Editoria de Literatura e Arte, Plataforma Nacional do Facetubes
Este vídeo abaixo, de Leonardo de Magalhaens, colaborador espontâneo da Plataforma Nacional do Facetubes, fala sobre “Ulisses e outros livros que foram censurados”. Apresenta uma seleção de obras clássicas da literatura mundial que enfrentaram barreiras ao longo da história, com destaque para Ulisses, de James Joyce. A narrativa assinada pelo colaborador, para a editoria de Literatura e Arte do Facetubes, flui com linguagem direta, ressaltando os casos mais emblemáticos.
No centro da pauta está Ulisses, considerado uma das obras mais polêmicas do século XX por seus trechos explícitos sobre a vida interior e detalhes corporais, o que levou à sua censura em países como Estados Unidos e Reino Unido. Publicado inicialmente em 1922 pela livraria Shakespeare and Company, em Paris, o livro só foi autorizado nos EUA em 1933 (ou 1934, de acordo com algumas fontes) após longa batalha judicial.
O vídeo também menciona outras obras que sofreram restrições por motivos diversos — morais, políticos ou religiosos. Na verdade, uma visão crítica: esses vetos não apenas tentavam ocultar ideias, mas acabaram conferindo às obras um status mítico e lendário. A trajetória de “Ulisses”, por exemplo, transformou os obstáculos em instrumento de consagração cultural, reforçando sua influência no modernismo literário.
Com narrativa objetiva e sem recursos de manchetes ou itens, o texto insiste na ideia de que a censura — qualificada aqui como tentativa de moralização — frequentemente legitima e fortalece a obra, ressoando ainda hoje quando revisamos os limites da liberdade criativa e do controle cultural.
VÍDEO-BÔNUS
(A censura continua existindo)
JOEMA CARVALHO Joema: Que seja 'húmus', enquanto durar. E 'manejos de poda', enquanto houver luta!
Auxilium duplex Há um grande movimento contra alimentar a biografia de Carolina Maria de Jesus com a 'romantização da miséria humana'.
NERUDA Pablo Neruda e a criança que sobrevive no adulto: brincar também é uma forma de permanecer humano
EDITORIAL DE HOJE Cada livro, é um pedaço da alma de Maria José Lima: lamentos, silêncios e simbioses
Há 1 ANO-TBT A força da música do Maranhão ouvida na região sul do país
ESPECIAIS Uma vitória em versos: a Academia Cearense de Literatura de Cordel escolhe seu Hino Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 21°
Chuva
EDITORIAL DE HOJE Euclides Moreira Neto: “CARNAVAL NÃO SE FAZ NO SILÊNCIO”
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA 29 DE AGOSTO DO IPIRANGA AO TRATADO DE PAZ E AMIZADE
AUGUSTO PELLEGRINI Augusto Pellegrini: As Cores do Swing - Bill Hollman, Billy Eckstine, Billy May
COLUNA DA AMCLAM - Academia Maranhense de Ciencia, Letras e Artes Militares Rumo aos 200 Anos: PMMA celebra o Dia do Soldado e Dia dos Veteranos