Terça, 24 de Novembro de 2020 06:26
[email protected]
Blogs e Colunas REVISTA NACIONAL

REVISTA NACIONAL DE ORQUÍDEA SANTOS 08.11.2020

Entretenimento para todos

08/11/2020 09h15 Atualizada há 2 semanas
217
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquidea Santos
Capa da Revista Nacional OS
Capa da Revista Nacional OS

CAPA:Admée Duailibe

Admée e Werther, anfitrião.
Admée com os filhos.

A professora e culinarista Admée Duailibe celebrou seus bem vividos 90 anos na Villa do Vinho Bistrô. A comemoração contou com a presença dos filhos, netos e bisnetos em um almoço íntimo; com direito a muita música que é a marca registrada da família Duailibe. Nos teclados o músico Henrique Duailibe e no microfone o cantor Marco Duailibe - ambos filhos da aniversariante - deram o tom festivo. Admée é autora de diversos livros de culinária, fundadora do curso de Gastronomia da Universidade CEUMA, pós-graduada em Consultoria Turística, presidente da Sociedade Beneficente Feminina Libanesa, devota de Santa Terezinha, mãe de 8 filhos, avó de 18 netos, bisavó de 16 netos e trisavó de um. Residente de uma das áreas mais coloridas durante as festas típicas, Admée mora na Rua do Passeio, no coração da Madre Deus e recebe os brincantes de carnaval e São João de portas abertas. Autora de quatro livros, o primeiro deles foi ideia e edição da Lusitana, com várias receitas da cozinheira e fotos do renomado Edgar Rocha. Pouco depois, fundou a escola Cozinharte, localizada também na Madre Deus, que esteve em funcionamento por mais de 30 anos  e existe até os dias de hoje. Das várias obras, o livro “Receitas Deliciosas” foi um dos mais famosos, onde Admée ensina desde o ABC para quem não entende nada de cozinha, até receitas criativas para quem deseja experimentar. Na foto a aniversariante com o proprietário da Villa do Vinho Bistrô, Werther Bandeira.

++++++++++++++

Parceria em favor da cultura

O diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e conselheiro do Serviço Social da Indústria (SESI), Celso Gonçalo representou o presidente Edilson Baldez das Neves, na última quinta, 5 na cidade de Rosário, onde foi assinado o contrato de construção das instalações da Sala de Música, que funcionará em anexo a unidade SESI Indústria do Conhecimento já instalada na cidade. Na solenidade, o diretor da FIEMA, Celso Gonçalo assinou a parceria com o município de Rosário, representado pela prefeita Irlahi Linhares Moraes, o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima e o empresário da Alpha Ômega Serviços Eireli, Pedro Alceu. Vale destacar que há alguns anos, o Conselho Estadual do SESI aprovou a doação dos instrumentos que compõem a Orquestra Sinfônica de Rosário Erasmo Neves, para a gestão e responsabilidade da Prefeitura Municipal de Rosário, que é a quarta cidade mais antiga do Maranhão, com 400 anos. Celso Gonçalo ressaltou que Rosário tem um histórico de musicalidade e que a orquestra do SESI formou grandes profissionais da música na cidade, inclusive professores de música da própria orquestra, e que essa parceria visa dar continuidade a esse legado. A solenidade contou ainda com a presença da secretária Municipal de Educação, Ana Rita Aragão Abreu, da coordenadora regional do IEL-MA, Michelle Frota, da coordenadora de educação do SESI, Vanda Marli e da equipe do SESI. As obras iniciam ainda este ano e a inauguração é prevista para o segundo semestre de 2021.

++++++++++++++++++

INTERESSANTE LEMBRAR

A Academia Maranhense de Letras (AML) lançou no ano passado, 12 fascículos com vasto material do professor Jerônimo de Viveiros, um dos maiores historiadores do Maranhão. O material, de extrema importância jornalística e histórica, publicado nos anos 1950, foi resgatado pelo pesquisador Luiz de Mello. As obras reúnem artigos selecionados por assuntos, incluindo política, economia e história. É do professor Jerônimo de Viveiros, por exemplo uma coleção de quatro livros sobre a história do comércio do Maranhão, que são obras fundamentais para a compreensão da realidade econômica e social do estado, desde aquela época.

++++++++++++++++++

Black Friday

Novembro chega trazendo a expectativa de clientes e lojistas para as vendas do Black Friday 2020. O Rio Anil Shopping terá uma programação especial, não só dia 27/11 (sexta-feira), mas durante todas as semanas que antecedem a Black Friday. "Queremos estimular esse cliente a conhecer nossas promoções e já se programar desde cedo para comprar aquilo que deseja. Cada semana um setor diferente estará em oferta, as lojas participantes estão prontas para oferecer os melhores preços e boas condições de pagamento", explicou Rafael Saldanha, Superintendente do Rio Anil Shopping. Para quem quiser aproveitar as ofertas sem sair de casa, os lojistas estão oferecendo a vitrine virtual para exibir seus produtos e o cliente pode comprar e pagar pela internet. "Para isso temos uma logística de entrega parecida com o que fizemos no início do ano: drive thru e delivery para que o cliente pague e receba em casa. Mas quem quiser nos visitar, pode ficar tranquilo, estamos seguindo todos os protocolos de distanciamento e higiene previstos", disse Rafael Saldanha. Neste domingo (8), o foco das ofertas é a "Semana do Lar", com promoção de móveis, eletrodomésticos e cama/mesa/banho. Mas ainda estão programadas ações específicas para bem-estar, estilo e diversão, até o grande fim de semana da Black Friday, entre 27 e 29 de novembro.

++++++++++++++++

O SONHO DE TODA BAILARINA

Bolshoi no Brasil realiza etapa antecipada online. Seleção nacional de candidatos acontece em janeiro de 2021 com etapa de pré-seleção on-line que pode ser enviada por meio de vídeo até o próximo dia 14 de novembro. Pela primeira vez, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza a etapa que antecede a Seleção Nacional, para ingresso de novos alunos bolsistas, de forma on-line. As inscrições devem ser feitas pelo site (escolabolshoi.com.br/audicoes) com envio de um vídeo, até o dia 14 de dezembro de 2020. Lembramos que algumas bailarinas maranhenses já se destacaram nesse importante grupo de teatro que forma destaques mundiais na categoria.

+++++++++++++++

Doces natalinos e workshop de cafés

Atelier Don'Anna tem programação imperdível em novembro. Na terça e quarta-feira (11 e 12), o Grupo Mateus através do Atelier Don'Anna será palco de uma oficina com gostinho de natal: Doces natalinos. Em seu primeiro dia (11), a aula-show ministrada pela Chef Confeiteiro, Pedro Ernani, a turma descobrirá as técnicas para o preparo do bolo que é a cara do Natal. o Red Velvet. Na quarta-feira (12), será a vez de aprender o preparo de Brownies, Blondies e Red Velvet Cheesecake. Durante os dois dias as aulas começam às 19h e o investimento é de R$ 120. O fechamento da programação de cursos do mês ficará por conta do Workshop de Cafés L'Or, que acontece no sábado (21), às 9h, no próprio Atelier. Será a vez dos apaixonados por café experimentarem as cápsulas L'OR, que em cada cápsula o equilíbrio entre os sabores suaves e intensos, proporcionando novas sensações em cada xícara. Ficou interessado em participar de um dos cursos? Então aproveite e garanta a sua reserva através da plataforma Sympla. Em razão das medidas de distanciamento e prevenção a COVID-19, o número de vagas está reduzido, por isso não perca tempo!

++++++++++++++++++++

Biden e Harris.

A nova Vice-presidente eleita dos EUA: Negra, Indiana, forte, destemida me vitoriosa

Kamala Harris a primeira vice-presidente mulher e negra dos EUA e a primeira vice-presidente negra, descendente de indianos, tem uma história de luta por trás de todo glamour. Inclusive, na disputa direta para sair candidata oficial do partido democrata, teve sérias discussões (durante o debate público, pela TV) com o próprio Biden, acusando-o, de forma veemente, de ter “participado de políticas racistas e segregacionistas do Partido Republicano”. Panos limpos, o partido acatou a escolha dela para vice de Joe Baden por várias razões: foi brilhante advogada, chegando à Procuradoria Geral por ser combativa e competente. Isso gerou ciúmes em Trump que ensaiou uma reação ao ver a indicação de Harris na chapa de seu adversário e disse que depois da discussão durante as primárias, onde ela ofendeu Joe, ele a fosse escolher”. Mas, o importante é que ambos dirigirão um dos maiores e mais influentes países do Mundo. Cada um do seu jeito, em prol de um bem comum “e um EUA unido”, como disse no seu discurso, o novo presidente eleito dos Estados Unidos. Mas, vale a pergunta: um país que cobra tanta democracia e igualdade de países alinhados, por que tão poucas representantes femininas são alçadas a candidatas aos cargos elevados nos EUA? Lembre-se: Kamala é só a quarta mulher a integrar uma chapa presidencial de um grande partido nos EUA, e a primeira a ser eleita. Na verdade, são poucas as mulheres que concorreram ao cargo de presidente ou vice-presidente. Se negra, então, raríssima. Só uma mulher negra nessa história toda conseguiu esse feito. Trata-se de Shirley Chisholm, também primeira mulher negra eleita ao Congresso por sete mandatos, entre 1969 e 1983. Ela concorreu à nomeação do partido democrata à Casa Branca em 1972, mas não foi escolhida. Por isso, a importância de Harris nesse processo evolutivo. Deus a abençoe.

Quem é o presidente eleito? Joseph Robinette "Joe" Biden Jr. é um advogado e político norte-americano. Filiado ao Partido Democrata, foi o 47º vice-presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, na gestão de Barack Obama. Entre 1973 e 2009, exerceu seis mandatos consecutivos como senador pelo Delaware, período em que presidiu importantes comitês do Senado. 

CLICK! OLHA VOCÊ AÍ:

FIEMA.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves iniciou a semana recebendo na tarde de terça-feira (3) a visita institucional do coronel Aviador Marcello Correa de Souza, diretor do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) que estava acompanhado do relações institucionais do Centro, Coronel João Batista Silva Tavares.  A visita contou com a participação do diretor da FIEMA, presidente do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da entidade (COPIN), Luiz Fernando Coimbra Renner que também é o coordenador do Grupo de Trabalho Pensar o Maranhão, ao qual o diretor do CLA faz parte, do superintendente da FIEMA, Cesar Miranda e do chefe de gabinete do presidente da FIEMA, Antonio Nelson Farias.  Na pauta o coronel apresentou as principais ações, projetos e situações de infraestrutura que precisam ser definidas para que Alcântara possa consolidar o polo de lançamento de satélites e desenvolver toda a região em que se encontra. Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez o momento é de unir forças e promover o desenvolvimento do Estado. "Não podemos perder a chance de concretizar e inserir a Base de Alcântara, o Maranhão e o Brasil no cenário aeroespacial mundial! O desenvolvimento do Maranhão e do Brasil é a nossa bandeira", finalizou o líder empresarial.

Joaquim Neto.

+++O destaque hoje vai para o servidor Joaquim Francisco Figueiredo dos Anjos Neto que completou, na terça-feira (3), 50 anos de atividade profissional no Tribunal de Justiça do Maranhão, registrando sua rica contribuição ao Poder Judiciário. Em data tão significativa, ele recebeu os cumprimentos do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, ao tempo em que se mostra uma referência e exemplo para os todos os servidores do Poder Judiciário, dignificando o trabalho na sua trajetória profissional. Joaquim Francisco Figueiredo dos Anjos Neto é filho dos ex-servidores do Tribunal de Justiça, Liberino Santos dos Anjos e Aldeíde Figueiredo dos Anjos (in memoriam) e irmão dos desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos e José Jorge Figueiredo dos Anjos. Cinquenta anos se passaram e outros tantos virão para Joaquim Francisco Figueiredo dos Anjos Neto continuar prestando relevantes serviços à Justiça do Maranhão, exaltando o valor do trabalho numa dimensão especial.

 

Telma dos Anjos e Mariléia Costa

+++A empresária Telma dos Anjos e a procuradora de Justiça, Mariléa Costa no XVIII Fórum da Mulher Empresária, realizado no Blue Tree Towers São Luís, promovido pela Associação Comercial do Maranhão. O Fórum teve como tema este ano "Mulheres que Transformam" que são as que tem propósito de vida e nos negócios, mulheres que inspiram, que realizam e que deixam, de modo incomparável suas marcas no mundo. 

 

Capa do romance.

LIVRO INÉDITO DE JOÃO EWERTON: O que você faria se, de repente, você fosse sequestrado por agentes desconhecidos, para cumprir pena noutro mundo, num tempo distante, porque você seria uma ameaça em potencial para aquele lugar, do qual você nunca havia escutado falar?Essa é a premissa desse cortejo fantasma, um romance recheado com histórias surpreendentes, de amor, ódio, traição, terror, suspense, e umas boas doses de humor, que transcorrem entre o principado otomano de Queluz, no fundo do mar, e as terras pantanosas do misterioso Maranhão. O romance produzido por João Ewerton pode ser adquirido pelo www.amazon.com.br

 

O aniversariante. Parabéns.

ANIVERSÁRIO DE MILTON RODRIGUES DE CASTRO

+++Aos 87 anos completados no sábado, dia (07.11.2020), o empresário aposentado Milton Rodrigues de Castro respira saúde. Dono de um espírito humano fantástico, Milton é muito querido pela família e pelos amigos que construiu ao longo dos anos. Na data, recebeu uma singela homenagem do seu amigo Nino Savaris, representando todos aqueles que admiram e gostam de Milton, que, em razão da Pandemia, não fez festas, mas recebeu telefonemas, mensagens de felicitações e ganhou um bolo especial de aniversário. Milton de Castro é vizinho de Mhario Lincoln e Veridiana, no prédio onde moram. Porta com porta. Uma amizade que já passa dos 17 anos, numa convivência saudável e amiga. Que Deus o proteja, através de João 4:11-12:  "Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu amor está aperfeiçoado em nós". Amém!

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ORQUÍDEA SANTOS
Sobre ORQUÍDEA SANTOS
Revista Nacional de Orquídea Santos. Jornalista profissional e apresentadora de TV. Assessora de Imprensa.
Curitiba - PR
Atualizado às 06h21 - Fonte: Climatempo
15°
Nuvens esparsas

Mín. 13° Máx. 27°

15° Sensação
13 km/h Vento
88% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias