A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), por meio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), realizou nessa quarta-feira (20), um city tour histórico em São Luís (MA), com o Grupo Maria Firmina dos Reis, em alusão ao mês da Consciência Negra. O passeio guiado destacou as fortes ligações do Maranhão com a cultura afro e fez menção aos personagens, em especial, mulheres que marcaram a história local.
O roteiro incluiu pontos turísticos da capital, como o Palácio dos Leões, o Museu da Gastronomia e o Museu do Reggae, único do tipo fora da Jamaica, refletindo a profunda conexão cultural entre São Luís e o país caribenho.
Composto por juízas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o grupo homenageia a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista negra do Brasil.
As participantes ficaram encantadas com a experiência. Denyse Reis, servidora do TJMA, relatou: “O passeio foi delicioso, tanto pelas esclarecedoras informações quanto pela beleza de tudo que vimos. Obrigada por proporcionar momentos tão agradáveis.”
A juíza Teresa Mendes, da 1ª Vara da Fazenda Pública, também elogiou: “Ficamos admiradas com a preservação e o cuidado com o acervo do Palácio dos Leões, cuja beleza arquitetônica e importância histórica marcam o centro da cidade. Gostamos muito também de percorrer as charmosas ruas, conhecendo mais sobre a culinária tão marcante e peculiar de um Maranhão de encantos e sabores. Foi muito interessante a visita ao Museu do Reggae e a Secretaria de Turismo e o Estado do Maranhão estão de parabéns”.
Para a guia de turismo da Setur-MA, Carolina Utta, conduzir o grupo numa data tão emblemática foi uma experiência enriquecedora. “Receber e guiar mulheres juízas foi muito gratificante! Apresentei a elas nomes como Ana Jansen, Catarina Mina e Maria Aragão que enriqueceu nosso roteiro”.
A ação reforçou a valorização da cultura e da história negra, promovendo a riqueza cultural do Maranhão.
Mín. 16° Máx. 19°