
Textos escolhidos
Por Valquiria Santana
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
[email protected]
Vinte e seis escritoras integram a exposição “Mulheres em Imagens e Palavras”, que reúne fotografias pessoais e poemas de autoras maranhenses, integrantes da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Seccional Maranhão (AJEB-MA). As obras ficam em cartaz até esta sexta-feira (31), na galeria de arte Celso Antônio de Menezes, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), em São Luís. O espaço está aberto ao público das 8h às 18h.
As autoras são Adriana Bezerra, Adriana de Jesus, Alzerina Pinho, Anna Liz, Carla Sílvia, Dilercy Adler, Dorlene Macedo, Elany Morais, Eliane Morais, Frahm Torres, Geane Fiddan, Heloisa Sousa, Janayna Ricoly, Joizacawpy, Inês Maciel, Linda Barros, Linda Reis, Luiza Cantanhêde, Luize Azevedo, Márcia Reis, Maura Luza Frazão, Regilane Maceno, Sharlene Serra, Silvana Meneses, Tereza Cunha e Wanda Cunha.
A coordenadora da AJEB/MA, Anna Liz, explicou que o objetivo da exposição é dar visibilidade e valorizar as histórias, vivências e contribuições culturais, sociais e afetivas das escritoras, reunindo imagens e palavras que traduzem o olhar dessas mulheres e sua presença marcante no cotidiano do Maranhão.
“Toda mulher que chega a um lugar de visibilidade ou poder tem o papel de ’pegar na mão’ de outras mulheres, seja abrindo portas, oferecendo oportunidades, divulgando o trabalho, homenageando ou compartilhando saberes”, acrescenta a coordenadora, que também integra a exposição com o poema "Caminho de areia”.
Entre as autoras em exposição está a adolescente Luize Azevedo, 15, a mais jovem entre as associadas da AJEB/MA. Ela é filha do servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão, Lucivaldo Azevedo, que atua na 1ª Vara de Interdição e Sucessões, Tutela e Curatela, no Fórum de São Luís.
Luize Azevedo, estudante do Centro de Ensino Estado do Mato Grosso, teve contato com a literatura ainda na infância, escrevendo histórias infantis e aos 12 anos escreveu seu primeiro livro intitulado “Água”, que tem como personagem uma adolescente negra que busca seu lugar no mundo. Aos 14 anos começou a fazer poesia, após ingressar na Academia Maranhense de Letras Infantojuvenil. Ela participa da exposição, em cartaz no Fórum de São Luís, com o poema “O céu”.
Também integra a exposição a servidora Maria Arlinda Reis, que atua na Divisão de Serviço Social e Psicologia do Fórum Des. Sarney Costa. Ela, que assina suas obras com o nome artístico Linda Reis, está em cartaz com o poema “No mesmo instante“.
“Ver nossos poemas e histórias ocupando espaços públicos é celebrar a força da escrita feminina e aproximar a arte do público”, afirmou Linda Reis, que além da AJEB, participa de outros coletivos com Biblioteca Mundial de Letras y Poesía e o World Literary Forum for Peace and Human Rights (WLFPH). Ela é uma das co-fundadoras do Núcleo Acadêmico Italiano de Ciências, Letras e Artes (NAISLA), no Brasil.
A exposição “Mulheres em Imagens e Palavras” já esteve em cartaz nas cidades de Santa Luzia e São José de Ribamar e será levada também para os municípios de Codó, Caxias, Pindaré Mirim , Alto Alegre do Pindaré e Santa Inês.
A AJEB foi fundada em 1970, na cidade de Curitiba-PR, e a regional do Maranhão foi instituída em setembro de 2018 e atualmente conta com 33 integrantes.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
[email protected]
Mín. 15° Máx. 22°