Autora: Professora e poeta Esmeralda Costa (Membro da Academia Poética Brasileira)
Público alvo: Alunos das turmas de 9° ano da rede pública municipal de Campos Sales-CE.
Objetivo Geral:
Promover a análise crítica e interpretativa do livro Quarto de Despejo, desenvolvendo as habilidades avaliadas pelo SAEB e SPAECE por meio de atividades interativas que articulem leitura, escrita e expressão criativa.
********
Etapas do Projeto
1. Formação dos Grupos e Apresentação da Obra
Os alunos serão divididos em grupos, cada um com a responsabilidade de explorar uma habilidade do SAEB a partir da obra. A professora apresenta a biografia de Carolina Maria de Jesus e a relevância histórica e social de Quarto de Despejo, contextualizando sua narrativa.
A leitura da obra acontece de forma compartilhada por meio de roda de leitura.
2. Atividades por Habilidade
Habilidade: Localizar informações explícitas no texto
Atividade: Construção de uma maquete representando os cenários do livro. Desenvolvimento: Os alunos destacam trechos descritivos da obra que mencionam cenários e situações cotidianas. Produzem uma maquete com materiais reciclados que ilustrem as condições de moradia apresentadas no texto. Durante a culminância, explicam as passagens e sua representação na maquete.
Habilidade: Reconhecer os elementos da narrativa e o conflito gerador
Atividade: Elaboração de um Lapbook. Desenvolvimento: Os alunos identificam personagens, cenários, conflitos e desfechos presentes na narrativa. Produzem o Lapbook com colagens, desenhos e resumos que sintetizem esses elementos. Apresentam o Lapbook relacionando os conflitos do livro ao contexto histórico-social de Carolina.
Habilidade: Identificar os níveis de linguagem / Distinguir fato de opinião
Atividade: Criação de histórias em quadrinhos (HQs). Desenvolvimento: Escolhem trechos do livro e adaptam para HQs, distinguindo fatos narrados e opiniões da autora. Os alunos identificam os diferentes registros de linguagem nos textos originais e os reproduzem nas HQs. Apresentam as histórias destacando as escolhas de linguagem e a crítica social da autora.
Habilidade: Reconhecer o gênero discursivo / Identificar o tema de um texto
Atividade: Produção de diários. Desenvolvimento: Escrevem diários fictícios retratando o cotidiano da autora na sociedade atual ou relatam vivências próprias relacionadas ao tema da obra (pobreza, desigualdade, racismo e etc). Refletem sobre como a mensagem do livro ressoa nos dias atuais e apresentam suas criações.
3. Produção de Jogos Temáticos
Cada grupo criará um jogo baseado na habilidade estudada e na obra.
Sugestões de jogos: Roleta Literária: Perguntas sobre o enredo, linguagem e conflitos do livro. Trilha Literária: Perguntas em sequência sobre habilidades como localizar informações explícitas e reconhecer elementos da narrativa.
Apresentação:
Durante a culminância, o público presente interage com os jogos após uma breve explicação dos grupos sobre as habilidades e as atividades desenvolvidas.
4. Atividade Extra – Leitura do Cordel
Após concluir a leitura da obra, os alunos estudam o Cordel Quarto de Despejo – Despertar Pra Conhecer, de Esmeralda Costa.
Discussão em grupo: Comparação entre o cordel e o livro. Identificação dos elementos do gênero cordel.
Os alunos recitam o cordel durante o evento de culminância como homenagem à obra de Carolina Maria de Jesus e ao trabalho de Esmeralda Costa.
Culminância do Projeto Data e local: A serem definidos pela escola. Atividades: Exposição da maquete, Lapbook, HQs e diários produzidos pelos grupos. Apresentação do cordel e interação com os jogos. Resultados Esperados Desenvolvimento das habilidades do SAEB e SPAECE, por meio de metodologias ativas. Ampliação da consciência crítica sobre temas sociais relevantes. Estímulo à criatividade e à cooperação entre os alunos. Materiais Necessários Livros: Quarto de Despejo e Cordel Quarto de Despejo – Despertar Pra Conhecer. Materiais reciclados (para maquetes). Cartolina, papéis coloridos, canetas e impressões (para Lapbooks e HQs). Recursos para os jogos (roleta, dados, etc.).
Avaliação:
Participação e engajamento nas atividades. Qualidade das produções e das apresentações na culminância. Reflexão crítica evidenciada no diário e no debate.
Esse projeto proporciona uma abordagem interdisciplinar para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, interpretação e criatividade.
A professora Esmeralda Costa, realizou este projeto com turmas do 9° ano da Escola Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar no ano 2024, durante as aulas da Eletiva de Língua Portuguesa para o SPAECE.
Confira os trabalhos a partir do link que segue:
https://www.facebook.com/share/v/15T2jg3Vce/
Você também pode conferir na íntegra o cordel Quarto de Despejo - Despertar Pra Conhecer de autoria da professora Esmeralda Costa e compartilhar o seguinte link com os seus alunos:
O Facetubes disponibiliza o projeto de Esmeralda Costa para que outros profissionais da educação possam encontrar nele inspiração para trabalhar obras literárias em sala de aula.
VÍDEO-BÔNUS
"Desde o ano passado, essa turminha pedia para eu escrever um cordel pra eles e este ano eles concluíram o fundamental e rumam para o ensino médio. A Escola Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar, organizou a Aula da Saudade e Aproveitamos o momento marcante para apresentar o cordel da minha autoria: "Do Vicentão para o Médio, Trajetória do 9° ano A". É emocionante ver que nossos alunos reconhecem importância e preciosidade da literatura de cordel, patrimônio imaterial e cultural do Brasil". ESMERALDA COSTA