Segunda, 15 de Julho de 2024 14:21
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cultura Cultura

Stefanie Egedy participa do Programa Público do MUPA com oficina e performance inéditas

Egedy estreia oficina e performance inéditas no Brasil na segunda edição do Programa Público do Museu Paranaense. A instalação fica em cartaz do d...

28/06/2024 20h17
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Paraná
Foto: Shai Levy
Foto: Shai Levy

A artista brasileira Stefanie Egedy estreia oficina e performance inéditas no Brasil na segunda edição do Programa Público do Museu Paranaense (MUPA). A instalação fica em cartaz de 4 a 7 de julho, e a performance ocorre no dia 6 de julho, às 16h. A instalação será o site-specific Bodies and Subwoofes (B.A.S.), ativada uma vez a cada hora, das 11h às 17h, com duração de dez minutos, exceto no sábado (6), com a última ativação às 15h.

Com base no conceito de "experiência vibracional" a partir dos efeitos terapêuticos (relaxamento, redução do estresse e da ansiedade) do som de baixa frequência e na fisicalidade do trabalho com subwoofers, a artista criou um conjunto de trabalhos intitulado "Bodies and Subwoofers (B.A.S.)" – uma série de instalações e concertos específicos com composições personalizadas, produzidas para cada local.

Depois de analisar as especificidades da sala, Stefanie organiza os subwoofers e seleciona ondas sonoras de baixa frequência. Essas ondas levam em consideração as características sônicas como ressonâncias e reverberações que são criadas em interação com a arquitetura da sala e sua transparência, que só pode ser percebida de maneira tátil e possui uma tonalidade reduzida.

Esse estímulo para todo o corpo faz com que as pessoas que estão no espaço entrem em contato com diferentes tipos de vibrações e acabam sendo sacudidas por elas. Os efeitos físicos e perceptivos continuam sendo um campo de experimentação. A massagem sonora é sentida e ouvida na pele e no corpo, dando a sensação de ser tocado e abraçado por ondas sonoras – o toque invisível do som. O desenho de luz foi feito por Camille Laurent.

4 DE JULHO, ÀS 19H– OFICINA– Som de baixa frequência: como ouvir com seu corpo– Esta oficina tem como objetivo oferecer uma introdução às propriedades do som de baixa frequência, arranjos de subwoofer e como ouvir com o corpo. A sessão começa com uma introdução ao conceito de som, antes de se aprofundar nas especificidades das ondas sonoras de baixa frequência e em seu comportamento e propriedades. A discussão continuará com uma introdução aos subwoofers, com exemplos de arranjos clássicos e como otimizar sua configuração doméstica e de eventos. No final, os participantes serão conduzidos a um exercício experimental de ouvir com o corpo – percebendo os sons de baixa frequência. A duração da oficina será de duas horas e as inscrições podem ser feitas AQUI .

6 DE JULHO, ÀS 16H – PERFORMANCE– Sessão de Relaxamento Sub Grave– Uma performance sonora de baixa frequência que investiga os possíveis efeitos relaxantes das ondas sonoras produzidas por subwoofers no corpo e no sistema nervoso. A duração da performance será de uma hora.

SOBRE A ARTISTA– Stefanie Egedy investiga o som em peças conceituais, trabalhos comissionados e música eletrônica experimental. Ocupa-se de pesquisar possibilidades com som de baixa frequência, corpos e subwoofers com obras que transitam entre a instalação e a performance.

Stefanie também trabalhou e expôs em contextos como CTM Festival, Berghain, KW Institute for Contemporary Art, Tresor, Radialsystem, The Fairest no Trauma Bar em Berlim; Harvard University (EUA), The High Line (NYC), Kunstfest (Weimar), Zentrale (Viena), Nextones Festival (Itália), Centro per l'Arte Contemporanea Luigi Pecci (Itália), Festival Sónar+D (Istanbul), Patchlab Festival (Cracóvia), Museu de Arte Moderno (Buenos Aires), no MIS-SP, na festa Mamba Negra e no Festival Novas Frequências (Rio de Janeiro). Também faz parte da lista de artistas do SHAPE+, apoiado pela Comissão Europeia.

Serviço:

Data: 4 a 7 de julho, das 11h às 17h

Evento gratuito. As inscrições podem ser feitas AQUI .

Mais informações de toda a agenda do Programa Público do MUPA podem ser conferidas AQUI ou acessando o Instagram oficial do museu: @museuparanaense

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias