Sábado, 15 de Março de 2025
17°C 22°C
Curitiba, PR
Publicidade

A exclusiva entrevista de Pedro Sampaio com Pedro do Cordel, idealizador da Cordelteca Gonçalo Ferreira

Cordelteca Gonçalo Ferreira é considerada a salvaguarda da cultura nordestina-raiz, no sudeste brasileiro.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: PEDRO SAMPAIO/PEDRO DO CORDEL
18/02/2025 às 09h29 Atualizada em 18/02/2025 às 10h01
A exclusiva entrevista de Pedro Sampaio com Pedro do Cordel, idealizador da Cordelteca Gonçalo Ferreira
Pedro Sampaio & Pedro do Cordel

EXCLUSIVO:  Editoria de Cultura do Facetubes com PEDRO SAMPAIO para a "Coluna do Cordel Brasileiro", assinada pela poeta e cordelista premiada Esmeralda Costa.

 

Esmeralda Costa.

No coração de Bauru, interior paulista, floresce um santuário da literatura de cordel e da cultura nordestina: a Cordelteca Gonçalo Ferreira. Sob a batuta do jovem Pedro Mota, conhecido como Pedro do Cordel, esse espaço se tornou referência nacional e ponto de convergência para estudiosos, artistas e apaixonados pelas rimas populares e pelas tradições do Sertão.

Desde a infância, Pedro desenvolveu uma paixão singular pela cultura nordestina. Encantado por obras sobre o cangaço e a musicalidade do baião, xaxado e forró, ele canalizou esse amor para a criação da Cordelteca, que hoje abriga um acervo com mais de quatro mil títulos. Homenageando o mestre Gonçalo Ferreira da Silva, fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, a biblioteca não apenas preserva a história, mas também inspira futuras gerações.

A iniciativa não passou despercebida. Reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Cordelteca recebeu cartas de incentivo, embora ainda careça de apoio efetivo das políticas públicas locais. Isso, no entanto, não impediu Pedro de seguir em frente. Criador do projeto “Brincando de Cordel”, ele já impactou mais de 30 mil estudantes em escolas de todo o Brasil e também no exterior, compartilhando as riquezas do universo cordelista.

Pedro também ganhou destaque em eventos culturais de peso, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), e participou de simpósios como o Cariri Cangaço. Sua trajetória foi reconhecida em programas como “Fantástico” e “Encontro com Fátima Bernardes”, sempre levando consigo o compromisso de valorizar a cultura nordestina.

O artista também está prestes a lançar seu primeiro álbum autoral, “Zagaia”. A obra promete ser uma fusão ousada entre o forró tradicional e influências do rock psicodélico, jazz e música indiana, revelando outra faceta da versatilidade de Pedro.

A Cordelteca Gonçalo Ferreira, portanto, transcende o conceito de biblioteca. Ela é um farol que ilumina as tradições populares e uma ponte entre o Nordeste e o Sudeste. E Pedro Mota segue como esse elo vivo, que conecta passado, presente e futuro, na cadência rimada da poesia que resiste e floresce.

Abaixo, a entrevista EXCLUSIVA do poeta e cordelista PEDRO SAMPAIO com Pedro do Cordel, para a TV DO FACETUBES:

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
JaimeHá 3 semanas BSB/DFSó podemos aplaudir de pé e com direito a vários bis!!! Que magnificência, parabéns a todos os envolvidos. A cultura está mais rica, com essa atitude altruísta. SHOW!!!
CarlaHá 4 semanas Bauru Este espaço é para todos! Uma biblioteca viva, onde despretensiosamente se tornou um ponto de referência para Bauru e região. ❤️ Mais uma vez obrigada.
Pedro Sampaio Há 4 semanas Fortaleza Ce Expressar nossa gratidão ao Mestre Mhario Lincoln e Professora Esmeralda Costa pela nobreza de espaço aberto ao universo do Cordel na maior Plataforma de Cultura das Américas o PORTAL FACETUBES e também a família Mota Popoff através de Marcelo/ Carla e Pedro, pelo carinho sem limites a esse Kabokim das quebradas de Caucaia realizei o sonho de conhecer esse trabalho realizado por Pedro do Cordel que homenageia o imortal cearense Poeta Gonçalo Ferreira e abriga nossa poesia popular Parabéns,grato
Fátima MeloHá 4 semanas SanFrancisco, Califórnia Parabéns ao jovem Pedro pela inciativa de resgatar a literatura de cordel para o Brasil, hoje tão carente de cultura literária.
Julianno ParmaHá 4 semanas Parma IT (Emilia-Romagna).Ero a Bauru e ho incontrato Cordelteca. Ho pensato che fosse molto buono. Ho portato l’idea qui, nella mia città in Italia. I miei nonni sono andati a San Paolo, quindi abbiamo un debito con loro.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários