Segunda, 15 de Julho de 2024 15:20
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Geral SAÚDE

Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo tem 1° Arraiá da Pediatria para crianças internadas

Ação conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) descontraiu o ambiente com sessão de pintura com desenhos temáticos

23/06/2024 09h31
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Pacientes da Unidade de Internação pediátrica do Novo Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo, localizado na avenida Augusto Montenegro, tiveram o final da tarde, da sexta-feira (21), cheia de descontração, alegria e brincadeiras, com a realização do "1° Arraiá da Pediatria."

A ação alusiva às festividades juninas foi promovida pela gestão do hospital, e conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o objetivo de levar alegria, descontração, tornando a permanência no ambiente hospitalar mais leve.

Durante aproximadamente uma hora e meia, as crianças coloriram desenhos temáticos ao som ambiente de músicas típicas da época; interagiram e brincaram com os brinquedos disponíveis no local e participaram de momento fotográfico em moldura temática.

Conforme a analista de Humanização do Pronto-Socorro, Natalina Moraes, é importante promover esses momentos de descontração para as crianças com internação de longa e média permanência, para oportunizar um ambiente hospitalar menos estressante para elas.

"O fato de as crianças estarem internadas por vários dias, faz com que elas fiquem cansadas com as rotinas do ambiente hospitalar. Então, levar um pouco de alegria e descontração até elas, foi uma forma que encontramos de ajudar a se desligarem um pouco do momento de adversidade pelo qual estão passando, minimizando também, a falta que sentem de suas casas e das pessoas com quem convivem no seu dia a dia", pontua a pedagoga.

Iriane Sousa, mãe do paciente João Otávio de Sousa da Silva, de 10 anos, destacou satisfação dela em presenciar o filho animado, interagindo com as outras crianças.

"O João Otávio estava muito estressado por estar internado, longe de casa esses dias todos, pois somos de Moju. Vocês deixaram ele mais animado. Ele pintou, conversou e brincou bastante com o coleguinha daqui da unidade de internação. Parabenizo e agradeço por terem trazido alegria para as nossas crianças."

Caíque Emanuel Marinho Siqueira, de 7 anos, era um dos mais animados participantes do "1° Arraiá da Pediatria." A mãe do paciente, Simone dos Santos Marinho destacou que, neste sábado, ele terá alta, e a celebração junina foi pra ele uma despedida do local.

"O Caíque gosta tanto da brinquedoteca, que ele chama de pracinha, que quando eu falei que amanhã ele estaria de alta, ele comentou que tinha sentido vontade de nem ir mais embora do hospital, só por causa da pracinha. Para ele, essa tarde está sendo a despedida de um lugar que ele nunca vai esquecer, que é a pracinha dele, aqui no hospital. Parabéns por este lindo lugar, por esta festinha que fizeram, pelo atendimento, por tudo. Já andei em muitos hospitais com o meu filho, mas igual este aqui, não existe outro", ressalta.

De acordo com diretor Assistencial do Pronto-Socorro, Aristônico Rodrigues, "a ação foi pensada em conjunto com a diretoria-geral, para proporcionar um momento de alegria, de brincadeira e de interação para as nossas crianças internadas, para que mesmo longe de casa, possam participar do clima das festividades juninas, e que a experiência da hospitalização não seja lembrada como algo traumático."

PS Dr. Roberto Macedo
O Pronto-Socorro Dr.Roberto de Macedo, unidade hospitalar administrada pelo Instituto ACQUA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), tem 28 mil metros quadrados de área, estruturada para atendimento de urgência e emergência 24 horas. O hospital está atendendo pacientes de média complexidade hospitalar em pediatria, e, em breve, ampliará o perfil de atendimento para adultos.

Texto de Joelza Silva / Ascom Pronto-Socorro

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 14h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias