O Espaço São José Liberto (ESJL) receberá no próximo sábado (9), às 17h, no Anfiteatro Coliseu das Artes, o desfile dos Novos Criadores, dentro da programação da 19ª edição do Amazônia Fashion Week (AFW) 2024. Este ano, o tema é “Cultura e Conexão”. O AFW ocorre no período de 7 a 10 de novembro, em diversos espaços culturais e comerciais de Belém, com palestras e desfiles. No ESJL, o evento reunirá 11 novos criadores, que apresentarão suas coleções com as principais tendências da moda, com ênfase em características sustentáveis.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), responsável pela gestão do ESJL, apoia o evento, realizado pela Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia), em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), por meio do Curso de Bacharelado em Moda.
O tema "Moda: Cultura e Conexão" visa contribuir para o debate em torno dos impactos positivos que a moda gera enquanto negócio, criando emprego e renda e estimulando empreendimentos autorais, com importância econômica e social.
A seleção, por meio de edital, teve como exigência principal a apresentação de algum tipo de inovação em tecnologias sustentáveis. As marcas e criadores selecionados são Deizze, Maria Romana, Zimmer, ByTai Concept, Daniela Guerra, Avellar, Triz Soares, Giana Rocha e Socorro Magalhães, Belfer, Teca Santana e Liz.
Espaço São José Liberto é referência em histórica, cultura e economia criativa
Arranjo Produtivo- O Espaço São José Liberto é uma referência em design de moda autoral paraense. Algumas marcas que integram o coletivo do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design são comercializadas no Espaço Moda do ESJL. As peças, produzidas por designers e marcas autorais, acompanham todo o processo de produção, desde a escolha da matéria-prima até a finalização do produto, valorizando o potencial local. Associando-se a técnicas manuais, essas peças conquistam consumidores que buscam produtos exclusivos, que valorizam a sustentabilidade.
A diretora de Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Sharry Brom, reforça que a Secretaria apoia o segmento de produção de moda autoral, incluindo roupas e acessórios, com ações de fomento destinadas a potencializar o acesso dos empreendedores de moda ao mercado local, a promoção comercial dos produtos e a expansão de seus negócios, gerando valor, emprego e renda.
"Ao lidar com questões culturais, a moda enfrenta desafios, como a apropriação cultural, o respeito à diversidade e a representatividade. Por isso, ao fazer a conexão entre cultura e consumo, é importante que os designers e marcas tenham sensibilidade para não utilizar elementos culturais de forma superficial ou desrespeitosa, mas sim valorizando as origens e promovendo inclusão”, frisou Felícia Maia, coordenadora do Amazônia Fashion Week, que atua também como professora universitária.
O Arranjo Produtivo Local (APL) reúne empresas de um mesmo território e segmento econômico, que se juntam para aumentar a escala de produção e melhorar a tecnologia. Os participantes do APL interagem entre si, a fim de aprimorar os processos produtivos e conquistar mais clientes. A criação de um Arranjo Produtivo Local é uma ótima maneira de dar aos pequenos negócios a oportunidade de crescer e ter competitividade.
FOGUETES/RAPOSA De Raposa (MA) para o Brasil: alunos de escola pública conquistam primeiro lugar em competição nacional de foguetes
NAUZA L. MARTINS “Conversando com os Silêncios” Nauza Luza Martins – Lua de Vênus (APB-DF)
Renata Barcellos “Humanidade e o uso da tecnologia”. Por Renata Barcellos
NORDESTINAMENTE No Dia do Nordestino, a homenagem especial da titular da coluna “Cordel Brasileiro”
Textos Escolhidos “Como Morreu Gonçalves Dias”, texto do professor Euges Lima, do IHGM
RESENHAS MHL Anjos e Poetas: uma apreciação lírica sobre obra de Álvaro Monteiro de Castro Mín. 10° Máx. 19°
Mín. 10° Máx. 17°
Tempo nubladoMín. 11° Máx. 21°
Tempo nublado
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Academias Brasil/Exterior Coirmãs João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”