Quinta, 19 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Curitiba - PR

Cultura Acre

Governo financia primeiro festival que envolve empreendedorismo e arte acreana

Neste sábado, 9, ocorre no Lago do Amor, das 17h às 22h, o Festival Universo 68 que reúne o empreendedorismo local e também artistas acreanos. O ev...

09/04/2022 às 18h44
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Neste sábado, 9, ocorre no Lago do Amor, das 17h às 22h, o Festival Universo 68 que reúne o empreendedorismo local e também artistas acreanos. O evento é financiado pelo Governo do Estado do Acre, pela Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

A entrada é gratuita e a proposta é dar visibilidade aos novos e mais antigos empreendedores locais que administram os negócios como e-commerce e desejam expandir o contato de suas marcas com o público. As organizadoras do evento, Raryka Souza e Ingrid Mendonça, já foram responsáveis por realizar cerca de 14 edições desde 2018, entre feiras e exposições menores. Este será seu maior evento a ser celebrado.

Feira organizada pela Universo 68 em edições passadas. Foto: Assessoria do Festival
Feira organizada pela Universo 68 em edições passadas. Foto: Assessoria do Festival

O projeto se tornou referência no incentivo de exposição de marcas autorais acreanas que buscam se interligar e expandir a autonomia de seus negócios. Sua primeira edição aconteceu na Universidade Federal do Acre (Ufac), e além das exposições das lojas, houveram apresentações culturais em um Palco Aberto, estruturado para que artistas locais pudessem se apresentar. Para Raryka, uma das organizadoras do evento, a sensação para a chegada do evento lhe enche de expectativa por se tratar do primeiro festival que estará realizando com a equipe.

Já para Ingrid, também organizadora do festival, o evento está sendo uma grande possibilidade para gerar novas conquistas e até mesmo oportunidade para os empreendedores locais. “Para nós é uma grande conquista em saber que estamos gerando oportunidades, incentivando e apoiando tantos empreendedores”, destaca.

Raryka Souza e Ingrid Mendonça, organizadoras do festival universo 68. Foto: Assessoria do Festival
Raryka Souza e Ingrid Mendonça, organizadoras do festival universo 68. Foto: Assessoria do Festival

A Universo 68, por ter nascido na Amazônia, tem em sua grande maioria empreendedores que são alinhados à sustentabilidade, e o evento tem como uma das prioridades a valorização do mercado ecológico como uma rede sustentável. Para a proprietária da loja de produtos ecológicos Chica, a expectativa é trazer mais conhecimento e consciência sobre o meio ambiente. A loja trabalha com produtos ecológicos para cuidado pessoal, tais como: fraldas ecológicas, absorventes reutilizáveis, coletores menstruais, escovas de bambu, canudos ecológicos e cosméticos naturais.

Sobre o evento, ela conta: “O Festival Universo 68 reúne gente apaixonada pelo que faz, que valoriza o que é feito aqui no Acre, desde a cultura até os produtos e serviços. Sou admiradora do evento desde o início, nas feiras da UFAC e agora tenho a honra de fazer parte desse universo”.

Francisca, proprietária da loja Chica, que participa do Festival Universo 68. Foto: Assessoria do Festival
Francisca, proprietária da loja Chica, que participa do Festival Universo 68. Foto: Assessoria do Festival

A agenda artística do evento contará com um line-up especial em que será possível apreciar algumas das atrações locais. As apresentações começam às 17h com Adonay. Em seguida, às 17h30, o grupo da dança “Saturno” faz sua performance. Às 18h, a banda “Choro do Norte” entra no palco, estrelando com Joab Delfino, Larissa Machado, Eduardo Bibiano, Raylan Brayan, Tião Ferreira. Em seguida temos Anna Carolina que entra no palco às 18h40. Por volta das 19h20, temos Karol Souza se apresentando. Mais tarde, às 20h, Duda Modesto e sua banda composta por Isabel Darah, Gabi Oliveira e Renan Matos também se apresentam. Logo mais às 20h40, a banda JamBlues com Dyonnatan Costa, Nicke Koja, Edemilson Santos, Jhon Rabelo, Renan Matos e Cássia Arruda. O evento é encerrado com os The Roxy se apresentando às 21h40 com Eduardo Bibiano, Pedrinho Feliz, Elielton Castro, Naná Mesquita e Fernanda Ramos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias