São Luís, 12 de Abril de 2023 - A 'Biblioteca Zelinda e Carlos Lima' , inaugurada no Centro de Memória e Documentação da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), localizado na Rua Portugal, sem dúvida é de grande importância para o mundo literário regional.
Com a generosa doação de mais de mil livros feita por Zelinda Lima e sua família, o acervo da FUMPH será enriquecido com um total de 2.500 títulos, incluindo obras raras e coleções especiais autografadas. O público ludovicense já pode fazer suas consultas e apreciar essas obras preciosas.
As instalações da biblioteca foram revitalizadas pela FUMPH, proporcionando um ambiente acolhedor e dinâmico aos visitantes. O acervo está organizado de acordo com a 20ª edição da Classificação Decimal de Dewey (CDD), uma metodologia que facilita o acesso e a utilidade dos documentos. Além das versões físicas, os materiais também estarão disponíveis em formato digital.
Dentre as obras doadas pela família Lima, encontram-se as publicações de Zelinda e Carlos Lima, como os livros "Bumba-meu-boi", "Rezas, Benzimentos e Orações - A fé do Povo" e "Pecados da Gula", entre outros. Essa variedade de clássicos se junta às obras de renomados escritores como Machado de Assis, Padre Antonio Vieira, Humberto de Campos e os livros autografados por Josué Montello, além de outros autores destacados do cenário maranhense e nacional.
Além das obras mencionadas, a Biblioteca Zelinda e Carlos Lima oferecerá ao público acesso a títulos como "História do Comércio do Maranhão (1612-1895)", "Alcântara no seu passado econômico social e político (1950)" e documentos contendo informações relevantes para a história da instrução pública e privada no Maranhão (1937), todos de autoria de Jerônimo de Viveiros, além de preciosidades como "A Balaiada", de Astolfo Serra.
A historiadora e presidente da FUMPH, Kátia Bogéa, ressalta a importância da contribuição do casal Lima para o trabalho de ressignificação do conceito de Patrimônio Cultural no Maranhão. Ela comenta: "Eles foram uma grande referência como pesquisadores na área da cultura popular, gastronomia, azulejaria, cordel e literatura do nosso estado no século XX. Dona Zelinda fundou o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, um dos maiores centros culturais do estado, além de ter escrito um livro sobre a gastronomia maranhense, que ficou conhecido internacionalmente. O casal construiu um acervo impressionante com suas pesquisas e agora o disponibiliza em nossa biblioteca, que será batizada com seus nomes em forma de homenagem".
VÍDEO-BÔNUS
Reportagem de Uimar Junior para a TV da Mulher Babaçu
Colunistas FT De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”
AS CORES DO SWING Augusto Pellegrini: As Cores do Swing - Charles Mingus, Charlie Barnett, Charlie Spivak
DATA:13.10.2026. Dia Mundial do Escritor. Por ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA
CRÔNICA & VÍDEO Dr. Ruy Palhano: “O Corpo pode revelar o que se passa conosco”
P/Cabeças Abertas Dino de Alcântara: “O GRITO DO PRAZER”. A Humberto de Campos
CORDEL BRASILEIRO ACLC: CINCO ANOS DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA DO CORDEL CEARENSE Mín. 10° Máx. 19°
Mín. 10° Máx. 17°
Tempo nubladoMín. 11° Máx. 21°
Tempo nublado
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Academias Brasil/Exterior Coirmãs João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”