Quinta, 19 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Curitiba - PR

Blogs e Colunas Mulher Babaçu

Coluna da Mulher Babaçu: queima de Palhinha, na casa de Uimar Junior. Uma tradição.

Mulher Babaçu

07/02/2022 às 17h27 Atualizada em 14/02/2022 às 18h24
Por: Mhario Lincoln Fonte: Uimar Jr.
Compartilhe:
Quimação de Palhinha
Quimação de Palhinha

 

QUEIMAÇÃO DE PALHINHA NA CASA DE UIMAR JUNIOR, MEU REPÓRTER NA TV BABAÇU

Mulher Babaçu especial

Fala Uimar Jr: "A nossa Queimação de Palhinha, do Presépio Menino Jesus da familia Gama Rocha, aconteceu de forma simples, mas com alto teor de Fé. Peço compreesão aos amigos que não receberam  convites, o motivo todos nós somos conscientes: a situação do COVID19 e suas consequências. Mas, não poderiam faltar os padrinhos e os condutores da reza e um amigo para  auxiliar. No término das orações e antes da queimação de palhinhas dei meu testemunho.

No começo de janeiro comprei uma cartela da telesena e fiz uma oração diante do menino Jesus e pedi que fosse sorteada e que o prêmio seria para a festa. Na quinta fui na manjedoura e olhei a telesena onde havia colocado. Olhei e o último sorteio  seria dia 06. Fui conferir a raspagem e na primeira apareceu R$ 50.00 ( cinquenta reais) e fui raspar os outros onde tinha a opção de carros e casa e não havia premiação.

Uimar Jr.

Então o que conclui é que os R$ 50,00 eram para fazer a festa. Sim. O chocolate e os bolinhos de tapiocas. Entendi muito bem o recado. Além do chocolate e os bolinhos de tapiocas os convidados ainda completaram.

Agradeço a presença dos padrinhos (Geny Maio e Andreia Maio por aceitarem o convite). Os condutores da reza, Tony Ferraz e sua irmã Rosângela Ferraz e nosso auxiliar Carlos Garcia, além de minha mãe que acompanhou tudo de longe, com todas as precauções necessárias, devido a idade de 94 anos.

Demos início a Queimação da palhinha embalando o menino Jesus ao som da musica (...)": 

Do ritual

O ritual da Queimação de Palhinhas, tradicional no Maranhão e em algumas cidades de Portugal, é marcado pelo desmonte do presépio que reproduz a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura.

Palhinha.

Ao som da ladainha, que alterna latim e língua portuguesa, os fiéis retiram aos poucos as palhinhas da murta, que são utilizadas para decorar o presépio, e colocam para queimar em um fogareiro. Eu geralmente peço que ao jogar a murta (palhinhas) no fogareiro mentalizar para deixar escolas ruím para trás e quando sobe a fumaça mentalizar coisas boas para o ano .

O nosso presépio é didático e antes de começar as pessoas presentes tem uma aula explicando onde surgiu pela primeira fez e o idealizar na Italia por São Francisco. O que é o Advento. Oração do presépio e a função de cada personagem. Antes mesmo da pandemia era aberto para a comunidade conhecer sua história e apreciar a bela em conjunto de todos os personagens e suas funções. Então vamos fazer o encerramento  com a nossa tradicional música:

Hino das Palhinhas

Queimamos, queimamos

As nossas palhinhas

Com cravos e rosas

As flores da lapinha.

Coro

Adeus meu menino

Adeus meu amor

Até para o ano

Se nós vivo for.

Mais fotos: no facebook de Uimar junior. Link:https://www.facebook.com/uimarjunipr.rocha

MAIS FOTOS

Presépio.

 

 

 

 

Embalando o menino Jesus
Guloseimas.

 

 

 

 

 

 

 

Fogareiro.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias