Terça, 25 de Junho de 2024 08:47
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Geral PREMIAÇÃO

Rádio Cultura do Pará conquista o segundo prêmio de jornalismo a nível nacional

A série de reportagens teve 3 episódios e abordou como o setor da aviação brasileira lida com a realidade de utilizar energia e materiais cada vez ...

26/05/2024 05h59
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Pará
Crédito: Camila Lima / Divulgação
Crédito: Camila Lima / Divulgação

Com uma série de reportagens especiais sobre a descarbonização do setor aéreo brasileiro, a equipe de jornalismo da Rádio Cultura do Pará conquistou, esta semana, pela segunda vez em menos de dois meses, um prêmio de jornalismo a nível nacional. Desta vez, a premiação foi pela 1ª edição do Prêmio BOEING ABEAR de Jornalismo “Aviação do Futuro”. O anúncio dos vencedores foi feito no site da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a cerimônia de premiação será realizada no dia 4 de junho, em Brasília.

O material campeão abordou as boas práticas que as companhias aéreas vêm adotando o longo dos anos com o objetivo de reduzir a contaminação do meio ambiente pelo carbono. Conforme João Paulo Seabra, produtor e repórter do conteúdo, para a elaboração dos materiais foram feitos contatos com cerca de trinta fontes entre pesquisadores de diversas partes do Brasil especialistas em clima, na história da aviação na Amazônia e também em combustíveis sustentáveis.

Seabra explicou também sobre a importância da participação no prêmio. “Esse prêmio foi lançado no segundo semestre do ano passado e, desde que a gente tomou conhecimento dele, já houve o interesse em participar por ser a primeira edição do prêmio, então a gente entendeu que seria simbólico e histórico participar dessa primeira versão e também pelo tema, que é as boas práticas das companhias aéreas para a descarbonização, que tem a ver com outro tema importante que é as mudanças climáticas, assunto muito em voga aqui no estado do Pará por causa da Cop30, a ser realizada aqui no ano que vem, então nós vimos no prêmio uma oportunidade perfeita para combinar todo esse conhecimento que a gente já vem adquirindo ao longo dos meses”.

A 1ª edição do Prêmio BOEING ABEAR de Jornalismo “Aviação do Futuro” busca estimular, divulgar, apoiar, incentivar e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre a descarbonização do setor aéreo no Brasil. O objetivo é contribuir para o melhor entendimento pela sociedade e pelo poder público acerca das ações necessárias para o cumprimento das metas de sustentabilidade assumidas pela aviação.

Felipe Feitosa“Essa é uma prova da qualidade do trabalho prestado pelo jornalismo da Rádio Cultura junto à sociedade, um reconhecimento, de novo, em nível nacional. A Cultura firma o seu espaço entre as principais emissoras de rádio do país justamente com um reconhecimento do trabalho prestado pelos profissionais da casa, então é gratificante para as carreiras de cada um que participou deste trabalho que converge numa temática que é muito atual, o meio ambiente, a sustentabilidade, e a Cultura, mobilizada e sensível ao assunto, fez um material justamente para discutir energia limpa, energia em um dos setores que tem grande importância na economia brasileira, no turismo brasileiro, na logística do país que é o setor aéreo. Então, para mim, enquanto profissional jornalista da Rádio Cultura, é gratificante ter participado juntamente do João Paulo Seabra, com o Ivo Souza, com o diretor Marcelo Mendes de mais um feito que foi essa premiação”, disse Felipe Feitosa, Chefe de reportagem da Rádio Cultura do Pará e supervisor da mídia ganhadora do prêmio.

Ivo Souza, operador de áudio da 93,7Hz FM, foi responsável por ter a sensibilidade da finalização da sequência de reportagens que concorreu a premiação, traduzindo em sons o trabalho captado pela equipe. Servidor da casa há 13 anos, já conquistou cinco prêmios locais de jornalismo, para ele, ser reconhecido agora em premiação nacional tem uma importância ainda maior.

“Esses dois últimos prêmio que ganhamos agora em 2024 acaba tendo uma importância maior pela abrangência nacional por concorrermos com grandes profissionais de todo país deixa a gente muito feliz, uma alegria poder concorrer com pessoas bem capacitadas, então para a gente é um orgulho poder ganhar um prêmio como, foi uma surpresa até porque, mal a gente tinha ganhado o primeiro prêmio, de repente já vem outro, por isso uma alegria muito grande no coração em poder viver isso juntos dos meus colegas”. Pontua Ivo.

Marcelo MendesPara o diretor da Rádio Cultura do Pará, Marcelo Mendes, a equipe cumpriu a missão jornalística em informar e levantar uma discussão muito importante num setor que ainda necessita de um olhar mais criterioso quanto a preservação do meio ambiente. “Sem dúvida nenhuma nosso material é de fundamental importância e que premia o esforço desta equipe em trazer para o debate público assuntos relativos ao desenvolvimento ambiental de forma mais sustentável principalmente em se falando do setor da aviação aérea, que necessita muito dessa olhar de respeito ao meio ambiente. Então, nossa equipe está de parabéns, pois trouxe, principalmente nesse momento que estamos prestes a realizar a Cop30, o debate sobre a necessidade de respeitar o ecossistema”.

Outros prêmios -Esse é a segunda gratificação que a emissora radiofônica ganha em 2024. O primeiro foi anunciado no mês de abril, também com uma série de reportagem, sobre como a falta de manutenção em equipamentos elétricos ou ferramentas de transmissão de energia elétrica pode trazer prejuízos materiais e risco à vida da população, vencendo em primeiro lugar o Prêmio Abracopel de Jornalismo.

A equipe da Rádio Cultura está à espera de mais um resultado, o VII Prêmio de Jornalismo em Seguros, concorrendo na categoria Audiovisual com a série de reportagens sobre o mercado de seguros no Brasil, junto das afiliadas à Rede Globo de Sorocoba (SP), de Santa Catarina, de Caruaru (PE) e a afiliada ao SBT no Paraná. O resultado será divulgado no dia 11 de junho, em São Paulo.

Serviço:

A série de reportagens, campeã do prêmio BOEING ABEAR de Jornalismo “Aviação do Futuro, está disponível para ouvinte aqui

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 05h02
11°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
1.79 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias