Sábado, 06 de Março de 2021 01:28
[email protected]
Galeria de fotos 1 foto

José Carlos Martins, um exemplo de garra profissional, filantropia e amizade. Um homem do bem!

28/01/2021 18h23
384
Por: Mhario Lincoln

Um homem do Bem

Mhario Lincoln

Algumas pessoas nascem com uma alma diferenciada. Muitas das vezes, desconhecem o ódio, a maldade, o rancor e a vingança. Uma alma liberta dos piores vícios da humanidade. Essas pessoas podem ser consideradas anjos, no mais significativo dos conceitos.
A propósito me refiro a José Carlos Martins, nascido em Monção-MA, mas que, muito cedo decidiu vir para São Luís para trabalhar. Ele e o irmão José Mariano Martins sempre foram homens de muita luta, e logo chegaram a ser os melhores vendedores de uma empresa de materiais agrícolas e hospitalares. Algum tempo depois, os negócios não estavam indo bem, porque a empresa estava em situação financeira muito difícil. Muitas dívidas. Assim o dono decidiu vende-la. Os dois irmãos, corajosos e destemidos, fizeram uma proposta: assumir o controle da Empresa, pagar todas as dívidas, e quitar as parcelas referentes à compra do estabelecimento comercial.

A partir daí foram dois anos de muito trabalho, até colocarem tudo em ordem. Expandiram os negócios, abrindo uma Farmácia, a Drogaria Érika (nome da filha mais velha de Carlos). Nesse ínterim, foi responsável pelo sustento, formação e colocação no mercado de trabalho de todos os seus irmãos, os quais trouxe para a capital do Maranhão.

Foi nessa época que o conheci. O grande José Carlos. E passei a conviver com ele quase diariamente. Tornou-se uma amizade sincera. Participei de parte da história humanitária desse maranhense de fibra. O mais belo disso – eu fui beneficiado também, com muito orgulho – era que José Carlos sempre contribuiu diretamente com os menos favorecidos. Juntos comigo e com minha mãe, jornalista Flor de Lys, ele participou ativamente de todos os eventos filantrópicos organizados por nós, muitas das vezes, em favor do Lar de José (Casa de Amparo aos filhos de Leprosos), do “Educandário Santo Antonio” (tinha o apoio de Maria Inês Saboia) e “Asilo de Mendicidade”, administrado pela Maçonaria e para várias outras instituições existentes na ilha de São Luís.

José Carlos sempre dividiu o que ganhava com os mais necessitados. Convivi com ele muitos anos. Durante minhas atividades jornalísticas, fomos parceiros em muitas realizações. Acontece que após eu sair de São Luís e mudar de cidade – e ele ter voltado para o município de Monção, sua terra natal – nunca mais nos vimos. Perdemos os contatos. Nem mesmo em alguma rede social.

Todavia, com a graça de Deus, poderoso sempre, tive a satisfação de reencontrar a irmã dele, através do Facebook. Nauza Luza Martins, pessoa muito querida, e hoje, uma das nossas colaboradoras no Facetubes.com.br, escrevendo crônicas e poemas. Ela e a irmã Maura Luza Frazão, poeta das mais aplaudidas, igualmente.

Esse reencontro com as irmãs de José Carlos foi um bálsamo. Ter essa família tão significativa perto de mim, novamente. São pessoas que sempre admirei e por todos tenho um carinho e um respeito muito grande, a começar pelo irmão José Carlos Martins.

Com as amizades reunidas, acabei ganhando um presentão nos últimos meses de 2020, em plena pandemia. Destarte, com Nauza, Maura e José Carlos novamente integrandos ao meu convívio diário, claro, consolida-se – e desta vez imortalizada – essa amizade verdadeira e leal.

Na foto, meu amigo de muitos anos, José Carlos Martins, líder da empresa ECITEL, parceira de muitos anos da coluna Mhario Lincoln, em vários jornais de São Luís. Grande abraço.

Na foto, abaixo: José Carlos Martins, após receber medalha condecorativa e Mhario Lincoln

6 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h21 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 25°

17° Sensação
4 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias