Aos 64 anos, Maria Trindade de Medeiros se orgulha em receber seu primeiro certificado que comprova que ela é costureira. O tão sonhado curso de corte e costura foi concluído e ela não escondia a felicidade e a satisfação em ter conquistado algo tão importante para si: o reconhecimento profissional.
“Há muito tempo eu sou empreendedora e costuro, mas não tinha certificado e me sentia frustrada por isso. Quando perguntavam se eu era costureira, dizia que era arteira e agora bato no peito e falo: sou costureira!”, comemorou a profissional, que ainda garantiu o curso de ‘Técnica de Confecção de Sacolas em Tecido’".
A qualificação de Maria Trindade e de mais 38 mulheres foi possível a partir da parceria entre o projeto "Entre Elas", executado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação ParáPaz, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que promoveu a certificação da primeira turma com a participação de moradoras de bairros da Região Metropolitana de Belém e Distritos, como ressaltou Claudilene Maia, coordenadora do "Entre Elas".
“O curso é totalmente gratuito e oportunizou mulheres de Ananindeua, Belém, Mosqueiro, Benevides, demonstrando o compromisso do Estado. E grande parte dessas mulheres precisam de oportunidade para alcançar a independência econômica porque estão em situação de vulnerabilidade e/ou passaram por violência doméstica”, explicou.
Ainda segundo a coordenadora, muitas chegaram sem noção nenhuma de corte e costura e após as aulas já estão formando seus núcleos de empreendimento na comunidade com o compromisso de reproduzir o que aprenderam, tornando-as agentes multiplicadores.
Com o certificado em mãos, Maria de Lourdes Lobato expressou toda a sua alegria. “Primeiro que eu estou realizando um sonho de mocidade ainda e como nosso mercado está crescendo cada vez mais, pretendo colocar em prática tudo o que aprendi”, afirmou.
Claudilene também destacou que além de possibilitar a independência econômica, as mulheres acabam trabalhando a saúde mental, pois saem do ambiente habitual e interagem com outras mulheres, conhecendo novas histórias e se fortalecendo, ou seja, “trabalha a inclusão social e a saúde mental”, complementou.
O projeto "Entre Elas" incentiva a profissionalização e o empreendedorismo para criar oportunidades de geração de emprego e renda. A parceria com o Senai terá continuidade e em breve será divulgada a data de inscrição para novas turmas.
SERGIO TAMER SÃO LUÍS, 414 ANOS: FRANCESA OU PORTUGUESA?!… – por Sergio Tamer
SÃO LUÍS-MA Professor EUGES LIMA: “8 de setembro de 1612: da posse à fundação”
São Luís MA “São Luís, São Luís”, homenagem a cidade. Por Regis Furtado.
Convidados FT “A Ilha do Amor que Nem o Tempo Envelhece”. Por José Carlos Castro Sanches
FORRÓ-RAIZ ARTUR GONZAGA: A SANFONA, O FORRÓ DE RAIZ E UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU ENTRE MESTRES
Dia do Soldado Rumo aos 200 Anos: PMMA celebra o Dia do Soldado e Dia dos Veteranos Mín. 15° Máx. 19°
Mín. 16° Máx. 25°
ChuvaMín. 10° Máx. 17°
Chuva
Colunista Socorro Guterres Em visita a Curitiba-PR, a acadêmica Socorro Guterres escreveu: “UM MITO LITERÁRIO”.
Joizacawpy Costa SETEMBRO AMARELO: “ATENÇÃO! SINAL AMARELO”
Coluna de RUY PALHANO A crise na Justiça e os impactos comportamentais, institucionais e morais
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”