Segunda, 27 de Julho de 2026 10:58
(xx) xxxxx-xxxx
Mundo A BELEZA DE MONTELLO

MONTELLO, MELHOR QUE AZEVEDO, COM O MESMO VIGOR ÉPICO DE TOLSTOI

Mais de quatrocentos personagens compõem a galeria humana de "Os tambores de São Luís".

15/01/2023 09h27 Atualizada há 4 anos atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario LIncoln
Arte/Montagem: MHL
Arte/Montagem: MHL

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

*Mhario LIncoln

Continua após a publicidade

Quem leu a 6a edição de "Tambores de São Luís", lançada pela editora "Nova Fronteira", no ano de 1985, leu também algo que impressiona e mostra a amplitude poética dessa prosa tão bem construída pelo conterrâneo Josué Montello. 

No meu caso, não havia lido nem as orelhas (que abaixo reproduzo o belo conteúdo), nem mais nada. A ansiedade me levou direto para o primeiro capítulo, com um dos inícios de romances mais incríveis, após "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez. Esse início é realmente épico, repito: "Até ali os tambores da Casa-Grande tinham seguido seus passos, e ele via ainda os três tamboreiros, no canto esquerdo da varanda, rufando forte os seus instrumentos rituais, com o acompanhamento dos ogãs e das cabeças, enquanto a nochê Andreza Maria deixava cair o xale para os antebraços, recebendo Toi-Zamadone, o dono do lugar (...)".

Lembram de Márquez? “MUITOS anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo (...)”.

Pois bem! É impossível não se apaixonar, de imediato, por esse introito compassado, erudito, simbólico, carmelita, insinuante e cenográfico, embutindo logo ali, o quanto seria importante nomear seus personagens, que foram muitos, iniciando com a nochê Andreza Maria. Eis o pulo do gato, quando críticos avaliam ser Montello, maior que Aluízio de Azevedo, (obra "O Cortiço"). Sim! A referência é pertinente ao elenco de inúmeros personagens. Por outro lado, a saga de "Tambores de São Luís", segue a linha narrativa de "Guerra e paz", de Tolstoi, com todo aquele vigor épico que a obra de Montello emprega.

Na 4a capa dessa edição de 1985, escreveram: "Considerado pela crítica nacional e estrangeira como ponto culminante da obra romanesca de Josué Montello, OS TAMBORES DE SÃO LUÍS constituem um dos livros básicos de nossa literatura, recompondo a luta épica da raça negra no processo de nossa formação histórica".

Vale ressaltar também, a bela capa de Victor Burten, em cima do óleo sobre tela do artista Cícero Dias - "Interpretação da obra de Josué Montello - os sobrados, as palmeiras e o mar de São Luís". 

Continua após a publicidade

Magnífica apresentação com conteúdo histórico e insuperável. Mas vamos a apresentação da obra publicada às orelhas do livro:

 

Continua após a publicidade

“(...)

OS TAMBORES DE SÃO LUÍS

Os tambores de São Luís, considerado pela crítica nacional e internacional como um dos grandes romances da literatura de língua portuguesa, é a grande saga do negro brasileiro, nas suas lutas, nos seus dramas e na sua tragédia.

 

Continua após a publicidade

Antes do romance de Josué Montello, tínhamos o romance da Abolição, ou seja: o romance episódico da campanha pela libertação da raça negra. Faltava o romance que, em tom épico, apresentasse toda a saga do negro, desde a sua origem africana, no bojo dos navios negreiros, até a sua assimilação racial, como componente do tipo brasileiro e como elemento básico de sua cultura.

 

Continua após a publicidade

Josué Montello, criado a ouvir o bater dos tambores da Casa das Minas, em São Luís do Maranhão, construiu este romance do negro brasileiro com habilíssimo recurso técnico. Toda a narrativa de Os tambores de São Luís decorre durante uma noite e algumas horas da manhã seguinte. Mas, dentro desse espaço de tempo, que constitui seu arco narrativo básico, outro arco se abre, para conter, ao longo da epopeia romanesca, três séculos de lutas e insurreições negras.

 

Continua após a publicidade

Saudado pela crítica como um marco no conjunto romanesco de seu autor. Também o é na própria literatura brasileira, quer pelo seu tom narrativo, quer pela intensidade dos dramas que aqui se debatem, aliciando o leitor à sua leitura contínua.

 

Continua após a publicidade

Mais de quatrocentos personagens compõem a galeria humana de Os tambores de São Luís. Superior a O cortiço, de Aluísio Azevedo, como elenco de personagens, filia-se este romance à linha narrativa de Guerra e paz, de Tolstoi, com seu vigor épico.

 

Continua após a publicidade

Traduzido o para o francês por Jacques Theriot, para as edições Flammarion, de Paris, este livro foi traduzido para o alemão pelo professor Winfried Kreutzer, que dele fez o tema de sua tese no Instituto de Filologia Românica da Universidade de Wurzburg. Os tambores de São Luís corresponde também ao resgate de uma velha dívida -a dívida contraída para com a raça negra, em nosso país, e que merecia, de nossa literatura, o seu canto em prosa, a sua verdade e a sua denúncia. (…)”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Edomir de OliveiraHá 4 anos atrásSão Luís MA Magnífico trabalho Mhario Lincoln, Presidente da Academia Poética Brasileira; somente um poeta da sua estirpe para se identificar com outro poeta que na prosa faz poesia. Obrigado poeta Mhario Lincoln o Maranhão terá sempre gloriosas palavras para você.
LilianHá 4 anos atrásCuritibaEstupendo.
Igor ShummertyHá 4 anos atrásSão Paulo(Traduzido o para o francês por Jacques Theriot, para as edições Flammarion, de Paris, este livro foi traduzido para o alemão pelo professor Winfried Kreutzer, que dele fez o tema de sua tese no Instituto de Filologia Românica da Universidade de Wurzburg), eu tenho a edição alemã.
Maranhense de Santa Inês, Gracielle Montello BragaHá 4 anos atrásLisboa/PTCumprimento o sr. por tão bela crônica. Encantada.
LimaHá 4 anos atrásSão LuísPosso mandar imprimir essa ilustração, caro Mhario. Merece um lugar especial em minha Biblioteca.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 09h01
19°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 23°

20° Sensação
1.25 km/h Vento
98% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)

Mín. 13° Máx. 26°

Tempo limpo
Quarta (29/07)

Mín. 16° Máx. 27°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias