Terça, 29 de Abril de 2025
9°C 21°C
Curitiba, PR
Publicidade

Mais um texto forte de Joizacawpy Costa: "NARCISISMO? OU SIMPLESMENTE EGOÍSMO?"

Joizacawpy Costa é membro da Academia Poética Brasileira.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joizacawpy Costa
03/09/2024 às 11h42 Atualizada em 03/09/2024 às 16h46
Mais um texto forte de Joizacawpy Costa: "NARCISISMO? OU SIMPLESMENTE EGOÍSMO?"
Narcisos se autodisfarçam para não terem a consciência pesada. Arte: MHL

Joizacawpy Costa

 

A autora.

Ultimamente tenho percebido uma Sociedade narcisista não falo propriamente de transtorno, mas de postura porque essa é uma questão para especialista formado na área que atua com esse tipo de situação, eu falo de um olhar mais comum. Falo de um mundo cercado de autovalorização excessiva da imagem, chegando inclusive alguns a se arriscarem em processo estético sem cuidado, mas não percebo isso só na questão estética, valorosamente essencial para alguns.

Mas percebo também uma visão que converge para si em muitos processos e situações, o individualismo converge para falas sobre seus feitos, seus brios, seus tudo, e o outro que te ajuda em tudo onde estar? Enquanto isso o princípio da solidariedade parece se dissipar como se vivêssemos em ambientes individualizados, e muitos como no espelho de Narciso, voltam seus olhos e sua admiração para si mesmos, atrasando o movimento de evolução, presente na capacidade humana cujo um dos pilares é a socialização.


Transtorno de Personalidade Narcisista é um quadro que descreve uma forma específica da pessoa ser. Nesse caso, ela se considera mais importante e especial do que os outros, espera por tratamentos diferenciados e regalias e se frustra muito quando isso não acontece. Além disso, há um déficit importante de empatia com o outro, o que dificulta ainda mais as relações interpessoais.

Por outro lado, "tendências narcisistas" ou "traços narcisistas" referem-se a comportamentos ou traços de personalidade que podem ser encontrados em indivíduos que não atendem aos critérios diagnósticos completos para TPN. Esses traços podem incluir um senso de auto importância, necessidade de atenção ou admiração, falta de empatia pelos outros, e uma tendência a se gabar ou exibir comportamentos ostensivos. (CORDEIRO/DOCTORÁLIA)


OLHOS DE NARCISO 

Vida? A vida de quem te interessa 
e  enxerga não é somente a tua?
Acaso já tenaste oferecer 
Um sorriso a olhos tristes?
Será que ainda repara
Nos semblantes alheios?
Ou como Narciso vive
A fitar a si mesmo
Espelhado em todos os cantos
Aonde vais?
Ah, mas pra você olhos não sorriem
És tão pragmático que o conceito
De riso pra você estacionou
Nos lábios, como mera 
Parte humana programada
Para sorrir 
Se nunca soube que olhos sorriem
Que coração abraça 
Nunca soubestes 
Que tem outros além de ti.


Joizacawpy Muniz Costa 22/08/2024

 

Contudo vejo pessoas conectadas com seus pares, com uma consciência coletiva muito coesa de perceber que o mundo é um todo formado de partes, e partes variadas que somam diversidade de seres humanos, mesmo com todos os percalços que desenham uma boa parte da sociedade imersa num egoísmo, ainda conseguimos ver a fraternidade, embora seja pouco para o  muito que o mundo precisa. O processo evolutivo é longo muito maior que nosso crescimento físico, já que exige aprendizagem paciência e resiliência, demandando de cada uma boa parcela de contribuição para o concretizar do sonho de uma sociedade fraterna  a esperança de um dia ter um mundo mais justo e de fato sermos chamados de HUMANIDADE.

 

Se...
Se a esperança um dia for embora 
Agarra-te aos fios do vento
Que passa rápido a tua frente,
Mergulha na fonte de água viva 
Que está no alcance das tuas mãos,
Segura a mão da incerteza 
E crê nela, mesmo que não tenha lógica,
Abraçe a luz que reflete
Na gota de orvalho da folha,
Prende o teu olhar  
Na pétala de rosa vermelha,
Segura com força  
A pedrinha que achaste no caminho,
Molha teus pés  
Na água temperada do mar,
E abrace o vento 
Como quem Abraça  um corpo.


Joizacawpy  Muniz  Costa  04/04/2022

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
SILVANA REGES GALVÃO MARTINSHá 7 meses São LuísEssas questões comportamentais precisam ser analisadas sob a ótica da humanização. É fundamental uma introspecção sensível e muitas vezes poética para que haja a mudança.
SILVANA REGES GALVÃO MARTINSHá 7 meses São LuísPrecisamos semear a humildade, a fraternidade e a Comunhão. Obrigada pelas reflexões.
Ray Brandão Há 8 meses São Luís Maranhão Um tema atual e necessário em uma abordagem acessível e elucidativa! Parabéns, Joiza!
Maria José LimaHá 8 meses São Luís-MAO narcisismo e o egoísmo têm se tornado mais visíveis na sociedade contemporânea, amplificado pelas redes sociais e pela cultura do individualismo. As plataformas digitais incentivam a autoexibição e a busca constante por validação, o que pode fomentar comportamentos narcisistas. Além disso, o foco crescente na realização pessoal e no sucesso individual pode levar a atitudes egoístas, onde o bem-estar coletivo é frequentemente colocado em segundo plano. Parabéns pela matéria querida Joiza!
alcina maria silva azevedoHá 8 meses Campinas- SPA autora enfoca o narcisismo com detalhes. Infelizmente, este mundo tem de tudo e não é fácil conviver com a maioria, que afronta o nosso bom senso.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias