Raposa é destaque no Senac
(Riba Um)
Convidado para a assinatura de acordos de cooperação do Senac com a Casa Zuzu Britto/Centro de Cdadania Neiva Moreira, para o desenvolvimento de cursos no ano de 2025 através do Programa de Inclusão "Senac faz sua parte", fui surpreendido durante a cerimônia com o depoimento de uma aluna do curso de Costureiro, ministrado de fevereiro a maio na Raposa. Vanessa Garcez, a aluna escolhida pela coordenação do Núcleo, foi taxativa ao afirmar que as ações desenvolvidas na Raposa, que já beneficiaram aproximadas 180 pessoas desde o exercício de 2021, tem válido a pena. Em seu discurso de encerramento, o presidente da Federação do Comércio do Maranhão (Sesc/Senac), Maurício Aragão Feijó, enfatizou a necessidade de oferecer-se condições para que o ser humano viva com dignidade, uma das metas das duas instituições. Ao final dos discursos, os cumprimentos dos Diretores Regionais do Sesc e do Senac, os amigos Rutineia Amaral Monteiro e José Airton Baptista Lopes, pela nossa atuação junto à comunidade de Raposa. Foi o melhor presente de Natal que eu já recebi.
Revisando o passado
(Riba Um)
De familia tradicional da sociedade maranhense, Maria de Jesus Moreira Lima Tenório de Britto, a Zuzu Britto, contraiu núpcias ainda jovem com Djalma Britto, deputado estadual do Maranhão, com quem teve cinco filhos. À frente de seu tempo e inquieta, decidiu retomar os estudos e ingressou na então recente Universidade Estadual do Maranhão, graduando-se em Administração de Empresas. Formada, participou de seletivo para Especialização no Instituto Brasileiro de Administração Municipal, o IBAM, sendo preterida injustamente. Foi à luta e conseguiu provar que tinha direito adquirido pelos amplos conhecimentos do curso e rumou para o Rio de Janeiro, onde, na conclusão da pos-graduacao teve a monografia mais completa e perfeita da história da entidade até aquela data. De volta ao Maranhão, passou a lecionar uma disciplina de Administração, depois guinada à Coordenadoria do curso. Uma trajetória completa e vitoriosa. Hoje, do alto de seus 92 anos de uma vida bem vivida, esteve em visita ao Campus da Uema, levada pela filha Ana Teresa, e certamente se emocionou com as boas lembranças das lutas ali travadas para melhorar e ampliar a infra-estrutura pedagógica.
NATAL SOLIDÁRIO
Na Casa "Zuzu Britto", em Raposa - Maranhão
A casa do Papai Noel e ele mesmo no trenó estão ficando cheios e bonitos de presentes, que estão chegando todo dia.
Os agradecimentos de hoje vão para:
Luana Mirella e Felipe Camarão
Maria José Lima Rabelo (dona Dedé).
NATAL SOLIDÁRIO 2
. Presentes chegando
A tarefa agora se divide em buscar os mimos, embalar em papel colorido e identificar idade e sexo. Agradecimentos aos amigos Rômulo Gomes (Ifma) e Maneco Trindade (do Rio de Janeiro). A entrega acontece dia 22 (domingo), a partir das 16 horas, com a seguinte programação:
. Roda de conversa sobre o sentido do Natal na Casa "Zuzu Britto" e inauguração do Presépio no Viva Raposa.
. Cortejo com o Papai Noel até nossa morada, onde as crianças receberão seus presentes e ser a servida ceia natalina.
"Que a magia do Natal encha a vida de cada um de luz e abundância."
Casa D'Arte
Depois de uma semana intensa, na produção do Natal Solidário do próximo dia 22, uma pausa para reabastecer a alma na confraternizacao no espaço mais luxuoso, bem equipado e importante da Raposa, a Casa D'Arte, mantida pelo Instituto Maranhão Sustentável, criado pela generosidade, talento e competência de Luzenice e Luís Lima. Show!
A mais recente aquisição para o time de bambas do Sistema Mirante é Amélia Cristina que, com sua beleza e carisma, vem marcando presença nos três jornais diários da casa. Amélia foi Miss Maranhão na época em que Flor de Lys era coordenadora.