Exclusivo: Linda Barros fala do "I Concurso de Poesia da SOBRAMES/MA". Simplesmente um resgate à Liberdade Poética
Será que voltamos aos grandes Festivais de Poesias? Não podemos ter uma resposta certeira, mas com certeza a noite do Dia do Escritor de 2024 ficará na nossa memória com uma das melhores noites para poesia e para a literatura maranhense
Por: Mhario LincolnFonte: Linda Barros
29/07/2024 às 18h57Atualizada em 31/07/2024 às 19h05
Linda Barros, escritora e atriz
Quinta-feira, 25 de agosto de 2024, que fique registrado na memória de todos essa data sublime para a cultura maranhense. Ah, é o Dia do Escritor. Não é só por isso, mas e principalmente porque foi uma noite memorável para a Cidade dos Azulejos, Cidade dos Grandes Poetas da literatura maranhense e brasileira. Noite que fez buscar em nossa memória, os grandes festivais de poesia falada que ocorria nas ruas e becos do Centro Histórico, ou que ecoava nos muros acadêmicos onde ocorriam também os festivais. O certo é que, houve um tempo de outrora, que São Luís respirava e exalava poesia nos idos dos anos 90.
E na noite de quinta-feira, fomos tomados pelo verdadeiro sentido da poesia e da literatura, com I CONCURSO DE POESIA DA SOBRAMES/MA, entidade acadêmica formada por médicos e escritores. Com o intuito de estimular a criação poética, o concurso proporcionou aos inscritos a possibilidade de enviar seu texto (poema) para a referida instituição, no qual seriam premiados os três primeiros colocados com o Troféu Sabiá Ouro, Prata e Bronze. A Comissão Julgadora foi formada por dois poetas e um professor de Língua Portuguesa.
A Comissão organizadora do evento, formada pelo presidente da SOBRAMES/MA, o Dr Raimundo Barbosa Ribeiro e pelo Escritor e Dr. Rafael de Oliveira, juntamente com a comissão de jurados, formada pela escritora e defensora pública Lindevânia Martins, pelo escritor e professor Dr. José Neres e pelo escritor e médico Dr. Jáder Cavalcante classificou 15 poemas, dos quais tivemos como vencedores: em O 3° lugar ficou com o poema UMA CARTA DE CIGANA NO ALFORGE DO MEU AVÔ do poeta Paulo Rodrigues, em 2º lugar ficou com o poema PALAVRAS AO TEMPO do poeta Natan Campos e o grande vencedor da noite foi o poema CÉU UTÓPICO PARA UMA FAMÍLIA AMARELA do poeta Antônio Aílton. Todos os 15 poemas classificados levaram para casa além da premiação máxima, todos foram agraciados com certificados de participação e estarão na composição da edição de um livro com seus poemas.
O Teatro da Cidade foi palco para o Recital com as 15 poesias classificadas no concurso. A comissão deu a liberdade para que os autores - se assim o quisessem - apresentassem seus poemas, alguns, convidaram artistas (entre atores e atrizes) que subiram ao palco do teatro e performaram os textos, dando ainda mais um ar de grandes festivais.
Para encerrar a noite, a SOBRAMES prestou homenagem ao escritor Nauro Machado (In Memorian) e a escritora Arlete Nogueira da Cruz (esposa de Nauro), com um breve recital poesias, apresentado pelo ator Izaque Botelho e a médica Dra. Maria Valdineia.
Será que voltamos aos grandes Festivais de Poesias? Não podemos ter uma resposta certeira, mas com certeza a noite do Dia do Escritor de 2024 ficará na nossa memória com uma das melhores noites para poesia e para a literatura maranhense, que tanta luta e para se firmar nesse mundo cibernético e contemporâneo. Segue abaixo o poema que foi o grande vencedor do I Concurso de Poesia da SOBRAMES/MA, do poeta Antônio Aílton:
CÉU UTÓPICO PARA FAMÍLIA AMARELA
família, pano de parteiras
e toalha de mesa
rasgada, és a única que carrego
na ausência da mãe
estranho os sobrenomes em árvore
que os formulários de carreira exigem
para sondarem meu pedigree
se sou joão-de-barro
ou se sou joão-ninguém
pedem-me isto e aquilo
e vendem-me um apartamento micro:
que eu não seja prolífico em filhos
nem transgrida os quadrados
que eu seja dado — a prazo
como quem confere paraísos ao relento
margens de um horizonte pré-determinado
tudo quanto flui seja morno e destroçado
que, segundo sua panóptica,
não tenham portos os postes da noite
no mais, insistem que eu banque
o previamente imputado
amanheça inseto transformado
e esconda em algum lugar de mim
meus sonhos, minhas
libertinagens
que meu chip de compras
seja um título rastreado on-line
a escorraçar meu abraço de ciborgue
que eu faça ponto em sua zona
de conforto — depois de esbanjar afeto
num velho comercial de televisão
dois cliques e nos colocam na moldura
para estarmos lá, pendurados
em um banco amarelo
família, cifrão cortado
trago por meu signo o teu riso congelado
folder,
utópica flâmula tremulando
aos poucos minha casa se retira
nas beiradas que prenunciam a distância.
--------------------------
Abaixo, a relação das 15 poesias classificadas
1. ANTONIO AILTON SANTOS SILVA - CÉU UTÓPICO PARA FAMÍLIA AMARELA. 2. NATANLSON PEREIRA CAMPOS - Palavras ao Tempo 3. PAULO RODRIGUES DOS SANTOS FILHO - Uma Carta de Cigana no Alforje de meu avô 4. ANA ELIZANDRA RIBEIRO SILVA - Muitas Águas 5. EDMILSON SANCHES - Boi Coração (Vírus, Boi, Vida) 6. FÁBIO HENRIQUE GOMES BRITO - Rouca Ferida 7. LUÍS FELIPE COSTA CRUZ - Seis da manhã 8. PAULO MELO SOUSA - Teorema sobre a possibilidade quântica de um mar estrelado 9. JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA - A Partida 10. MARIO LUNA FILHO - RUÍNAS 11. SEBASTIÃO RIBEIRO FILHO - ANDÁBATAS 12. PAULO PEREIRA FONTES MARTINS - SORTURNO CORTEJO 13. EVILÁSIO ALVES DE MORAIS JUNIOR - SOB A PELE QUE VESTE A FRAGILIDADE DOS DIAS 14. VITÓRIA GABRIELY FERREIA DUARTE - NORDESTINA 15. MARIA LUIZA CANTANHEDE GOMES - INUNDAÇÕES AO CAIR DA TARDE
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uimar junior Há 6 meses São LuísParabéns todos os premiados.Ao poeta Edmilson Sanches que me deu a responsabilidade de interpretar sua poesia e a menção honrosa pelo poema Coração Boi. Foi lindo..
Raimunda Pinheiro de Souza FrazãoHá 6 meses São José de Ribamar Parabéns a todos os participantes!
Sharlene Serra Há 6 meses Brasilia -DFUm espetáculo em prol da arte e suas linguagens. Parabenizo a organização do evento por buscar entregar a arte de forma ampla, além da valorização tão necessária, do poeta, da poesia, da declamação, da performance. Aproveito e parabenizo todos os participantes selecionados ou não, por manterem essa chama poética acessa sempre.
KeilaHá 6 meses São Luís Parabenizar EVILÁSIO MORAIS JUNIOR. Um grande poeta.
De la CruzHá 6 meses Brasília Muito bom tocar nesse assunto de resgate.