Sexta, 04 de Dezembro de 2020 10:53
[email protected]
Blogs e Colunas ORQUÍDEA SANTOS

Edição da Revista Nacional Orquídea Santos. 05.11.2020

Notícias sociais e entretenimento.

05/11/2020 10h54 Atualizada há 4 semanas
324
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquidea Santos
Sharlene Serra
Sharlene Serra

CAPA: Os maranhenses  sabem o quanto é importante a “Coleção Incluir”, da especialista em Educação, inclusiva, educadora, palestrante, escritora e poeta maranhense Sharlene Serra. Coleção,  composta por livros infantis que abordam a inclusão de pessoas com deficiência através da leitura, e permite  que crianças sem deficiência, aprendem sobre as diferenças. A coleção passou a ser fonte inesgotável do aprendizado das convivências e benquerenças, no que tange o ver a pessoa na sua integridade, reconhecer o outro, exercitar a empatia, o respeito às diferenças e nos valores morais, com objetivo de conscientizar e humanizar toda a sociedade, trabalhando através da literatura a inclusão, no que tange a acessibilidade atitudinal, ou seja, ter atitudes acessiveis de respeito a condição individual do outro.

 A literatura da escritora Sharlene Serra tem um olhar social e além da Coleção incluir ela nos apresentou outro aspecto importante,  que precisa ser abordado , o tema sobre abuso infantil que consta no livro “Diário Mágico - um segredo para contar,  e serve como uma ferramenta de proteção as crianças. O livro faz referência também a um ‘diário’, como forma de resgate das memórias, da história e da escrita. E no final da obra, ela traz uma lista dos órgãos responsáveis para a efetivação de denúncias de violências contra abusos infantis. Em 2018, a autora esteve nas Bienais do Livro do Ceará e Pernambuco, e Fortaleza,  recebeu menção de aplausos sendo inspiradora para o dia municipal da Literatura inclusiva, além de estar em várias participações em Antologias. Os livros estão  nas escolas particulares de São Luís e de outros Estados. Sharlene Serra foi uma das 25 homenageadas pela biblioteca Pública Benedito Leite,  recebeu o certificado de reconhecimento pela OAB pela sua atuação na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, e recebeu o certificado de homenagem “Amiga da Leitura Maria Firmina dos Reis”, através da rede de Bibliotecas Comunitárias, ilha Literária, pelo reconhecimento da sua atuação em prol da literatura infanto-juvenil. Em 2019  recebeu prêmio Monteiro Lobato em Búzios. Foi escritora homenageada da FLICT, Feira de Livro de Caxias-MA, e teve seus livros mencionados  em rede Nacional no programa da Fatima Bernades. Lançou em 2019  pela editora Penalux o livro Espelhos de Eva, que aborda o universo feminino. Sobre Planos, Sharlene Serra, tem no prelo 2 livros voltados para literatura infantil, outro sobre poemas. E muitas historias para contar.

 

Se liga.

Por que alguns pensadores acreditam que vivemos 'momento decisivo' da história humana. Se você está lendo estas palavras, saiba: você possivelmente está vivendo a época mais influente e decisiva para a humanidade de todos os tempos. E a importância desse período já havia sido anunciada, acredite, antes da pandemia de coronavírus e de toda a crise política que se vê em vários cantos do mundo. Quem diz isso são alguns filósofos e pesquisadores que têm se unido em torno da ideia de que vivemos o período da "dobradiça da história". O termo vem do livro On what matters (Sobre o que importa, em tradução livre) do filósofo britânico Derek Parfit.

Jornalista Orquídea Santos.

Encontro Nacional da Indústria online

O Encontro Nacional da Indústria (Enai) deste ano acontece nos dias 17 e 18 de novembro. A edição 2020 será 100% online. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Sebrae, SESI e SENAI, o evento reúne investidores, especialistas, líderes de organizações empresariais e executivos de empresas de todos os segmentos industriais das diversas regiões do país para discutir tendências e desafios, propor caminhos e difundir soluções que ampliem a competitividade da indústria. Diversos temas, como a urgência da reforma tributária, a importância da inserção internacional e de uma nova estratégia de política industrial, além da sustentabilidade, a busca da eficiência do Estado e a jornada rumo à indústria 4.0 serão abordados no evento. A programação preliminar está dividida em painéis e palestras. Nas sessões de palestras serão no estilo "short talks", online e ao vivo, parceiros apresentarão tendências e casos de sucesso nas indústrias brasileiras. O futurista Gerd Leonhard, considerado um influenciador global, que se concentra no futuro da humanidade e da tecnologia, na ética digital, inteligência artificial, liderança e previsões futuras, participa da abertura no dia 17 de novembro, às 15h.  Os empresários industriais do Maranhão podem acessar a programação completa e fazer sua inscrição gratuita por meio do site da FIEMA (www.fiema.org.br). 

 

Nova fábrica em Codó

A Chlorum Solutions, por meio da Alliance Química, inaugura, no próximo dia 7 de novembro, mais uma planta de produção de cloro álcalis. A unidade tem capacidade produtiva inicial de 12 toneladas de cloro equivalente por dia, produzirá hipoclorito de sódio, ácido clorídrico e soda cáustica. A localização privilegiada da cidade de Codó, com fácil acesso a outras regiões do Maranhão e também estados vizinhos, tanto no Norte quanto do Nordeste foi determinante na escolha do município maranhense para abrigar o empreendimento. A fábrica de Codó deve abastecer estados dessas regiões, reduzindo em mais de 1.300 km a distância que estes produtos percorrem hoje para chegar ao destino final.

 

Eduardo Andrade.

O conceituado autor, professor e cirurgião dentista Eduardo Dias de Andrade, destaque na programação da IV Jornada de Odonto da UNDB, que acontece nos próximos dias 3 e 4 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo site http://jornadadeodontologia.undb.edu.br e estão abertas não apenas para alunos da UNDB mas para todos os demais estudantes e profissionais da área.

Teste do pezinho em domicílio

Em tempos de pandemia, quanto mais evitar sair, tanto melhor. E a boa notícia para os recém nascidos é que o  Laboratório Lacmar está oferecendo o serviço de coleta domiciliar do Teste do Pezinho, visando oferecer mais comodidade, conforto e segurança para os bebês e seus pais. Para agendar basta entrar em contato pelos fones (98) 3236 3865 / 991036646. Vale lembrar que o Teste do Pezinho é fundamental para ajudar a detectar precocemente diversas doenças raras, contribuindo para dar mais tranquilidade aos pais ou em casos de confirmação de alguma doença, permite o tratamento imediato, evitando maiores sequelas. O ideal é fazer esse teste entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. Trata-se de um procedimento rápido, feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê, com a rápida coleta de sangue. Esse é um exame muito importante para todos os recém-nascidos, pois permite identificar bebês com alta probabilidade de apresentar algumas doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas.

 

40% DOS VENDEDORES ESTÃO DESPREPARADOS PARA UM BOM ATENDIMENTO

Quatro de cada 10 vendedores estão despreparados para identificar a necessidade do cliente, conforme apontado no estudo publicado no Livro "Custormer Experience Descomplicado", nova obra do Professor Universitário Fernando Coelho. Este e outros dados estão presentes no livro que será lançado que será lançado no dia 17 de novembro, às 19h, no Espaço de Pós-Graduação da UNDB no Shopping Golden, no Calhau.

 

CLICK! OLHA VOCÊ AÍ!

José Arteiro.

Aplausos para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), José Arteiro que fez aniversário nesta semana. Que Deus lhe cubra de muita saúde, paz e felicidade! Aliás José Arteiro e a colunista Flor de Lys (a quem substituo hoje no 'Jornal Pequeno' e nas redes), eram bons amigos. A data aniversária era a mesma. Flor completaria 90 anos, se viva estivesse no dia 03 passado. Ela faleceu em 2011.

 

Célia Rezende.

A Chapa 2, candidata à presidência do Conselho Regional de Enfermagem sob a liderança da professora, enfermeira e empresária, está na reta final de Campanha. As propostas da chapa foram divulgadas massivamente pelas redes sociais e em entrevistas nas rádios maranhenses, já que a campanha é regional. Todos da classe de enfermagem em dia com o Coren, estão aptos a votar. A classe é uma das maiores do Brasil, e que com essa pandemia, teve notoriedade nacional. A campanha acontece em todo o país e a votação acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, on line. A Chapa 2 investe em propostas viáveis, dentre elas a Fiscalização se destaca como bandeira chefe no intuito de otimizá-la obedecendo às diretrizes da Política Nacional de Fiscalização pelo Cofen. "É o momento de reforçar as equipes fiscais, ampliando as rotas de inspeção no interior do Estado e atingir 100% de cobertura da grande São Luís na defesa dos direitos da enfermagem" lembra Célia Rezende.

 

Bráulio Martins.

Um registro de parabéns para o diretor-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado, Bráulio Martins,que fez aniversário na sexta-feira passada, (30). Saúde e paz!

 

 

D. Dulcinéia e família.

Um parabéns especial para dona Dulcinéia que comemorou com a família e amigos próximos seus 86 anos. Que Deus a ilumine e lhe dê vida longa!

 

Samuel Melo Júnior.

Os profissionais da Administração do Brasil estiveram mobilizados na quarta passada, dia 28, para votação nas Eleições 2020 do Sistema CFA/CRAs. No Maranhão foi eleita a Chapa 2 com representantes tanto para as vagas como Conselheiros Federais, quanto para as vagas para o Conselho Regional do Maranhão. O atual presidente, o administrador Samuel Melo Júnior, representará o Maranhão no Conselho Federal na próxima gestão.

 

 

MAIS UM PRÊMIO PARA A MARANHENSE ANA LUÍZA FERRO

Ana Luíza Ferro.

 "Monólogo sobre Confinamento" é destaque no Concurso do Pen Clube do Brasil, colocando a escritora maranhense Ana Luiza Ferro entre os vencedores. Para nós, uma honra ter Ana Luíza entre os melhores do Brasil através de uma instituição internacional de grande conceito literário.

"Agora Sta Inês".

Entrevista com Clélio Silveira, ganha o Brasil, através de Edição Especial do "AGORA".

Importante Jornal Maranhense publica um suplemento especial com a entrevista VICEVERSA do jornalista Mhario Lincoln com o empresário e artista Clélio Silveira, uma das personalidades importantes na produção e organização de grandes shows musicaiis no país. Para ler a íntegra: https://www.facetubes.com.br/galeria/138/importante-jornal-do-maranhao-reproduz-o-viceversa-entre-mhario-lincoln-e-clelio-silveira

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ORQUÍDEA SANTOS
Sobre ORQUÍDEA SANTOS
Revista Nacional de Orquídea Santos. Jornalista profissional e apresentadora de TV. Assessora de Imprensa.
Curitiba - PR
Atualizado às 10h52 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

23° Sensação
11 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 18°

Chuvoso
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 17°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias