Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 23:53
[email protected]
Blogs e Colunas COLUNISTAS

Mulher Babaçu pesquisou fundo e foi buscar os mistérios de Lampião, sua vida e sua morte

Uma das 20 curiosidades abordadas aqui, é a de que ele mandou matar seu meio-irmão. Será verdade?

30/01/2021 19h54 Atualizada há 4 semanas
483
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mulher Babaçu
Capa
Capa

MULHER BABAÇU PESQUISOU E DESVENDA OS SEGREDOS DA VIDA DE LAMPIÃO

Piquenos vocês sabem mesmo da vida de Lampião?...Sabem nada. Vou contar tudinho para vocês do nascimento até a morte. Bom começar com este vídeo. Uma das 20 curiosidades abordadas aqui, é a de que ele mandou matar seu meio-irmão. Será verdade?

 

Outro detalhe interessante: tem também "Lampião, o Rei do Cangaço" é um obra realista de Benjamin Abrahão, de 1936. Ele fez um filme completo de lampião, porém quando foi lançado em Recife foi confiscado pelo exército por colocar em calças justas algumas identidades, até então, sem conhecimento público. Daí o filme foi parar nos porões do Exército, ficando lá por quase 50 anos. A Cinemateca Popular Brasileira: Filmografias & Cronologias, conseguiu juntar um pouco da história dessa obra de Benjamin. Veja abaixo:

Ainda mais sobre Lampião, vamos encontrar neste próximo vídeo. Muito interessante. É uma entrevista com o Escritor e Pesquisador José Sabino Bassetti autor dos livros LAMPIÃO - O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS e LAMPIÃO SUA MORTE PASSADA A LIMPO.

A FESTA DA MÚSICA MARANHENSE. Betto Pereira e Zeca Baleiro lançam clipe de “Maldito amor” nesta sexta

Os cantores e compositores Betto Pereira e Zeca Baleiro lançaram na sexta-feira (29) o videoclipe da música “Maldito amor”, uma parceria de Betto e Félix Alberto. O clipe, que tem direção de Vicente Simão Jr., já está disponível nas redes sociais. Segundo os autores da música, “Maldito amor” é um reggaeton com tempero regional e muita influência caribenha. Além de Betto Pereira e Zeca Baleiro na interpretação da música, o videoclipe conta com a participação de algumas dezenas de artistas, como a cantora Alcione, Glad Azevedo, Beto Ehong, Rommel Ribeiro, Millena Mendonça, Joemílio Farias, Fauzi Beydoun, Flávia Bittencourt, os grupos de dança Expressar e GDAM, a atriz e comediante Dadá Coelho e o DJ Ademar Danilo. O videoclipe (veja abaixo), mistura o ritmo sensual de homens e mulheres do Maranhão, as fortes cores tropicais e belos cenários do Centro Histórico de São Luís, além de imagens de praias e por do sol. Idealizado pela Fábrika e com roteiro de Vicente Simão Jr. e Félix Alberto, o vídeo de pouco mais de 5 minutos contou com a produção de Juliana Hadad e coreografia de Laízze e Dennis Adam, da academia Expressar, e Chrstyano Rubi, do Grupo GDAM. A música “Maldito amor” já está disponível em todas as plataformas digitais. “Além da sensualidade que há no ritmo, nas pessoas envolvidas em todas as cenas, o videoclipe revela a beleza da nossa cidade e da nossa gente”, diz Félix Alberto.

 

NÃO TEREMOS CARNAVAL OFICIAL? Mas, vale relembrar a marca da brincadeira popular de Momo, em São Luís do Maranhão: o Fofão

Inspirado no Carnaval europeu, personagem faz a festa no Maranhão. Todo mundo tem uma história diferente para contar sobre o Fofão. Ele é feio, assustador e na época mais divertida do ano resolve dar as caras pelas ruas de São Luís. O Fofão, personagem muito conhecido no Carnaval maranhense, foi inspirado em personagens do Carnaval europeu, e é capaz de assustar e divertir ao mesmo tempo. As fantasias características de tecido largo, feitas de chita, colorem as ruas e as máscaras apavorantes inspiram a criançada na hora de escolher a roupa no Carnaval, que sempre escolhem as máscaras mais feias, quase com um plano articulado na cabeça. "Eu vou levar para assustar o papai. Ele vai acordar a noite inteira e eu vou espantar ele com a máscara mais horrível do mundo."A gente se solta na hora de pintar! Essa atividade é muito legal para as crianças, porque elas podem pintar a vontade e quanto mais primitivo e ingênuo fica mais bonito", diz a artista plástica, Marlene Barros. Eu já digo: a máscara quanto mais feia, mais bonita ela fica, viu pequenos? KKKKKKK

Fofão.

Figura típica

Com máscaras feitas de papelão, pano ou papel machê, as mais feias possíveis, os fofões, como o próprio nome sugere, vestem largos macacões confeccionados com tecido estampado, com guizos nas extremidades da gola, das mangas e das pernas. Sozinho ou em grupo, o fofão, com seu grito: “Ulá!, Lá!”, sua boneca, que entrega às pessoas para que dê algum dinheiro, e sua varinha, para espantar os cachorros, foi a alegria e o terror de muitas crianças nos carnavais maranhenses. Quem pegar nas bonequinhas que eles carregam consigo acaba tendo que pagar algum trocado, senão fica sendo perseguido até acabar.

Artistas e o Bloco do Fofão.
Capa.

Com o objetivo de regatar o personagem que já não víamos mais nas ruas, na época do carnaval, um grupo de artistas criou o BLOCÃO DO FOFÃO em 2019 e de lá para cá só foi sucesso. Toda segunda de carnaval você tira para brincar de fofão basta chegar caracterizado com seu macacão colorido, sua máscara de papel machê , uma bonequinha na mão e uma varinha. Todas segundas às 16:00h Rua do Passeio e de lá o bloco sai em passeata pelo Bairro da Madre Deus.Kkkk. Agora eu pergunto piqueno para que essa varinha, que fica na mão direita do personagem??? Quando os fofões vinham com seus guizos pendurados nos punhos e nas canelas da fantasia, faziam muito barulho e assustavam os cachorros. a varinha era para afastar um possível ataque canino. Não bater. Mas afastar.  Uimar Junior é um dos incentivadores desse patrimônio cultural maranhense. Tanto que virou capa da revista de Turismo.

Mulher Babaçu sex.

CORREIO DIRETO: aqui, vou reproduzir uma de vários comentários e sugestões que recebo. Ainda tem mais essa que recebi no what’s up de um fã: Uimar Jr: A pedido de um fã vou postar a foto que me pediu. Segunda esse fã,  eu sou muito sex. Vai ai meu amor cheio de leite babaçu.

RÁPIDÍSSIMAS:

#Quem lê a coluna da Mulher Babaçu, fica antenado e sabe de tudo, viu piquenos? Olhessa aí? TJMA abre seletivo de estágio com bolsas de até   R$ 1.650 Fique atento para a data final de inscrição e não fique fora dessa oportunidade.

MULHER BABAÇU NO CARNAVAL:

#A Galeria Trapiche começa a receber as primeiras reformas. O prefeito e o Secretartio de Cultura com muito boas intenções para transformar aquele lugar num local que realmente possa abrir as portas para exposições e outras atividades junto com os artistas maranhenses. Leitinho de babaçu pra todos.

#Olha só que beleza piquenos: São Luís ganha selo global de segurança e higiene no ramo turístico. São Luís é destaque após conquista do Selo internacional Safe Travels, que assegura aos turistas que a cidade segue protocolos globais de saúde e higiene.

Sarau da AMEI.

#Na Reunião Literária deste sábado (dia 30.01.2021), na AMEI, Uimar Junior recitou um poema lindo de Jeanderson Mafra, chamado DONA. Muita gente estava lá. Inclusive o Secretário de Cultura do Município, Marco Duailibe. No destaque da foto, Uimar e Lídia Tubinambá que colabora muito com esta minha coluna. Quem quiser que eu publique notícias sobre atividades culturais, artistas etc, envie para o endereço de e-mail: [email protected]

O QUE ACONTECEU: A Livraria e Espaço AMEI recebeu no dia 30 de janeiro de 2021 alguns dos membros do  Sarau Ludovicense e convidados para celebrarem seus 3 anos de muita poesia. Sob a égide do poeta maranhense Jeanderson Mafra organizador- fundador e da escritora Sharlene Serra Membro- Fundadora, o    sarau foi conduzido obedecendo aos critérios da Crise Sanitária da Pandemia da Covid- 19. Este momento  consolida mais uma alternativa para que algumas pessoas que às vezes, escrevem,  mas não tem oportunidade de mostrar suas produções,  divulguem  seus trabalhos entre nobres confrades e confreiras e convidados tão especiais como o Secretário de Cultura Municipal Marcos Duailibe, o Superintendente da Educação Especial do Município de São Luís que além de se fazer presente,  ainda  entregou certificado para duas poetisas tão especiais  que emocionaram  o público presente  com seu canto poético e também do tão notável performista Uilmar Júnior, a mulher Babaçu. O evento poderia ter tido   mais gente mas em virtude das exigência dos protocolos do momento,  era preciso seguir alguns critérios em relação ao público presente. O sarau foi recheado de uma riqueza poética e muita gente teve oportunidade de mostrar que não só adora entrar em contato com a poesia lendo ou escutando, mas também, escrevendo e socializando ricas ideias com um público tão ávido de uma poesia que nos eleva, liberta e também nos salva. Todos estão de parabéns. Agradecer ao José Viegas e CleoRolim pelo espaço juntamente com sua equipe de colaboradores. Parabéns  Jeanderson Mafra, SharleneSerra e demais poetas e poetisas por uma noite plural diante de um mundo tão singular.Viva a poesia. Viva o Sarau Ludovicense por seus 3 anos de muita existência e resistência. (Original de Charles Simões).

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
MULHER BABAÇU
Sobre MULHER BABAÇU
Coluna de curiosidades e cobranças públicas, assinada pelo performance Uimar Jr., sobre a vida maranhense.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 18° Máx. 26°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (25/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias