Domingo, 19 de Setembro de 2021 02:10
[email protected]
Mundo TEXTOS ESCOLHIDOS

Texto original de "El País", publicado na edição de 25.julho/21. Assinado por Raquel Garzón

literatura

11/08/2021 19h11
79
Por: Mhario Lincoln Fonte: Textos escolhidos: original de RAQUEL GARZÓN/EL PAÍS
Original de El País
Original de El País

Original (texto e ilustração) de EL PAÍS

LITERATURA

A segunda juventude do conto latino-americano

Herdeiros de uma tradição polifônica, na qual se encaixam Clarice Lispector, Juan Rulfo e Juan José Saer, seis jovens contistas refletem sobre o presente de um gênero poderoso e em plena ebulição.

Textos escolhidos: original de RAQUEL GARZÓN/EL PAÍS

Todas as noites alguém se deleita com um conto antes de dormir. Na América Latina, esse rito ganha novos contornos. O realismo mágico e o fantástico de outros tempos fluem para o gótico e o estranho, transformados em lentes para explorar os vínculos, o ambíguo e as violências de um presente tempestuoso. O conto olha e se olha sem exotismo. Se há regionalismo, é tecno, e o espartilho do gênero não contém o transbordamento da imaginação, enquanto as escritoras começam a ter um lugar amplamente merecido.

O conto latino-americano voltou a ser notícia. Los peligros de fumar en la cama, de Mariana Enriquez (editora Anagrama), 12 relatos sobre o terror que pode estar à espreita no dia a dia, foi finalista do International Booker 2021, uma vitrine de prestígio mundial. O recente Vindictas (Páginas de Espuma), uma antologia de 20 contistas do século XX, iluminou os talentos de autoras marginalizadas, questionando um cânone predominantemente masculino.

Contistas americanos também integram a segunda lista de menores de 35 anos proposta pela revista Granta como os melhores narradores jovens em espanhol. Neles, destaca a editora Valerie Miles, se lê tanto a influência de Roberto Bolaño quanto a de Sylvia Plath. Herdeiros de uma tradição polifônica na qual se encaixam Juan Rulfo e Clarice Lispector, Juan José Saer e Armonía Somers, quais são os territórios que os jovens contistas latino-americanos sentem como seus?

Para ler a íntegra da matéria, siga o link: https://brasil.elpais.com/cultura/2021-07-25/a-segunda-juventude-do-conto-latino-americano.html 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 02h10 - Fonte: Climatempo
16°
Nevoeiro

Mín. 15° Máx. 27°

16° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Terça (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias