Renata Barcellos (BarcellArtes)
Mês de outubro, das crianças, dos conselhos de classe. De se pensar na construção dos conhecimentos ao longo do ano letivo e da educação recebida por aqueles que assumirão o futuro da humanidade. Muito se tem orientado, debatido sobre a influência maléfica dos
aparelhos eletrônicos. Hoje, muitos fazem uso da CHUPETA DIGITAL, CHATGPT. Sim, isso mesmo!!! Os (ir)responsáveis a fim de não serem importunados utilizam recursos diversos.
As crianças não interagem mais quase com as outras. Ida ao parquinho, ao teatro, ao circo, andar de bicicleta... não fazem mais quase parte da rotina delas. Quem é (ir)responsável não se dispõe quase mais a essas atividades. Desgastante, perigoso... Muito mais fácil entregar um
celular e deixá-las quietas em um canto. Não há desgaste, locomoção... Elas estão “protegidas”.
Muitas crianças têm começado a falar mais tardiamente por falta de interação. Outras têm apresentado problemas físicos e ou psicológico e sendo encaminhadas à fisioterapia, ao uso de medicação até de tarja preta. A chupeta usada por nós foi substituída pela digital. A tela é um
grande atrativo. Ela entretém da criança ao adolescente.
Por sua vez, muitas vezes, estressado e sem tempo dada à extensa carga horária, o professor tem se utilizado do CHAT GPT para elaboração até das avaliações. A grade questão e preocupação é: onde fica o poder de reflexão do docente e ou discente? Estão se tornando máquinas? Estão realizando atividades em série sem o uso do raciocínio. Tudo está sendo mecanizado e massificado.
Para este mês, aqui, fica o alerta: urge mudança de postura. A escola precisa ser reinventada. Os alunos devem entender que ESTUDAR É PRECISO. Nada se constrói sem esforço, sem dedicação. Não podemos delegar tudo às máquinas. Devemos ter domínio sobre elas. Ser criança é tempo de brincar, cair, levantar, se sujar, interagir... Ser adolescente de escolhas. De pensar no se futuro, estabelecer metas. Abaixo a geração NEM NEM!!!
O professor deve ser respeitado. Aquele ser inquieto. Sempre em busca de aprimoramento. Entender a sala de aula como um laboratório para muitos experimentos serem realizados. A escola precisa ser um lugar de construção de conhecimento, de respeito, onde janelas e portas
se abram rumo ao futuro!!!
É preciso construir uma sociedade resiliente, consciente do risco do futuro da humanidade...
Deve conhecer e se reeducar segundo os princípios da AGENDA 2030 (https://ecam.org.br/blog/o-que-e-a-agenda-2030-e-quais-os-seus-objetivos/). Esta é um alerta a respeito da existência da humanidade até 2050. Com o aumento da temperatura, muitas regiões estão em seca extrema. Como ter plantação e ou criação nesses locais. São alarmantes as previsões dos pesquisadores. É preciso reeducar da criança ao idoso
Novos hábitos precisam ser construídos para a continuação da existência da espécie humanas, no planeta Terra. Até a ficção vem alertando o caos há décadas. Agora, tudo está se tornando realidade. Reeduque-se antes que seja tarde demais!!! Para finalizar, um poema de minha autoria:
Canção da criação
Intertextualidade com a Canção do exílio de Gonçalves Dias
Renata Barcellos
Minha Terra tem crianças,
Onde ouvem o canto do sabiá;
As mulheres que aqui engravidam,
Não podem deixá-las dominar.
Nossa prole tem mais encanto
Nossa dedicação é ilimitada
Nossas vidas são corridas
Precisamos de tempo para educar.
O ser humano tem múltiplas habilidades
Que outro não há.
Não permita Deus que a tecnologia venha o dominar,
A criança é precisa orientar
Para bom uso dela realizar.
Criança ser pensante, criatividade o que mais há
Não se pode seu potencial podar
É preciso sempre procurar em quais áreas está
Para as habilidades aflorar.
Criança é flor a ser regada para desabrochar
Não permita a IA a superar
A humanidade precisa continuar.