FOTO: Divulgação
Na sexta-feira (25/07), o município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) recebe o lançamento do livro “Entre Mitos, Encantados e Visagentos: A literatura infantojuvenil indígena no Amazonas”, de autoria do pesquisador amazonense Alex Viana, doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A obra explora as literaturas indígenas produzidas no Amazonas, com foco no público infantojuvenil. O evento será realizado às 19h, na Biblioteca Tonzinho Saunier, localizada na Avenida Nações Unidas, no Centro da cidade.
O lançamento conta com apoio do Governo do Amazonas, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Biblioteca Tonzinho Saunier, do PPGLA/UEA e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR.A publicação é fruto da Segunda Oficina Laboratório Editorial, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital nº 07/2023 – CONEC – Fomento às Artes e Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Resultado de uma trajetória acadêmica voltada ao estudo das narrativas indígenas, o livro sistematiza pesquisas desenvolvidas entre 2021 e 2022 no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA), onde o autor concluiu o mestrado. Viana também é graduado em Letras pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA) e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Educanorte.
Voltada para professores, pesquisadores, agentes culturais, estudantes e o público em geral, a obra tem como objetivo ampliar o debate sobre a produção literária indígena no estado, reconhecendo e valorizando as vozes originárias que integram o cenário cultural e literário da região.
Segundo Alex Viana, a expectativa é que a publicação dialogue com diferentes públicos e contribua significativamente para o fortalecimento do conhecimento sobre as literaturas indígenas. “Este livro nasce do compromisso com a valorização das narrativas indígenas e da necessidade de difundir essas produções, que ainda são pouco conhecidas nos meios acadêmicos e culturais”, afirma o autor.
A entrada para o lançamento é gratuita, e o evento promete ser um importante encontro entre literatura, pesquisa e cultura amazônica.
EXCLUSIVO Entrevista exclusiva com o Maestro Fernando Mouchrek em Curitiba-Paraná
Ceará vive Cultura Literatura cearense ocupa a cena com sertão, memória e poesia escrita por mulheres
ESPECIAIS O Supermercado também tem prateleiras de arte e literatura. Anote e confira!
LIVROS MATAM? O que você sabe ou deve saber sobre a nova tendência intelectual, “book core”?
TROVAS MARANHENSES Carlos Cunha 22.10: dia de comemorar o mestre que fez da trova uma escola de pensamento
Entrevista Histórica Após eleição para AML (2022), Lourival Serejo falou à Plataforma Nacional do Facetubes Mín. 10° Máx. 17°
Mín. 11° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 13° Máx. 17°
Chuvas esparsas
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Anne Carson é a 19ª mulher a conquistar o Nobel de Literatura em 125 anos de história do prêmio