Terça, 29 de Abril de 2025
9°C 21°C
Curitiba, PR
Publicidade

Outubro: aniversário de 57 anos da FRAFEM DO GOB

Renata Barcellos é convidada da Plataforma do Facetubes (www.facetubes.com.br)

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte:      Renata Barcellos
15/10/2024 às 11h42
Outubro: aniversário de 57 anos da FRAFEM DO GOB
A autora.

 

Renata Barcellos (BarcellArtes)

FRAFEM DO GOB? O que é?

A FRAFEM (Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul) é uma Associação Civil Paramaçônica Feminina não iniciática, sem fins lucrativos, vinculada ao Grande Oriente do Brasil e criada pela Constituição do GOB de 1967. A instituição atua em 3 níveis, dentro da Maçonaria: Nível Nacional - Nível Estadual e/ou Distrital - Nível de Loja Maçônica. É atribuída a data de 09 de outubro como o dia da Fraternidade. Informações disponíveis em: https://www.gob.org.br/wp-content/uploads/Pr%C3%A1ticas-Adm-Frafem.pdf

A FRAFEM é constituída por esposas de Maçons, assim consideradas aquelas com eles civilmente casadas, ou que com eles mantenham união estável. Também serão admitidas como fraternas, mães, viúvas, irmãs, filhas, e outras familiares de Maçons do GOB (Grande Oriente do Brasil), tais como: enteadas, cunhadas, sogras, sobrinhas, tias, primas, avós e netas, todas maiores de 18 anos de idade, além de antigas integrantes da Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), Filhas de Jó Internacional, Meninas Arco Iris que destas tenham se desligado em função da idade. A presença da mulher na Loja Maçônica fortalece a Fraternidade e conscientiza os Maçons, do seu papel na educação, na união e na ambiência cristã.   

Com a tragédia do Rio Grande do Sul, várias iniciativas de auxílio foram realizadas pelos maçons e fraternidades. As esposas “cunhadas” são fundamentais para incentivarem os maçons a continuarem na luta por dias melhores. Também têm esse papel: participam de fraternidade criada na loja do seu esposo “denominado no meio de irmão ou cunhados, como se identificamos”, para fortalecer as colunas e ampliar as atividades filantrópicas realizadas. Por exemplo, com a tragédia no Rio Grande do Sul, a presidente da FRAFEM RS, Roberta Argenta Kappel, em entrevista ao Programa Pauta Nossa, no dia 13 de junho de 2024: “O fraternar está sendo posto em prática. O auxílio dos cunhados e das fraternas está sendo muito importante neste momento, porque está conseguindo suprir em um primeiro: as necessidades e, em um segundo, limpar os locais não mais submersos [...] se não fosse as doações e a união do gaúcho não se conseguiria se reerguer”. Entrevista disponível em: https:youtube.com/live/ETGs_LL8DKw?si=tWV__QF2yX13aoVA.

 

Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul-GOB RJ

No Grande Oriente do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul-GOBRJ foi instituída em 1999, sendo a nossa 1ª Presidente Estadual, a Cunhada, Fraterna e Presidente de Honra Ligia Gomes de Souza, tendo ficado à frente da FRAFEM-RIO por diversos períodos, sendo o último de 2013 a 2019. Ela atuou com muito amor e perseverança, formando a maioria das Fraternidades do nosso Oriente Estadual.

          Somente em 2013, sob a presidência da falecida Cunhada e Fraterna Sheila Molina Pinho, é que fomos registradas junto à Secretaria Geral de Entidades Paramaçônicas e Secretaria Geral da Guarda dos Selos. Há ainda que se destacar a importante atuação da também Presidente de Honra, Marly Alves. Segundo Nivia de Oliveira Felix, atual presidente da FRAFEM RJ: “Marly Alves transformou a FRAFEM-RIO em uma Paramaçônica de grande reconhecimento em todo o território brasileiro, estreitando laços fraternos e institucionais na Constelação Gobiana”.

Entrevista com Nivia de Oliveira Felix, presidente da FRAFEM RJ                                                                                     

Minicurrículo: Funcionária pública federal do Ministério do Trabalho e Emprego/DF, pós-graduada em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Letras: português e literaturas pela Faculdade de Letras, também pela UFRJ. Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul-GOBRJ.

 

1-Qual a função social da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul? Nivia de Oliveira Felix: É, em geral, a de promover o bem-estar da coletividade através da filantropia e do voluntariado, atuando junto à sociedade na defesa dos direitos universais do trabalho, da dignidade humana e da igualdade entre homens e mulheres, sempre respeitando a livre manifestação do pensamento e praticando a tolerância. Dessa forma, a união das mulheres Gobiana tem promovido diversas ações sociais, tais como distribuição de cestas básicas e material de higiene; oferecimento de cursos profissionalizantes; apoio e reforço escolar; atendimento médico ambulatorial e odontológico etc.

 

2-Qual o papel das cunhadas junto aos cunhados no que se refere à Maçonaria? Nivia de Oliveira Felix: A atuação das Fraternas, ou seja, das mulheres que compõem a Fraternidade Feminina, ocorre em conjunto com o Maçom e às Lojas Maçônicas, fortalecendo os trabalhos de filantropia que a séculos a Maçonaria realiza. Além disso, a Fraternidade tem grande importância para a manutenção da harmonia e integração dos membros da Loja Maçônica, corroborando com seus deveres básicos condizentes com o amor à família, a fidelidade e o devotamento à Pátria, a obediência à Lei e a dedicação à comunidade maçônica ou não.

3- Quantas fraternidades há no Estado do Rio de Janeiro? Exemplos de atividades realizadas? Nivia de Oliveira Felix: Atualmente, a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro conta com 34 Fraternidades ativas e 13 adormecidas. Juntas, essas mais de trinta FRAFEM’s arrecadaram mais de 2.000 quilos de alimentos ao longo desse ano, que foram doados a instituições beneficentes. Também foram realizadas diversas ações de atendimento à população em situação de rua, em todas as regiões do nosso estado. Além disso, diversas Fraternidades do Rio prestam atendimento médico, psicológico, odontológico e pedagógico de forma contínua à sociedade, sendo um grande exemplo o Projeto Luz Verdadeira, realizado pela ARLS Lacerda Agostinho Nº 3769, com o apoio da FRAFEM que leva o mesmo nome da Loja, no Oriente de Macaé. Esse é um projeto reconhecido e premiado nacionalmente, voltado para o desenvolvimento psicopedagógico de pessoas portadoras do espectro autista.

4- Quais são os maiores desafios encontrados enquanto presidente estadual? Nivia de Oliveira Felix: O maior desafio que encontro enquanto Presidente Estadual da FRAFEM é vencer a resistência ainda existente por alguns cunhados. Isso ocorre pelo desconhecimento sobre o que é a Fraternidade Feminina e sua fundamental importância para o crescimento e fortalecimento da nossa Instituição. A FRAFEM é uma idealização de um maçom, que em meados dos anos 60, observou o espaço que as mulheres vinham conquistando na sociedade: direito ao voto, de trabalhar sem a necessidade de autorização do marido etc. Esse maçom, ao perceber esse avanço social, instituiu a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, com o vanguardismo e sabedoria peculiares dos Maçons que escreveram a história do nosso País. Vencer essa resistência é semear um futuro de união e engrandecimento para a nossa Instituição e Família Maçônica.

5-Mensagem às cunhadas: Nivia de Oliveira Felix:A todas as Fraternas que formam a FRAFEM-RIO deixo o meu muito obrigada pelo apoio, parceria e compreensão. Sem vocês, nada do que temos promovido seria possível. Liderar MULHERES do quilate de cada uma de vocês é um dos maiores aprendizados sobre amor, fraternidade, sororidade, equidade, harmonia e resiliência que o GADU poderia me permitir. A frase que inspira esta gestão nunca fez tanto sentido: “JUNTAS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Zuleica Borges Siqueira Souza Há 6 meses Angra dos Reis -RJExcelente entrevista, excelente trabalho junto às Fraternas no nosso Rio de Janeiro. Obrigada Nivea por nos presentear com sua presença em nossos eventos. Um grande beijo ???? da Fraternidade Cruzeiro do Sul Clube das Acácias Loja Maçônica Sesquicentenário- Angra dos Reis.
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias