Quarta, 26 de Janeiro de 2022
25°

Nuvens esparsas

Curitiba - PR

Cultura Santa Catarina

Sarau Literomusical homenageia Anita Garibaldi no Museu Histórico de Santa Catarina

O Sarau Literomusical Viva Anita Garibaldi reuniu na noite de quinta-feira, 25, músicos, atores e escritores no Museu Histórico de Santa Catarina -...

26/11/2021 às 16h31 Atualizada em 26/11/2021 às 16h32
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Santa Catarina
Compartilhe:
Foto: Carolina Rios / FCC
Foto: Carolina Rios / FCC

O Sarau Literomusical Viva Anita Garibaldi reuniu na noite de quinta-feira, 25, músicos, atores e escritores no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa. A iniciativa foi da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

Recheado de emoção, o evento teve várias apresentações artísticas relacionadas com o tema Anita Garibaldi, entre as quais, do músico Rogério Guilherme, acompanhado de Roger Correa, e da cantora Vanere Rocha, que também integra o Grupo Guardiãs de Anita, de Laguna – outra atração da noite. Também participou a atriz Lize Souza, que interpretou a heroína de dois mundos, causando comoção na plateia.

Sem deixar de lado a literatura, sete escritoras fizeram leituras e declamações de textos e poesias: Raquel Conti, Sandra Lodetti, Ana Esther Balbão Pithan, Nerivalda Duarte de Sousa, Edla Zin, Nelma Baldin e Soeli Menezes. A parte da dança foi realizada pelo Coletivo Anita Garibaldi de Garopaba, que apresentou a dança de roda Saia Temática Uma Rosa para Anita.

No espaço onde o Sarau foi realizado, havia uma vitrine com livros sobre Anita Garibaldi, um varal literário com os textos vencedores do Concurso Literário, desenhos de alunos da Escolinha de Artes da FCC e de estudantes da Academia de Belas Artes de Roma.

A data escolhida para o Sarau, 25 de novembro, é um dos dias de Santa Catarina e Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher.

Ano de Anita

Essa programação integra o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi, instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019.

A iniciativa tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense. O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, como Instituto CulturAnita, de Laguna e, na Itália, os parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias