração”, quando ensina poeticamente: “suspiramos e de nossos suspiros despertamos o cochicho das flores, o sussurro das folhas e o murmúrio dos regatos”. (Fls.28 a 32).
Os trabalhos de Mhario Lincoln são sempre assim, cochicha com as flores, sussurra com as folhas e murmura com regatos. E daí sua sensibilidade poética e de pesquisador do mais alto nível.


Encontro também nesse baú de recordações a 1ª. Edição de “Ina A Violação do Sagrado”, uma Edição Especial Personalizada, datada de 1995, da “História do maior acidente marítimo do Nordeste do Brasil”, de bandeira sul coreana, “acidente náutico ocorrido na baía de São Marcos”.

II

Dr. Edomir e o Desembargador Aluízio, no lançamento do primeiro livro de Direito de Mhario Lincoln.

O sucesso dessa primeira edição, que logo se esgotou, levou o autor a publicar uma segunda edição. “Duas qualidades excepcionais desse jornalista nato, datada de 1997 onde às páginas 19 fiz o registro do “Mário Lincoln estudante e pesquisador como jornalista nato”.
Saio do Baú das Recordações para me voltar agora para os dias atuais. Em 28.05.2024, Mhario Lincoln nos brinda com a publicação da 3ª Edição, vez que a segunda edição se esgotou também em curto prazo, com publicações no exterior, alcançando muito sucesso principalmente na Alemanha.

 

Continuamos por aqui a contemplar o majestoso voo de “Ina Violação do Sagrado”, com a certeza de que este best seller outras edições estará a reclamar, pois Mhario continuará seu trabalho de pesquisa em busca de novas descobertas sobre o trágico acidente marítimo.


O sono está chegando. Hypnos, deus do sono na Mitologia Grega, filho de Nix a deusa da noite, anuncia sua aproximação. Ele personifica o sono e a sonolência.


Parabéns e felicidades, estimado poeta! Esses votos estendo a Veridiana tua amada esposa e musa inspiradora; ambos meus compadres do coração. Você é o grande presidente da Academia Poética Brasileira, jornalista de potencial inigualável e brilhante pesquisador, Embaixador Universal da Paz, e, acima de tudo, porque vocês são meus compadres e amigos. Até um próximo encontro aqui ou em Curitiba-PR.

 

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Prof. Salustiano Fonseca (ex-professor dele) 89 anosHá 2 semanas São LuisNa verdade, mestre edomir, vcs são amigos há mais de 50 anos, não? Portanto, és conhecedor do talento do nosso Mhario, muito mais que todos nós.
ClaudiaHá 2 semanas Porto Alegre Crítica impecável, de quem conhece bem a obra do autor. Parabéns a ambos, ao crítico e ao autor!
JAIMEHá 2 semanas BSB/DFPreclaro mestre Dr Edomir Martins de Oliveira, o senhor vem nos brindar, com um texto de alta magnitude. Que dessa lavra, brote ainda mais, escritos magníficos, como este acima. Os flashbacks SHOW!!! SÓ PODEMOS APLAUDIR DE PÉ !!!
Fernanda Há 2 semanas Sao Luís Parabéns Edomir pela crítica literária e, também, ao Mahrio Lincoln pelos livros publicados. Sucesso sempre!
Keila Marta Há 2 semanas São LuísFaz tempo que não acompanho as crônicas de Edomir Martins que por sinal são excelentes. E que publicação maravilhosa essa, memória e literatura andam juntas, essas palavras do confrade Edomir só confirmam o que eu ouvi da escritora Marina Colasanti em uma palestra sobre biblioteca, ao se referir aquela que é pessoal porque é uma biblioteca do imaginário, que surge das lembranças dos livros que lemos e na maioria das vezes só mantemos guardados aqueles mais marcantes.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias