Sábado, 15 de Fevereiro de 2025
18°C 26°C
Curitiba, PR
Publicidade

Professora Esmeralda Costa. Projeto Educacional: Quarto de Despejo

 – Reflexões e Práticas a Partir da Obra de Carolina Maria de Jesus com foco nas habilidades do SAEB e SPAECE.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Professora Esmeralda Costa
22/01/2025 às 19h31 Atualizada em 22/01/2025 às 20h10
Professora Esmeralda Costa. Projeto Educacional: Quarto de Despejo
Projeto “Quarto de Despejo”. Professora Esmeralda Costa.

 

Autora: Professora e poeta Esmeralda Costa (Membro da Academia Poética Brasileira)

Público alvo: Alunos das turmas de 9° ano da rede pública municipal de Campos Sales-CE.

 

Objetivo Geral:

Promover a análise crítica e interpretativa do livro Quarto de Despejo, desenvolvendo as habilidades avaliadas pelo SAEB e SPAECE por meio de atividades interativas que articulem leitura, escrita e expressão criativa.

 

********

 

Jogo que acompanha as atividades do projeto elaborado pela professora Esmeralda Costa.

 

Etapas do Projeto

1. Formação dos Grupos e Apresentação da Obra

Os alunos serão divididos em grupos, cada um com a responsabilidade de explorar uma habilidade do SAEB a partir da obra. A professora apresenta a biografia de Carolina Maria de Jesus e a relevância histórica e social de Quarto de Despejo, contextualizando sua narrativa.

A leitura da obra acontece de forma compartilhada por meio de roda de leitura.

Maquete representando as informações explícitas e a desigualdade social presente na obra de Carolina Maria de Jesus.

 

2. Atividades por Habilidade

Habilidade: Localizar informações explícitas no texto

Atividade: Construção de uma maquete representando os cenários do livro. Desenvolvimento: Os alunos destacam trechos descritivos da obra que mencionam cenários e situações cotidianas. Produzem uma maquete com materiais reciclados que ilustrem as condições de moradia apresentadas no texto. Durante a culminância, explicam as passagens e sua representação na maquete.

Habilidade: Reconhecer os elementos da narrativa e o conflito gerador

Atividade: Elaboração de um Lapbook. Desenvolvimento: Os alunos identificam personagens, cenários, conflitos e desfechos presentes na narrativa. Produzem o Lapbook com colagens, desenhos e resumos que sintetizem esses elementos. Apresentam o Lapbook relacionando os conflitos do livro ao contexto histórico-social de Carolina.

Habilidade: Identificar os níveis de linguagem / Distinguir fato de opinião

Atividade: Criação de histórias em quadrinhos (HQs). Desenvolvimento: Escolhem trechos do livro e adaptam para HQs, distinguindo fatos narrados e opiniões da autora. Os alunos identificam os diferentes registros de linguagem nos textos originais e os reproduzem nas HQs. Apresentam as histórias destacando as escolhas de linguagem e a crítica social da autora.

Habilidade: Reconhecer o gênero discursivo / Identificar o tema de um texto

Atividade: Produção de diários. Desenvolvimento: Escrevem diários fictícios retratando o cotidiano da autora na sociedade atual ou relatam vivências próprias relacionadas ao tema da obra (pobreza, desigualdade, racismo e etc). Refletem sobre como a mensagem do livro ressoa nos dias atuais e apresentam suas criações.

Jogos, capas de cordeis e análises de textos, que acompanham as atividades.

 

3. Produção de Jogos Temáticos

Cada grupo criará um jogo baseado na habilidade estudada e na obra.

Sugestões de jogos: Roleta Literária: Perguntas sobre o enredo, linguagem e conflitos do livro. Trilha Literária: Perguntas em sequência sobre habilidades como localizar informações explícitas e reconhecer elementos da narrativa.

Apresentação:

Durante a culminância, o público presente interage com os jogos após uma breve explicação dos grupos sobre as habilidades e as atividades desenvolvidas.

Os alunos e alunas leram e interpretaram o livro.

 

4. Atividade Extra – Leitura do Cordel

Após concluir a leitura da obra, os alunos estudam o Cordel Quarto de Despejo – Despertar Pra Conhecer, de Esmeralda Costa.

Discussão em grupo: Comparação entre o cordel e o livro. Identificação dos elementos do gênero cordel.

Os alunos recitam o cordel durante o evento de culminância como homenagem à obra de Carolina Maria de Jesus e ao trabalho de Esmeralda Costa.

Culminância do Projeto Data e local: A serem definidos pela escola. Atividades: Exposição da maquete, Lapbook, HQs e diários produzidos pelos grupos. Apresentação do cordel e interação com os jogos. Resultados Esperados Desenvolvimento das habilidades do SAEB e SPAECE, por meio de metodologias ativas. Ampliação da consciência crítica sobre temas sociais relevantes. Estímulo à criatividade e à cooperação entre os alunos. Materiais Necessários Livros: Quarto de Despejo e Cordel Quarto de Despejo – Despertar Pra Conhecer. Materiais reciclados (para maquetes). Cartolina, papéis coloridos, canetas e impressões (para Lapbooks e HQs). Recursos para os jogos (roleta, dados, etc.).

Boneca Abayomi, utilizada na maquete para representar Carolina Maria de Jesus e Lapbook (frente e costa) sobre o tema.

 

Avaliação:

Participação e engajamento nas atividades. Qualidade das produções e das apresentações na culminância. Reflexão crítica evidenciada no diário e no debate.

Esse projeto proporciona uma abordagem interdisciplinar para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, interpretação e criatividade.

A professora Esmeralda Costa, realizou este projeto com turmas do 9° ano da Escola Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar no ano 2024, durante as aulas da Eletiva de Língua Portuguesa para o SPAECE.

Confira os trabalhos a partir do link que segue:

https://www.facebook.com/share/v/15T2jg3Vce/

Você também pode conferir na íntegra o cordel Quarto de Despejo - Despertar Pra Conhecer de autoria da professora Esmeralda Costa e compartilhar o seguinte link com os seus alunos:

 

https://www.facetubes.com.br/noticia/5944/quarto-de-despejo-ldespertar-pra-conhecerr-de-esmeralda-costa

O Facetubes disponibiliza o projeto de Esmeralda Costa para que outros profissionais da educação possam encontrar nele inspiração para trabalhar obras literárias em sala de aula.

 

VÍDEO-BÔNUS

"Desde o ano passado, essa turminha pedia para eu escrever um cordel pra eles e este ano eles concluíram o fundamental e rumam para o ensino médio. A Escola Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar, organizou a Aula da Saudade e Aproveitamos o momento marcante para apresentar o cordel da minha autoria: "Do Vicentão para o Médio, Trajetória do 9° ano A". É emocionante ver que nossos alunos reconhecem importância e preciosidade da literatura de cordel, patrimônio imaterial e cultural do Brasil". ESMERALDA COSTA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
JaimeHá 3 semanas BSB/DFUm artigo q prende a nossa atenção, pela qualidade do mesmo.
João RodriguesHá 3 semanas ReriutabaPoetisa Esmeralda, estive aqui olhando sua matéria no Facetubes e me deu uma luz aqui. Eu estava pensando como fazer para propor o uso de meu novo livro (Um voo nas asas do vento) nas escolas por aqui. Pronto! Encontrei algumas dicas na sua matéria. Obrigado????????
Lindicássia Nascimento Há 3 semanas Barbalha-CE Um trabalho fantástico que merece reconhecimento. Esmeralda Costa e Mário Lincoln formam uma dupla perfeita na divulgação da literatura de cordel. De parabéns estão os dois, pelo cordel e pela matéria muito bem elaborada.
Joizacawpy Há 3 semanas São luís Parabéns professora Esmeralda por atitude louvável, precisamos muito de ações de fomento ao gosto pela leitura e apreciação da literatura.
Mostrar mais comentários