Domingo, 07 de Março de 2021 21:29
[email protected]
Blogs e Colunas COLUNISTAS

Especial: Revista Nacional de Orquídea Santos. Hoje, 24 de janeiro do ano de 2021

Entretenimento para todos

24/01/2021 09h22 Atualizada há 1 mês
231
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquidea Santos
Daniel Blume
Daniel Blume

CAPA: As letras do Maranhão em festa. O professor Natalino Salgado, reitor da UFMA, abriu as portas dos salões do belo Palácio Cristo Rei, na Praça 'Gonçalves Dias', em São Luís do Maranhão, para a instalação das reuniões da Academia Ludovicense de Letras, uma das instituições aplaudidíssimas entre intelectuais ludovicenses. O acordo foi assinado na semana passada e ratifica a mútua cooperação entre a UFMA e a ALL, "visando a promoção de exposições do aparato histórico da Universidade Federal do Maranhão, além de fomentar a difusão de informações culturais e literárias", nos confidencia o presidente da ALL, escritor Daniel Blume. Já o prédio, dispensa comentários. É realmente lindo! Tombado pelo Iphan, o Palácio Cristo Rei é um sobrado de três pavimentos construído em 1838 pelo arquiteto Manoel José Pulgão. Parabéns a ALL e à administração forte e ilibada de Blume, bem como à sensibilidade inerente aos homens de bem, como é o caso do também escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, Natalino Salgado Filho.

===============

FIEMA alerta empresários industriais para prazo da contribuição sindical

Dia 29 de janeiro é o prazo para pagamento da contribuição  

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) alerta as empresas industriais do Estado que o prazo de recolhimento da Contribuição Sindical de 2021 encerra no próximo dia 31 de janeiro, conforme previsto nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A arrecadação é feita por meio de boleto bancário encaminhado as empresas pelos Correios e pago, em qualquer agência bancária ou casa lotérica, com prazo de vencimento até sexta, 29 de janeiro. Vale ressaltar que depois desse prazo, haverá cobrança de multa e juros. Por meio dos sindicatos patronais, as indústrias que estão com a contribuição em dia contam com o apoio da FIEMA, no que tange à defesa de interesses do setor nas áreas tributária, jurídica, legislativa, econômica, dentre outras. As empresas e seus colaboradores também têm acesso aos serviços nas áreas de educação, saúde, lazer, informação e tecnologia oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), instituições ligadas ao Sistema FIEMA.

De acordo com a FIEMA, a contribuição deixou de ser uma obrigação tributária, mas uma ação em favor do associativismo e os valores são determinados pelo capital social de cada empresa. "Ao fazer a contribuição sindical, o empresário demonstra que está comprometido com o segmento que representa e, como em um ciclo, se beneficia com as vantagens exclusivas ao setor. E mais importante ainda com a contribuição sindical, o Sistema FIEMA ganha mais força para reivindicar melhorias para o setor industrial.", afirma o presidente da instituição, Edilson Baldez. Os industriais que quiserem obter mais informações sobre a Contribuição Sindical e o Sistema FIEMA podem entrar em contato pelo telefone 98 3212 1826.

Camila e Elias Maalouf.

O ano de 2020 não poderia ter sido mais exitoso para a jovem Camila Maalouf, aluna da primeira série do ensino médio do Colégio Dom Bosco. Mesmo com o ensino híbrido e as limitações da pandemia em curso, ela brilhou ao conquistar grandes resultados em importantes olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais. Filha do casal Paula e Wissam Maalouf, Camila foi aprovada na Olimpíada Nacional de Ciências e na Olimpíada Brasileira de Linguística; Finalista na América Latina no Tiger Global Case Competition; Semi- Finalista da Olimpíada Nacional de História do Brasil, além de conquistar o segundo lugar na Olimpíada Brasileira de Inglês no Maranhão. Além de demonstrar na prática o sucesso multidisciplinar da metodologia de Educação Exponencial do Dom Bosco, Camila Maalouf deu um belo exemplo pessoal de garra e atitude ao não se deixar abater pelo cenário incerto. Ao contrário, ela foi à luta e brilhou. E para tal, Camila faz questão de agradecer todo o apoio e ampla rede de solidariedade que começa na família e se estende à escola, através do suporte oferecido por professores, coordenadores e Direção. A coluna parabeniza essa jovem inspiradora! A aluna do Dom Bosco Camila Maalouf comemora seu sucesso acadêmico com o avô Elias Maalouf.

UEMA E VLI 

Uma interação entre a Universidade Estadual do Maranhão e a VLI – companhia de soluções logísticas responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e Tocantins e pela operação do Terminal Portuário de São Luís –, deve fomentar o ensino e fortalecer a cooperação acadêmica, científica e cultural de discentes, docentes e profissionais que atuam em um dos segmentos essenciais para a economia nacional, a logística. Este intercâmbio, que promoverá desenvolvimento de estudos, pesquisas e serviços de extensão até a elaboração e a execução de projetos, é um dos objetivos previstos no Protocolo de Intenções firmado entre a instituição de ensino e a VLI, na última quinzena de dezembro. A expectativa é que as atividades comecem no primeiro semestre deste ano.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Marta Filgueiras.

Os nossos parabéns vão para a empresária Marta Filgueiras, proprietária da PH Mudanças e Transportes Ltda., que aniversaria nesta quarta-feira (27). Desejamos paz, saúde e muitas realizações. 

Campeonato.

A cidade de São Luís/MA sediará o 7º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca no período de 29 a 31 de janeiro/21. As partidas oficiais e a solenidade de premiação acontecerão na arena de jogos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB/São Luís), no bairro do Calhau, na capital maranhense. Todo o evento obedecerá as exigências sanitárias estaduais e federais contra a Covid-19. Com patrocínio do Governo do Maranhão e Grupo Mateus, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o 7º Norte/Nordeste de Sinuca é uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) e AABB/São Luís, com apoio do Jornal Pequeno, Golden Shopping Calhau, Polícia Militar, Centro Elétrico, Serv Bus, Bus Transportes, Praia Mar Hotel, Sistema Fiema, Óticas Diniz, Mar Doce e IEL. O presidente da FMBS, Lourival Marques Bogéa, afirmou que "o 7º Norte/Nordeste abrirá o calendário oficial deste ano da Federação Maranhense. Esse campeonato é aguardado por atletas da região e de todo o país. É uma das principais competições da sinuca profissional brasileira. Há sete anos ininterruptos o evento acontece em São Luís, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte", disse Lourival Bogéa. Atletas da FMBS competirão no 7º Norte-Nordeste de Sinuca 2021.

Parabéns ao Grupo Teatro Improviso 

O Teatro Napoleão Ewerton, do Sesc - localizado na Av. dos Holandeses - incluiu em sua programação de janeiro algumas  companhias do teatro maranhense, entre elas,  Encanto Coletivo, com o espetáculo “Meu Amigo Charlie Brown”, e o grupo Teatro Improviso com “Comédias”, apresentado de forma presencial, em sessão única ontem, sábado, dia 23, e “O Mágico de Oz”, pelo canal do Youtube Sesc Maranhão, que será exibido no dia 30. Com relação ao trabalho do Mágico de Oz, “Costumamos sempre introduzir no texto conteúdos atuais e regionais para trazer o público mais perto da gente, fora as interações que acontecem no decorrer da peça, mas que, infelizmente, nessa apresentação, não acontecerá, pois é uma gravação, mas tem sido um desafio muito prazeroso”, disse a atriz Laura Neres, uma das estrelas da companhia e intérprete do personagem Homem de Lata. Toda a troupe do Teatro do Improvisso merece nossos aplausos pela garra como encara o desafio de fazer o melhor teatro no Maranhão.

Conceição e Froz Sobrinho.

Conceição Melo Rolim, assessora jurídica da Faculdade Santa Terezinha (CEST), com o diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargador Froz Sobrinho, na assinatura do convênio que disponibiliza descontos nas mensalidades no MINTER / Mestrado Interinstitucional em Direito Político e Econômico a desembargadores e magistrados, advogados, assessores e servidores do TJMA.

Coleção de Bonecos.

O apresentador da TV Cultura do Vale (RS), Bernardo Guedes, maior colecionador de bonecos do Brasil é homenageado na Mostra EliteDesign 2021 de Porto Alegre, a ser realizada de 08 de abril a 30 de maio. São dois meses onde os profissionais mais atuantes do mercado vão se reunir para apresentar diversos ambientes de arquitetura, design de interiores, paisagismo, gastronomia e entretenimento à beira do lago Guaíba em Porto Alegre. O arquiteto Khrystian Lima cria ambiente inspirado na coleção de Bernardo Guedes. "Tive como inspiração para esse projeto a história do jornalista Bernardo Guedes, que por muitos anos deixou um brinquedo guardado na gaveta por não ser considerado brinquedo de menino. Mas hoje, com este projeto, trazemos ele para o viés da arquitetura, mostrando o quão única a coleção é para o mundo. Todos que por ali passarem vão se emocionar com a história dos bonecos e de seu dono que acabou se tornando o maior colecionador do Brasil." – disse Khrystian Lima. O projeto intitulado de "Escadaria do Ken" é secreto e somente será revelado no dia da inauguração da Mostra EliteDesign. O arquiteto está guardando esse segredo a sete chaves. Para quem ficou curioso, e quer um spoiler sobre o andamento do projeto, pode acessar o instagram oficial da @mostra.elitedesign. Na rede social aparece o "moodboard" (criado pela equipe do arquiteto, o ilustrador gráfico Gabriel Garcia e a assessora de comunicação Nathália Sadoski) que é uma foto onde aparecem alguns dos elementos da composição escolhida por Khrystian. Inclusive as cores das tintas Renner escolhidas para as paredes. Bernardo Guedes é o maior colecionador de bonecos Ken do Brasil homologado pelo recorde brasileiro RankBrasil. Ele recebeu o troféu das mãos da arquiteta e colecionadora de Barbies Brunete Fraccaroli, o apresentador Aaron Tura e a auditora Elisangela Arruda no programa Melhor da Tarde de Cátia Fonseca.

Bernardo foi um dos personagens da série "Colecionadores" do canal History que está em exibição pelo terceiro ano consecutivo em rede nacional devido ao grande sucesso do programa. Em uma entrevista para o SBT ele recebeu o título de Ken gaúcho pela apresentadora Mônica Fonseca. "Eu estou eufórico com este projeto. Até hoje todos viram a minha coleção de bonecos pela televisão e agora vão poder ver pessoalmente, tirar fotos e gravar vídeos. Vai ser lindo demais! Estou contando os dias para a inauguração. Vocês vão se surpreender com o projeto do Khrystian. É de extremo bom gosto e muita criatividade". – comenta Guedes.

Pedro Augusto.

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Internacionalização, tem dado aos estudantes grandes possibilidades para troca de culturas e experiências com outros países, a exemplo do estudante do curso de Letras-Inglês Pedro Augusto da Silva Salim Rosa, que concluiu, neste mês, o curso de Introdução à Cultura Chinesa, que teve início em outubro. Aos 30 anos, o filho do casal jornalista José Salim e da docente em Música Yeda Stela, já esteve no Canadá, Estados Unidos, República Tcheca e Portugal. Neste último, durante seis meses, na secular e prestigiada Universidade de Coimbra, cursando matérias complementares do seu curso na UFMA.

 

CURSO ESPECIAL

Caption

A Escom – Comunicação e Marketing está promovendo curso presencial de "Criação de vídeos para redes sociais" com certificado, no Rockets Coworking Space (Avenida Vale do Pimenta, Q -1, C-6, Parque Atlântico – Olho D'Água). Este curso tem o objetivo de ensinar técnicas de ferramentas de captura no aplicativo de câmera do celular, noções de direção de imagens, direção de fotografia, roteiro e edição básica no celular para que você consiga desenvolver trabalhos inesquecíveis. O curso é de 1º a 4 de fevereiro com turmas à tarde das 16h às 18h e à noite das 19h30 às 21h30. O instrutor é o publicitário e produtor de vídeo, Elizeu Filho.

Inscrições: www.escom-ma.com.br

Neste ano de 2021, são 30 anos do programa "Chorinho e Chorões".

Ricarte e Danielle.
Caption

Ricarte Almeida Santos (na foto com Danielle Assunção) é o responsável maior por articular grupos e artistas para o engrandecimento do gênero "Choro", em São Luís do Maranhão. Há muito tempo comanda um programa específico de chorinho na Universidade FM, de São Luís, aglutinando em torno dessa iniciativa, todos aqueles que amam esse gênero, cujas atividades em solo maranhense tem a mesma idade do surgimento do chorinho no Brasil. Foi Ricarte de Almeida Santos que abriu, a partir de suas ideias criativas e aglutinadoras, o mundo para que essa música brasileira ressurgisse forte em terras de Gonçalves Dias. Por exemplo, em seu programa dominical, neste 24.01.21, que foi ao ar, às 9 horas da manhã, lançou, com exclusividade, o chorinho DEIXA O CORAÇÃO FALAR, de Mhario Lincoln & Wellingon Reis, interpretada pela excelente Mariana Rosa. Não só esse, mais muitos outros lançamentos são feitos por Ricarte, o que lhe rende, sem dúvida, muito aplausos. Portanto, o país se rende a essa iniciativa de sempre apoiar aqueles que fazem o chorinho brasileiro permanecer em seu lugar de destaque. Parabéns Ricarte. (Quem quiser ouvir o Chorinho lançado por Ricarte, também em primeira mão, só seguir o link: https://youtu.be/VTXzUEzPY0s

 

==========================

Caption

* Jornalista da coluna "Bom Dia Sociedade", na empresa Jornal Pequeno, editora da REVISTA NACIONAL, no (www.facetubes.com.br) , apresentadora do Programa Social TV do Facetubes (Canal no Youtbe) e Assessora de Imprensa na empresa Tribunal de Justiça do Maranhão.

Matérias podem ser enviadas para: [email protected]

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ORQUÍDEA SANTOS
Sobre ORQUÍDEA SANTOS
Revista Nacional de Orquídea Santos. Jornalista profissional e apresentadora de TV. Assessora de Imprensa.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias