Sexta, 15 de Outubro de 2021
18°

Chuva fraca

Curitiba - PR

Blogs e Colunas Colunistas

Coluna da Mulher Babaçu premiada com Selo Expertise de Acessos: 30 anos de "Terra sem Chuva"

Veja vídeo "Terra sem Chuva", original.

27/07/2021 às 14h02 Atualizada em 04/08/2021 às 10h51
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mulher Babaçu
Compartilhe:
Premio
Premio

COLUNA DA MULHER BABAÇU ESPECIAL

OS PRÊMIOS

"Terra sem Chuva", é um dos vídeos mais festejados em 30 anos de lançamento. Na matéria que a coluna da Mulher Babaçu fez sobre esse trabalho, 2,1 mil pessoas acessaram e aplaudira a produção de Jorge Macau, com enunciados de Nietzsche, com atuação brilhante do ator Uimar Junior. Por essa razão, ainda recebe prêmios, como o oferecido pela plataforma de Literatura, Arte e Música, Facetubes.com.br e pela Academia Poética Brasileira. Trata-se do SELO EXPETISE de acessos. Muito pela qualidade de como vem desenvolvendo suas colunas a Mulher Babaçu, personagem criada por Uimar Jr. Neste vídeo abaixo, de abertura, a Mulher Babaçu explica os diversos prêmios recebidos pela produção "Terra sem Chuva", consagrando, mesmo 30 anos depois, todas as pessoas envolvidas. 

ABERTURA

A maquiagem e as imagens desse vídeo, abaixo, é de Carlos Maranhão.

">

Loucura / Lucidez

TERRA SEM CHUVA: Jorge Macau/Uimar Junior

Prêmio SELO EXPERTISE.

Bem piquenos deixa eu contar primeiro o que Uimar me contou sobre o que aconteceu nos bastidores dessa montagem tão premiada. Foi no ano de 1991, há 30 anos, logo após o grande sucesso da performance Escultura Viva - Primeira página do Jornal o Estado do Maranhão O HOMEM NÚ. Bem, esquece, esse é outro assunto! Mas, ele me contou que recebeu o convite do diretor Jorge Macau para interpretar um louco no seu vídeo no momento do convite rejeitou estava com viagem marcada para São Paulo, onde participaria do Festival Nacional de Monólogos onde o Maré Memória havia sido classificado. Mesmo assim ele insistiu e ele levou o texto. Em casa leu e ficou louco pelo projeto e perguntava como ia gravar se segunda ele viajava ??...Ficou matutando o que fazer. Não queria perder o personagem. Então, perguntou se dava para gravar no final de semana. Explicou que só tinha esses dois dias e ele aceitou. Uimar largou tudo e começou a trabalhar no texto.

Os bastidores: Aconteceram muitas coisas nas filmagens. Uma delas foi quando chegou um cara numa kombi na porta do Hospital Nina Rodrigues, na hora da interpretação. Ele pegou Uimar pelo braço e foi logo levando para dentro do Manicômio. Uimar, apavorado, gritava que era ator e não louco. Mas não conseguia convencer o segurança. Até que a equipe correu para salvá-lo. Diz Uimar que ficou com muito medo de como o segurança lhe olhava. Não acreditou. Aí, Uimar decidiu procurar outra locação. Pensaram nos corredores da Universidade Federal do Maranhão, no Campus. Foi a saída. Lá, foi improvisada a cena. 

Filmagens em plena Rua Grande.: Na Rua Grande, a principal rua de São Luís, ninguém entendia nada. Uns chamavam ele de louco mesmo. Teve um que mandou tomar no c...outros diziam que era um aidético que havia fugido do hospital. A cena correndo na Beira-Mar chamou a atenção da Polícia. Quase levaram o ator em cana.  Mas a produção chegou e explicou que estavam filmando de cima do viaduto. A cena era o ator correndo em baixo. Essa cena foi repetida várias vezes. No lixão do Jaracaty  (onde hoje é o Shopping São Luís), foi muito depressivo para ele. Nunca tinha visto pessoas catarem lixo e ali mesmo cozinhar em um caldeirão e comer. Isso foi um choque para ele.

Intervalo: O fato do lixão foi tão impactante que encerraram as gravações naquele dia e só retornaram no dia seguinte. As gravações foram feitas na sequência mesmo do vídeo. As cenas na escadaria da casa de Terezinha Jansen foram deslumbrantes. Antes mesmos da estreia no Festival Guarnicê de Vídeo, Uimar chegou a olhar o penúltimo corte. Ficou encantado. Na estreia levou a mãe e uma irmã. A mãe de Uimar passou mal ao assistir o vídeo e tive que ser levada, as pressas, para casa. No encerramento do Festival no último dia Uimar e Macau subiram ao palco várias vezes para receberem vários prêmios. Até da Fundação Roberto Marinho - Vídeo Escola. Depois, Macau foi para Brasília. Foi uma pena para Uimar que se sentiu triste. Afinal de contas eles produziam muito. O arquiteto Ronald Almeida lembrou do vídeo e publicou no whats dele, considerações e a ficha técnica da obra. Aqui, aproveito e reproduzo, em completo, toda o release que, à época, mobilizou praticamente a população de quem admira a arte do cinema, em produções de longa ou curta. Veja, abaixo:

 TERRA SEM CHUVA - FRIEDRICH NIETZSCHE OBRA UNIVERSAL

O Vídeo Terra Sem Chuva completa 30 anos em 2021. Está entre os vídeos maranhenses mais vistos até hoje. O vídeo é dirigido pelo jornalista Jorge Macau, hoje radicado em Brasília, co-realizado pela TV Mirante e tem como ator principal, o artista performático Uimar Junior, interpretando o louco. 

VÍDEO BÔNUS: "Terra sem Chuva", original

">

SINOPSE:Apoiado em citações do filósofo Friedrich Nietzsche, de várias de suas obras, o vídeo aborda questões fundamentais da vida humana como a loucura e a lucidez.Neste trabalho, um louco foge do manicômio em busca da lucidez da cidade e percorrendo-a, depara-se com a verdadeira
loucura que lhe aparece como “sonho”, em que as pessoas são obrigadas a viver, no dia a dia. Por fim, o louco acaba retornando ao manicômio, onde poderá viver sua vida em bases mais concretas e mais acertadas. Um aspecto de realce é que o vídeo mostra o aspecto da dura realidade do lixão do Jaracati, onde hoje está construído o São Luís Shopping Center, símbolo da modernidade capitalista da sociedade, além de outros pontos da cidade: Rua Grande, Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, Viaduto do Palácio dos Leões; Casa de D. Terezinha Jansen, de interesse histórico. 
O ¨Terra Sem Chuva¨ integra a mostra dos vídeos maranhenses mais assistidos e que fazem sucesso além do Estado. O vídeo “Terra Sem Chuva” também foi exibido na I Semana Maranhense de Literatura e I Semana Ludovicense de Literatura em 2017.

PRODUÇÃO

Ator – Uimar Junior
Argumento, Roteiro e direção – Jorge Macau
Participação Especial – Walkíria Almeida
Maquiagem – Junho Bessa
Câmara: Jurandir Serra
Operador de VT – Flávio Silva
Edição: Jorge Macau
Imagens do “sonho” do Louco - Arquivo TV Mirante

PRÊMIOS:
PLACA DE PRATA – Festival Guarnicê  de Cinevídeo
TROFÉU VÍDEO ESCOLA – Fundação Roberto Marinho
MELHOR TRILHA SONORA ADAPTADA – (Júri Técnico)
MELHOR  VÍDEO NACIONAL E MARANHENSE (Júri Popular)
MENÇÃO HONROSA DO GUARNICÊ – Categoria Maranhão.
 

FICHA TÉCNICA: ARGUMENTO, ROTEIRO, EDIÇÃO E DIREÇÃO: JORGE MACAU. / Texto: Citações de NIETZSCHE de várias de suas obras/ Ator principal: UIMAR JR./ Participação especial: WALKIRIA ALMEIDA. / Assistente de Direção: LÚCIA SANTOS./ Maquiagem: JUNHO BOSSA./ Motorista: WALDIR./ Câmera: JURANDIR SERRA./ Operação de VT: FLÁVIO SILVA./ Edição: JORGE MACAU./ Imagens do “Sonho do Louco”: Arquivo TV MIRANTE./ Imagens reais do abate de bois: LUIZ FERNANDO WOLFF. Trilha sonora: Músicas de PHILIP GLASS: Koyaanisqatsi; Vessels; Pruit Igoe; The Grid; Prophecies../ Agradecimentos especiais: PEDRO SOBRINHO; THEREZINHA JANSEN; ANTONIO E SOCORRO C. SANTOS; HAROLDO E DALVA DE PAIVA; JORNALISMO TV MIRANTE./ Realização:  Sociedade de Arte Independente e TV MIRANTE.

Vídeo: entrevista exclusiva com JORGE MACAU, Diretor e Produtor do "Terra sem Chuva"

A maquiagem e as imagens desse vídeo, abaixo, é de Carlos Maranhão.

">

 

Original.

(Leia a matéria na íntegra através do link: https://www.facetubes.com.br/noticia/894/qterra-sem-chuvaq-mulher-babacu-conta-a-tumultuada-historia-dos-bastidores-desse-curta-premiado).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias