Quinta, 19 de Maio de 2022

Nuvens esparsas

Curitiba - PR

Cultura Paraná

Oficina de retrato inaugura o ano Maria Bueno no Museu Casa Alfredo Andersen

Em 2022 o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) vai recontar a história de Maria Bueno, conhecida como santa popular, a partir de um retrato póstumo p...

01/04/2022 às 09h24
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SECC
Foto: SECC

Em 2022 o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) vai recontar a história de Maria Bueno, conhecida como santa popular, a partir de um retrato póstumo pintado por Andersen. O pontapé inicial será dado no dia 07 de abril, com a Oficina de Retrato e Autorretrato do fotógrafo e arquiteto Christian Schönhofen.

No encontro, serão abordados aspectos teóricos da História do Retrato na pintura e na fotografia. Na parte prática, o participante aprenderá a utilizar recursos de celular para a criação de boas fotos. A figura de Maria Bueno, imortalizada e apagada em igual medida pelo retrato de Andersen, é problematizada na construção das imagens propostas pela oficina.

Christian Schönhofen é arquiteto formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), artista visual e fotógrafo profissional com mais de 30 exposições no currículo. Seu trabalho autoral fotográfico e pictórico registra o mar, as ondas e as pessoas que dele vivem.

As inscrições começam nesta segunda-feira (04) e duram enquanto as 15 vagas não forem preenchidas. Os interessados devem ir presencialmente ao museu para garantir uma vaga, na Rua Mateus Leme, 336, bairro São Francisco, em Curitiba.

MARIA BUENO– Na investigação proposta pelos curadores do Museu, Maria Bueno assume seu papel de mulher preta, vítima de feminicídio, preconceito racial e machismo. “Maria Bueno é parte da história da cidade e merece ter sua história recontada. Através dela, o MCAA prevê exposições, oficinas e diversas atividades que serão informadas ao longo do ano”, diz Luiz Gustavo Vidal, diretor do museu.

Serviço

Oficina de Retrato e Autorretrato com celular

Instrutor: Christian Schonhofen

Data: 07 (quinta-feira)

Horário: 15h

Local: Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 - São Francisco, Curitiba  (Anexo administrativo)

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no Museu a partir de segunda-feira (04/04)

15 vagas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias