Sábado, 24 de Outubro de 2020 00:46
[email protected]
Blogs e Colunas ENTRETENIMENTO

Notícias regionais, nacionais e internacionais na Revista Nacional Orquídea Santos

Em vídeo, reveja a festa de confraternização de PH, em 2016.

05/10/2020 19h15 Atualizada há 2 semanas
608
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquidea Santos
Tereza Braúna Moreira Lima
Tereza Braúna Moreira Lima

REVISTA NACIONAL DE ORQUÍDEA SANTOS

 

CAPA DA SEMANA:

A poeta, escritora e psicanalista Tereza Braúna Moreira Lima, recebe nesta semana a honrosa Comenda "Poetas do Sec. XX, Humberto Napoleon Varela Robalino", ele, considerado um dos maiores poetas da América Latina, nascido em Quito, no Equador. A escolhida, Tereza Braúna é maranhense, escritora e psicanalista, autora de 6 livros publicados, dentre os quais destacam-se “ Desafio de Ser” e  “Digitais da Essência,“ (Poesia). A homenagem será prestada virtualmente, através das páginas da Plataforma FACETUBES, ligada à Academia Poética Brasileira, ainda nesta semana. Link do FACETUBES: (www.mhariolincoln.com).

 

Moda que é um perigo

Você piscou e puff, surgiu uma nova tendência -duvidosa- na internet. Dessa vez, adolescentes do mundo todo estão serrando os próprios dentes com uma lixa de unhas com o intuito de deixá-los retos. A ideia surgiu (e viralizou) no TikTok, a partir de um vídeo da influenciadora Mia Dio, de 19 anos, com milhões de visualizações - e não demorou muito para outros adolescentes tentarem a técnica no mínimo arriscada. De acordo com a dentista Caroline Malavasi, desgastes como esses são irreversíveis, pois, diferente das unhas, nossos dentes só crescem uma vez na vida. "Nossos dentes crescem no momento da troca da dentição de leite pela permanente. Uma vez desgastados, ficarão assim para sempre. Além disso, nosso esmalte dental, que é a proteção mais externa, resistente e brilhosa, fica extremamente danificada”, explica. Ainda como consequência, eles podem ficar super sensíveis, perder as características ópticas naturais e o mais grave: lixar seus dentes pode gerar trincas e fraturas internas irreversíveis, a ponto de precisar extrair". Portanto, é uma loucura!

 

PÃO COM OVO

Essa comédia já foi vista por  mais de um milhão de espectadores, num período de nove anos de sucesso consecutivo. Assim é a troupe maranhense "Pão com Ovo", sempre se renovando. Desta feita, com novos quadros e uma nova história. Carlos Alberto marido de Clarisse Milhomem lança sua candidatura à prefeitura de São Luís, e a socialite quer ser a primeira dama da capital. O espetáculo conta com a estreia do ator Ricco Lima fazendo Carlos Alberto, e de um novo personagem na trupe, a cantora gospel Tina Walker, interpretado pelo ator Magno Vilas Boas. Parabéns aos idealizadores e as maravilhosas "Dijé" e "Clarisse". Agende-se!

 

CÍRIO DE NAZARÉ

Atenção: a Diretoria da Festa de Nazaré divulgou ajustes na programação Círio de Nazaré de 2020. No sábado (10), não haverá mais a missa das 7h. Porém, a das 8h30 segue mantida. Outras alterações podem ocorrer ao longo da semana, confirmou a Diretoria da Festa."Afinal, tudo é novidade no Círio deste ano, como destaca a Diretoria da Festa de Nazaré", justificou o comunicado, via redes sociais. A Diretoria da Festa não tem poder de cancelar missas. "Essa decisão foi dos padres Barnabitas da Basílica", reiterou a Diretoria do evento.

Autores Maranhenses Contemporâneos e suas obras

Wanda Cunha.

A Biblioteca Pública Benedito Leite homenageia nesta semana, a escritora Wanda Cunha. A obra em destaque é “No Semblante do Cotidiano, Risos de Marés e Lágrimas de Um Sol-Posto”. Natural de São Luís, Wanda Cunha é jornalista, escritora (poetisa, contista, cronista e ensaísta), compositora e professora. Possui oito livros publicados: “Uma cédula de amor no meu salário”, “Rede de arame”, “Geofagia ruminante no sótão da preamar” e “Flor de Marias no buquê de costelas”, de poesias; “Engraxam-se sorrisos” e “No Semblante do Cotidiano, Risos de Marés e Lágrimas de Um Sol-Posto”, ambos de crônicas; de teatro, “Viagem às ruas de São Luís”; e de conto infantil, “Parede tem ouvido”.  Pertence à Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria do Maranhão – AJEB/MA; é sócia e fundadora da Associação Maranhense de Escritores Independentes-AMEI;  membro efetivo da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão – SCLMA e da Academia de Letras de Paço do Lumiar. 

 

 

O CASAMENTO DE GRETCHEN

Os noivos. (Divulgação).

Foi um sucesso a festa de casamento da cantora Gretchen e do músico paraense Esdras de Souza, realizada na semana passada, no Ilha Pool Bar&Restaurante, na orla do rio Guamá, em Belém. O detalhe: os convidados foram obrigados a usar máscaras em todo espaço do evento. A organização também colocou totens com álcool gel espalhados pelo local da festa. Uma boa ideia para quem quer fazer eventos desse tipo.

 

MISS PIAUI. NOVA COORDENAÇÃO

Trio organizador do novo Miss Piaui.

O apresentador Mariano Marques assumiu o comando da coordenação do Miss Piauí/Globo. Mariano vai contar com apoio da modelo e digital influencer Shenia Magalhães e do jornalista Tarciso de Carvalho na produção executiva. Sucesso, Mariano!

 

Roberto Lemos.

CURSO DE GESTÃO

A Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão (ACOMAC-MA) em parceria com a ACOMAC-SP, disponibiliza aos seus associados o "Curso Intensivo de Gestão de Varejo de Material de Construção" à distância. Para participar, basta realizar a inscrição e começar a estudar. Empresários de 17 estados brasileiros já estão fazendo o curso que oferece mais de 510 vídeos aulas. O investimento para participação para o associado ACOMAC é R$ 100,00 ao mês durante 12 meses. Para quem não é associado o valor é de R$ 150,00. Para efetivar as inscrições basta entrar em contato com a ACOMAC-MA.Para o presidente da ACOMAC-MA, Robério Lemos (foto), através da parceria feita entre a ACOMAC-MA e a ACOMAC-SP pretende-se incentivar as boas práticas do setor em outras regiões do país, através de um método dinâmico, acessível, econômico e eficaz. "Iremos oportunizar aos nossos empresários maranhenses uma capacitação a distância inteiramente voltado para nosso segmento", destacou.

 

INICIATIVA ELOGIÁVEL

O Instituto Mary Kay acaba de anunciar uma parceria com a Ação Justiceiras, visando proteger e defender mulheres vítimas de violência doméstica. O objetivo da parceria é ampliar a rede de apoio e orientação às mulheres, garantindo serviços como orientação jurídica e acolhimento. No Brasil, os números de casos de violência aumentaram depois do ínicio da pandemia, segundo dados de abril. A parceria entre os projetos garantirá atendimento jurídico, psicológico e médico, assegurado pelo Ação Justiceiras e, por parte do Instituto Mary Kay, por meio de Whatsapp (011 - 99639-1212).  As denúncias serão encaminhadas aos serviços de Defensoria Pública, Ministério Público, Delegacias, Poder Judiciário, Casa da Mulher Brasileira, abrigos temporários e sigilosos, e demais serviços existentes no local em que a vítima sofreu violência. Portanto, quem quiser usar o Whats de qualquer parte do País, pode fazê-lo.

 

Luisa Sonza. Instagram/Divulgação.

Um grande sucesso nacional

Luisa Sonza. Direto de Belém do Pará. Até Fafá de Belém concorda: " é um show". Tudo que ela veste, toca ou anuncia, vira ouro. São mais de 20 milhões de seguidores no Insta. Recorde total entre aqueles 'influencer' digitais da atualidade.

Quer curtir fotos incríveis? Siga: https://www.instagram.com/luisasonza/

 

Wilson Almeida. Nosso orgulho: 101 anos.
 

WILSON ALMEIDA

Na semana em que se comemora o Dia do Idoso (1º/10), tenho orgulho de registrar os 101 anos do meu tio Wilson Almeida, aniversariante desta segunda-feira, 5. Completar mais de um século de nascimento é algo memorável. Cada ano de vida é um presente, devemos comemorar!

 

 

Dia das Crianças no Blue Tree

O feriadão prolongado está batendo à porta, mas ainda dá tempo de se programar. A melhor opção para quem deseja aproveitar bem os dias de descanso na capital e, claro, celebrar o Dia das Crianças com os pequenos, é o Blue Tree São Luís. Um pacote especial está disponível para hospedagem no período do feriado que homenageia a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Entre as atividades programadas para o fim de semana estendido, o destaque é o Picnic em família, serviço que oferece aos hóspedes e usuários do Day Use, um momento agradável, ao ar livre, desfrutando de deliciosas comidinhas, petiscos e guloseimas, do jeito que a garotada.gosta.

Funcionamento do comércio nos dias 12 e 19 de outubro

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar no dia 12 de outubro de 2020 (segunda-feira), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e padroeira do Brasil. Os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão abrir as portas nesse dia das 8h às 18h, enquanto as lojas situadas nos Shopping Centers poderão funcionar das 10h às 22h. Já no dia 19 de outubro (segunda-feira), o comércio lojista não abrirá as portas em função das comemorações do Dia do Comerciário, conforme prevê a cláusula 51ª da Convenção Coletiva de Trabalho assinada pela Fecomércio e o Sindicomerciários. Tradicionalmente comemorado na penúltima segunda-feira do mês de outubro, o Dia do Comerciário é determinado como um dia de descanso remunerado para os trabalhadores do comércio de São Luís, ficando vetada a abertura das lojas nesse dia. 

 

FIEMA.

Operação das Empresas Industriais

Com o objetivo de conhecer in loco a operação das empresas industriais e levantar demandas que envolvem a infraestrutura do Distrito Industrial de São Luís, o superintendente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), César Miranda, e o coordenador do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (FIEMA/PDF), Carlos Jorge Taborda, iniciaram uma série de visitas às empresas industriais na capital.  Neste mês de setembro, os representantes da FIEMA visitaram as indústrias Maranhão Colchões, Cimento Bravo, e a Elétrica Visão, esta última filiada ao SINDIMETAL. No Maranhão Colchões, empresa apoiadora do PDF/MA que fabrica colchões, a reunião foi com os diretores da empresa Marcos Thadeu e Genival Morais. Já na Elétrica Visão o bate papo aconteceu com a diretora Fátima Araújo e o gerente de operações, Franklin Nazareno. No dia 29 de setembro, César Miranda e Carlos Jorge visitaram a Cimento Bravo, indústria cimenteira que também é apoiadora do PDF Maranhão, onde conversaram com Márcio Paolluci, gerente administrativo-financeiro, Jane Araújo, supervisora de compras e Alex Barros, gerente de vendas. Todos foram unânimes em ressaltar a importância da FIEMA e do PDF na defesa dos interesses da Indústria e do desenvolvimento do Estado.

.

Hora de reinventar.

Por meio de nota, a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) informou que estão em estudo os protocolos sanitários que visam o retorno gradual do funcionamento de teatros e salas de cinemas, levando em consideração os indicadores epidemiológicos. De acordo com as informações, apesar de não ter previsão de data para reabertura dos espaços, os protocolos de segurança estão sendo analisados pela Vigilância Sanitária, e, em breve, serão enviados para a análise do Comitê Científico de Prevenção e Combate ao Coronavírus no Maranhão e do Governador Flávio Dino. Os cinemas no Maranhão estão suspensos desde março como medida de prevenção contra a propagação da Covid-19.

 

Já viu falar em ácido tranexâmico

Descubra o que é o ácido tranexâmico e seus benefícios para a pele com manchas. Ajuda a clarear manchas, como o melasma, e olheiras mistas. O ácido tranexâmico está presente na formulação de muitos dermocosméticos e possui vários benefícios. E como ele está sendo usado? O ácido tranexâmico vem sendo o ativo queridinho dos tratamentos de manchas na pele. Ele é muito utilizado por dermatologistas de maneira injetável, através de comprimidos e dermocosméticos. De acordo com conselhos médicos, “a aplicação da substância ajuda a conter o desenvolvimento das inflamações no tecido cutâneo, reduzindo, assim, a presença de manchas”, explicou. O ácido tranexâmico é um ativo novo que atua de forma diferenciada dos demais. Age na via inflamatória, inibindo o estímulo pigmentar proveniente da inflamação. Mais recentemente descobriu-se que também atua sobre a vascularização muito ligada às lesões do melasma. Procurar por fórmulas que combinem o ácido tranexâmico com outras substâncias como o ácido kójico, que inibe a tirosinase, por exemplo, promove uma atuação completa sobre o processo de formação da mancha e uma resolução mais rápida e eficiente do quadro. 

 

Medicina Integrativa.

FOTOS E DESTAQUES

1 - Baseada nos modernos conceitos de "Medicina Integrativa" que ressaltam a importância da relação do trabalho em equipe multidisciplinar e do profissional de saúde com o paciente e seus familiares, o Centro Avançado de Medicina Integrada - Centro AMI chegou em São Luís sob a direção do cirurgião plástico Gabriel Cavalcanti, a nutricionista Ísis Vidal e a empresária Aline Guará.

 

No restaurante Famiglia Mancine/SP.

FAMÍLIA REUNIDA EM SÃO PAULO

2 - Um registro das irmãsSamira e Tereza Manpetit com a tia escritora e poeta, Soraya Félix no tradicional restaurante italianoFamiglia Mancini,em São Paulo.

 

 

Fribal.

3 - A FRIBAL, uma das empresas integrantes da Rede do Bem, fez a doação de 200 cestas básicas que foram entregues às diversas instituições filantrópicas cadastradas e apoiadas pela campanha Setembro Amarelo da Rede do Bem - Fórum Estadual de Prevenção  da Automutilação e Suicídio,  coordenado pelo Ministério Público Estadual. Na foto, apromotora de Justiça Christiane Lago com as representantes da Fribal, Thalita Mandim, Diretora de Gestão de Gente e Wilma Oliveira, Supervisorade Gestão de Gente.

 

Reveja o vídeo da Festa de Confraternização de Pergentino Holanda, em 2016. Evento lindo: https://www.youtube.com/watch?v=_HqC19wMK2M&t=27s

---------------------------------------------------------------------------

 

Orquídea Santos.

Editora Orquídea Santos.

Rede FACETUBES, plataforma de Literatura, artes e Música.

É jornalista. escreve aa coluna semanal "Bom Dia Sociedade" na empresa Jornal Pequeno, e editora da REVISTA NACIONAL do FACETUBES. Apresentadora de TV (DialradiowebTV)  e Assessora de Imprensa na empresa Tribunal de Justiça do Maranhão.

Membro da Abramecom, Abracone e Febracos.

Estudou Jornalismo na instituição de ensino UFMA

Mora em São Luís, capital do Mranhão. 

 

 

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ORQUÍDEA SANTOS
Sobre ORQUÍDEA SANTOS
Revista Nacional de Orquídea Santos. Jornalista profissional e apresentadora de TV. Assessora de Imprensa.
Curitiba - PR
Atualizado às 00h33 - Fonte: Climatempo
16°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 24°

16° Sensação
17 km/h Vento
88% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias