Sábado, 11 de Julho de 2026 22:35
(xx) xxxxx-xxxx
Galeria de fotos 1 foto

Convidada Especial Joema Carvalho: "PARQUE DO DESCOBRIMENTO"

03/08/2020 19h02
Por: Mhario Lincoln

PARQUE DO DESCOBRIMENTO

 

Joema Carvalho

Original do texto.

A estrada fluía. Terreno escorregadio de latossolo amarelo — jazia sob o verde degradado por pastos e culturas agrícolas, encoberto por um céu azul entre o lusco-fusco e as primeiras estrelas. O carro rodopiou no terreno íngreme. Paramos à beira de um precipício, ao grito de “Ai, meu deus” de quem estava no volante.

         Alguns trechos, cortados por banhados, formações pioneiras sobre solos incipientes, assoreadas por pisoteio de gado e erosão. Parávamos às vezes, para verificar a profundidade da água e nos certificar de que o carro teria como passar, mesmo não havendo outro caminho que não aquele, que percorríamos sem noção de tempo e conexão com o mundo.

O carro derrapava a todo momento. O latossolo amarelo nos perseguia, trazendo certa angústia, que se sobressaía às outras emoções e dominava a paisagem noturna.

Original do texto.

Por vezes, desviava o foco e avistava os cultivos de subsistência dos assentamentos dos sem-terra, tribos indígenas ou quilombolas — um picadeiro ainda não encoberto, no entorno do Parque do Descobrimento. Persiste na região, formando um corredor de biodiversidade em todo o litoral brasileiro, do extremo norte ao sul. Manto verde contínuo. Conta um pouco do que sabemos através dos registros de Spix, Martius e Hulboldt sobre a natureza do Novo Mundo. Encontram-se ali árvores com grandes diâmetros, difíceis de serem vistas. Local de origem do pau-brasil, madeira de lei e símbolo exploratório de desenvolvimento. A degradação se faz pelas bordas, na política da boa vizinhança, no ruído de motosserras misturado ao barulho da fauna, da flora e do vento nas folhas.

            Eu só queria percorrer tudo aquilo, tocar as montanhas invioláveis do País — rochas escorregadias, que não permitem grampos, garras ou que alguém as escale. Íntegras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Antonio Lupécio Lisboa, brasileiroHá 6 anos atrásMorada atual. Cidade do PortoJoema. A vida nos leva a vários caminhos e a várias veredas. ainda bem que voces pararam à beira do precipício para que eu continue a ler seus escritos. Amém
Dica Soares dona de casaHá 6 anos atrásPiracicabaVeja, Joana Carvalho. Que beleza de texto. Onde esses textos estavam guardados? Por favor, não os guarde. Aqui, neste sítio, há uma variedade de matérias maravilhosas. Mas não deixo de ler as suas. Grandiosos momentos de reflexição íntima que me leva a pensar muito no que você escreve. Estou maravilhadamente com seu texto.
Francisco Bernardino da Silva Há 6 anos atrásRio de Janeiro A degradação se faz pelas bordas na política da boa vizinhança,e dos ditos homens de bem. Parabéns lindo texto.
Carlos VenturaHá 6 anos atrásBahia Parabéns ! Bravo!
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 20h01
14°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 23°

14° Sensação
4.29 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (6.34mm) Chance de chuva
Amanhã (12/07)

Mín. 10° Máx. 18°

Chuvas esparsas
Segunda (13/07)

Mín. Máx. 16°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias