Segunda, 27 de Julho de 2026 00:14
(xx) xxxxx-xxxx
Brasil Especiais

Poesia na rua: entre buzinas, vento cheirando terra e a luz solitária de um poste, a poesia ganhou corpo e suor

Em 2 de setembro, nas ruas da Cohama, em São Luís, Ítalo Gondim (autor de “Histórias de um Louva-a-Deus”), levou sua poesia intimista ao encontro do povo, marcando a expansão da “TV Mhario Lincoln” rumo ao Portal televisivo TV AQUI BRASIL.

02/10/2025 10h21 Atualizada há 10 meses atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln
Ítalo Gondim.
Ítalo Gondim.

Crédito: Editoria de Literatura e Arte — Plataforma Nacional do Facetubes.Com Mhario Lincoln (www.facetubes.com.br).

Obs: o vídeo inclui matéria do lançamento do livro  “Histórias de um Louva-a-Deus”.

 

Continua após a publicidade

Aquele 2 de setembro ficou como um sopro inaugural. A TV “Mhario Lincoln do Brasil”, em plena fase de expansão e já mirando a futura TV AQUI BRASIL, decidiu que poesia não cabia apenas em estúdios. Precisava respirar os paralelepípedos coloniais, o asfalto, cruzar esquinas e encontrar olhos reais. Nascia, assim, “Poetas na Rua”, um formato simples e ousado (câmera na mão, microfone aberto, cidade por cenário), que trocou o silêncio da ilha de edição pela música viva dos ônibus, dos comerciantes, das janelas.

 

Continua após a publicidade

Em São Luís, no bairro da Cohama, a cidade virou plateia e partitura. Ítalo Gondim, com sua delicadeza cortante, recitou versos que parecem cochichar verdades no ouvido intimistas, porém públicos, como se cada palavra encontrasse morada no passo apressado de quem passa.

 

Continua após a publicidade

 Histórias de um Louva-a-Deus” apareceu ali como metáfora de atenção e recolhimento: o poeta que observa, espera, devora silêncios e devolve sentido. Entre buzinas, vento cheirando terra molhada e a luz solitária de um poste da CEMAR (Centrais elétricas do Maranhão), a poesia ganhou corpo e suor; ou seja, uma prova de que inovar é tão somente devolver o poema ao seu habitat natural: a rua, onde tudo começa.

 

Continua após a publicidade

Dez anos depois, a lembrança permanece como prova de que a televisão pode, sim, ser ponte afetiva. “Poetas na Rua” mostrou que quando a palavra desce do púlpito e pisa no chão, ela deixa de ser discurso para virar encontro. Foi ali, com Ítalo Gondim que a TV aprendeu a escutar; e a poesia, a se multiplicar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Socorro Guterres Há 10 meses atrásNatal/ RNInteressante matéria! Que essas " pontes afetivas " se multipliquem????????
Mostrar mais comentários
MARANHÃO 03 - MA

MARANHÃO 03 - Maranhão

Sobre o município
MA 03
Curitiba, PR
Atualizado às 21h01
14°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 22°

14° Sensação
1.28 km/h Vento
96% Umidade do ar
12% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)

Mín. 15° Máx. 27°

Tempo limpo
Quarta (29/07)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias