Segunda, 15 de Julho de 2024 15:41
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cultura Piauí

Encontro Nacional dos Folguedos chega à 46ª edição e celebra cultura popular de 2 a 7 de julho

O evento será durante seis dias e reúne grupos e manifestações culturais de todo o país.

19/06/2024 19h38
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Encontro Nacional dos Folguedos do Piauí, um evento cultural de destaque no cenário brasileiro, está de volta para sua 46ª edição, prometendo uma celebração inesquecível da cultura popular. Marcado para ocorrer de 2 a 7 de julho, na Arena Teresina Shopping, o encontro, realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), reúne grupos e manifestações culturais de todo o país.

Ao longo dos anos, o evento tornou-se um ponto de encontro para artistas e entusiastas da cultura popular, atraindo participantes de diversos estados brasileiros. Desde o Rio Grande do Sul até o Pará, grupos folclóricos, danças tradicionais e músicos populares se apresentam em uma atmosfera vibrante e diversificada.

Nesta edição especial, duas homenagens emocionantes estão programadas. No âmbito local, a cidade de Oeiras, antiga capital do estado, será lembrada, com elementos de sua rica história e arquitetura sendo reproduzidos na cenografia do evento. Além disso, a cidade de Belém, no Pará, será destacada por sua significativa contribuição para a cultura amazônica. A cenografia do evento será inspirada em elementos marcantes dessas duas cidades, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes.

A arena, com quase quatro hectares de tamanho, será o centro das atividades, abrigando cinco praças e espaços distintos, incluindo o palco principal. Além disso, o parque de diversões oferecerá entretenimento para todas as idades, com uma variedade de atrações tradicionais, praça de alimentação, circo e palco com atrações musicais regionais e nacionais. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Homenagens especiais

Oeiras: a cenografia contará com elementos cênicos da paisagem urbana de Oeiras, tombados pelo patrimônio histórico e artístico nacional. O evento também contará com a presença da orquestra de bandolins, grupo de congadas, quadrilhas e bumba-meu-boi da antiga capital do Piauí.

Belém: a cenografia será baseada no Mercado do Ver-o-Peso e em outros elementos arquitetônicos de Belém, incluindo o relógio próximo ao Porto do Ver-o-Peso. A programação contará com a presença do Mestre Pinduca e de outros artistas renomados da cultura paraense.

Shows 

Grandes nomes da música brasileira se apresentarão em shows de diferentes portes, proporcionando uma verdadeira festa para os amantes da música.

Apresentações folclóricas

Grupos de bumba-meu-boi, reisados e diversas outras manifestações folclóricas piauienses e de outros estados do Brasil estarão presentes, mostrando a riqueza e a diversidade da cultura popular.

Estações folclóricas

Espaços temáticos serão montados para apresentar a culinária, o artesanato e outras tradições das diferentes regiões do país.

Parque de diversões

Um parque tradicional com diversos brinquedos, como roda-gigante, balanço e montanha-russa, garantirá a diversão de toda a família.

Arena das quadrilhas

Um espaço com arquibancada para 4 mil pessoas, cabines de jurados, palco de entrada e estrutura de camarins receberá as apresentações das quadrilhas juninas.

O 46º Encontro Nacional dos Folguedos do Piauí é um evento totalmente gratuito e aberto à população. O evento é realizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, governo federal, e patrocínio da Coca-cola e Equatorial Piauí, por meio da Lei Rouanet e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 14h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias