Com mais de 90 espetáculos inscritos, de diversas regiões do País e até do Exterior, o 24º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos segue em ritmo acelerado e promete mais uma edição memorável. A etapa de inscrição no edital de chamamento aberto pelo Centro Cultural Teatro Guaíra foi encerrada nesta segunda-feira (11). Todas as propostas serão agora avaliadas pela comissão artística para selecionar os 25 espetáculos que o público poderá conferir em fevereiro de 2025.
O edital prevê fase única, com o resultado divulgado no dia 29 deste mês. Todos os detalhes estão AQUI .
Organizado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra desde 1991, o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos já se consolidou como um dos maiores e mais importantes eventos de arte e cultura do Paraná. A etapa de inscrições incluiu um vídeo com a apresentação do espetáculo candidato. A participação de propostas inscritas de várias partes do Brasil e da Argentina e Colômbia, confirma o prestígio do evento e indica que o público pode esperar uma programação bem diversificada.
Além da proposta da Argentina inscrita no edital, uma outra companhia daquele país e uma da Itália virão como convidadas, reforçando o caráter internacional do festival.
"O público vai poder se deliciar com peças para crianças e adultos, com espetáculos que exploram as mais variadas técnicas, como teatro de sombras, manipulação direta e com varas, entre outras”, destaca Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra. "O festival preza pela qualidade artística e a preocupação com a arte milenar dos bonecos, sempre tratada com muito respeito e excelência. Ao mesmo tempo, se misturam elementos tradicionais com inovações criativas".
Os critérios de avaliação adotados pela comissão na análise das propostas artísticas são: excelência da dramaturgia; concepção artística do espetáculo conforme o indicado na proposta; currículo do grupo e dos integrantes que revele conhecimento técnico e experiência na realização de espetáculos teatrais no gênero formas animadas; e viabilidade técnica para ocupação dos espaços destinados à realização do Festival.
Os locais de apresentações previstos são os auditórios Salvador de Ferrante (Guairinha) e Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), localizados no prédio do complexo do Teatro Guaíra, o Teatro José Maria Santos e espaços alternativos ligados à Secretaria de Estado da Cultura.
O valor total de investimento deste edital é de até R$ 212.500,00. O Centro Cultural Teatro Guaíra custeará despesas com hospedagem e passagens para as companhias ou grupos selecionados situados fora de Curitiba e municípios da Região Metropolitana da Capital.
JOEMA CARVALHO Joema: Que seja 'húmus', enquanto durar. E 'manejos de poda', enquanto houver luta!
Auxilium duplex Há um grande movimento contra alimentar a biografia de Carolina Maria de Jesus com a 'romantização da miséria humana'.
NERUDA Pablo Neruda e a criança que sobrevive no adulto: brincar também é uma forma de permanecer humano
EDITORIAL DE HOJE Cada livro, é um pedaço da alma de Maria José Lima: lamentos, silêncios e simbioses
Há 1 ANO-TBT A força da música do Maranhão ouvida na região sul do país
ESPECIAIS Uma vitória em versos: a Academia Cearense de Literatura de Cordel escolhe seu Hino Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 21°
Chuva
EDITORIAL DE HOJE Euclides Moreira Neto: “CARNAVAL NÃO SE FAZ NO SILÊNCIO”
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA 29 DE AGOSTO DO IPIRANGA AO TRATADO DE PAZ E AMIZADE
AUGUSTO PELLEGRINI Augusto Pellegrini: As Cores do Swing - Bill Hollman, Billy Eckstine, Billy May
COLUNA DA AMCLAM - Academia Maranhense de Ciencia, Letras e Artes Militares Rumo aos 200 Anos: PMMA celebra o Dia do Soldado e Dia dos Veteranos