LITERATURA INFANTIL E O LÚDICO EM BUSCA DO DESPERTAR DA LEITURA. OUTUBRO DAS CRIANÇAS.
O mês de outubro é recheado de festividades, uma destas é a comemoração alusiva ao dia das crianças. O C.E.M com o projeto BRINCALETRANDO, tem como objetivo principal, proporcionar a crianças em fase de desenvolvimento da leitura, uma experiência prazerosa, por meio da literatura infantil de escritores maranhenses.
A segunda ação do projeto foi realizada dia nove de outubro 2024, desta vez contemplou a UEB Roseno de Jesus Mendes da Rede Municipal de São Luís.
Se pretendemos ter leitores assíduos é na infância que deve acontecer os estímulos necessários para o desenvolvimento do hábito e o gosto pela literatura. De forma consciente acompanhando a evolução da sociedade entende-se que a infância é uma fase fértil para a evolução da aprendizagem, sendo assim, quanto mais estimulados por um ambiente leitor maiores são as chances de evolução do ser humano em aprendizagens e competências.
O BRINCALETRANDO 2024 contou com a presença das escritoras Wal Maia, Kátia Cilene, Ray Brandão e esta colunista Joizacawpy, que também dei uma palinha. As obras trabalhadas foram, "Anabela a Abelhinha Autista e Lena a Garotinha Sonhadora" de Wal Maia, as temáticas desenvolvidas nesses títulos tratam da questão do autismo de forma leve envolvendo as crianças e despertando seus saberes sobre o assunto. Eu, Joizacawpy levei seu título infantil EMBALOS INFANTIS, recheado de poesia para crianças com o intuito de estimular o gosto pela poesia já na infância.
Segundo EBERHARDT, MOURA (2018 P. 4) a literatura infantil insere-se em duas áreas: na área da arte, porque desenvolve na criança o gosto pela leitura literária que é diversão, emoção, prazer; na área da pedagogia, porque é meio de formação do leitor, particularmente do leitor literário. Embora participando simultaneamente dessas duas áreas , nos livros destinados à infância ora predomina a intenção artística, ora a intenção pedagógica. É esta última que orienta os livros que pretendem oferecer suporte a alfabetização.
A escritora Kátia Cilene deu sua parcela de contribuição interpretando Lena a Garotinha Sonhadora, envolvendo os alunos com sua performance na contação de história. Ray Brandão coordenadora do C.E.M (Coletivo de Escritores Maranhenses), contribui com uma performance de fantoches empolgando as crianças na temática livros e leituras divertidas.
A literatura infantil precisa ser priorizada tanto quanto as leituras para públicos adultos, já é sabido que as crianças em suas primeiras experiências de aprendizagem conseguem abranger um grau satisfatório de entendimento e desenvolvimento de habilidades que com o passar do tempo irão ser convertidas em capacidades e saberes, e é nessa consciência pedagógica que o C.E.M estende também suas atividades literárias para o público infantil.