RIBA UM
(Colunista do Facetubes.com.br)
NATAL SOLIDÁRIO
Presentes chegando. Para serem entregues dia 22 (domingo e ante-véspera do Natal às crianças da Comunidade Tapiré.
Agradecimentos especiais aos amigos que estão abrindo o coração e exercitando a humanidade. Isto é Natal.
Tempo de Natal, tempo de rezas antigas portuguêsas.
Qdo pedirdes alguma coisa a Dezembro, peça que te traga presentes que não se vendem em lojas:
um " gosto muito de ti"
um "obrigada por existires"
um " estou aqui para ti, sempre".
Quando pedires alguma coisa a Dezembro, peça que te traga
"abraços apertados",
"gargalhadas altas",
"colo de quem mais amas",
"mãos dadas o ano inteiro",
"ombros que te seguram",
"corações onde podes morar sem prazo de validade".
Quando pedires alguma coisa a Dezembro, peça que te traga
"olhos que brilham por ti e para ti",
"palavras que te protegem e cuidam como sol em dias frios",
'pequenos nadas que valem tudo na vida"
"o essencial que ocupa o lado esquerdo do peito",
" o fermento da alegria que faz a vida valer a pena".
Quando pedires alguma coisa a Dezembro, peça que te ensine a
"viver de peito aberto" , e a "acreditar que há uma luz ao fundo do túnel, para cada escuridão que tiveres que enfrentar ' .
Histórias de Natal
O sonho de Papai Noel
Certa noite, enquanto dormia, o Papai Noel teve um bonito sonho: era véspera de Natal e todos estavam felizes! Ninguém estava sozinho... Todos tinha família e uma mesa pronta para a ceia de Natal, onde não faltava comida farta e deliciosa. Não havia pobreza, nem ódio, nem guerras. Todos eram amigos e não havia brigas, palavrões e nem má educação. Havia, sim, amor, compreensão e carinho entre todos. As pessoas que se encontravam nas ruas, a caminho de casa, cantaloravam alegremente músicas de Natal, levando os ultimos presentes para colocar debaixo do pinheiro, a árvore de natal. E o Papai Noel não conseguia parar de sorrir de tanta alegria ao ver o mundo cheio de amor, paz e harmonia.
No entanto, quando o Papai Noel acordou, e viu que tudo não passava de um sonho, ficou muito triste. Afinal, só algumas pessoas no mundo eram felizes, capazes de celebrar o Natal em alegria e paz com os seus, de ter comida, roupa e amor. Perante aquela situação o Papai Noel declarou em voz alta: "terei que ajudar crianças e adultos a terem um Natal realmente feliz. Vou preparar as renas e o meu trenó para enche-los com presentes e distribui-los está noite, de modo a que, pelo menos uma vez por ano, haja alegria no coração de todos nós." Então, quando viu os sorrisos das crianças e dos adultos ao verem seus presentes, o Papai Noel decidiu manter essa tradição. Continua assim, ano após ano, a cumprir a sua tarefa, até que possa ver um dia seu sonho totalmente concretizado!
CONVITE
Domingo, 22 de dezembro, a partir das 16 horas:
NATAL SOLIDÁRIO
1. Casa Zuzu Britto
. O que é o Natal?
(Leitura de texto e debate com o Papai Noel)
. Inauguração do Presépio
. Cortejo comandado pelo Papai Noel (gentileza de Tony Ferraz)
2. Casa Riba Um
. Entrega de presentes
. Lanche/ceia
Sua presença vale ouro.
NATAL SOLIDÁRIO
. Presentes chegando
Agradecimentos especiais aos amigos
. Vanda e Lourenço Vieira da Silva
. Mayana e Ubiratan de Jesus Melo
. Elístia Maria Aragão Mendes (e sua neta Elistinha)
. Euzamar Bayma
LITERATURA POÉTICA Aqui, é o território poético do amor. Aqui, se respira poesia! Se expele lirismo pelos poros
Colunistas FT A crise na Justiça e os impactos comportamentais, institucionais e morais
Colunistas FT FALMA: unidos, conquistamos espaço para a literatura maranhense
CORDEL BRASILEIRO BÁRBARA DE ALENCAR: UMA HISTÓRIA QUE CAMINHA ENTRE VERSOS E MEMÓRIAS
JOIZACAWPY COSTA “A força e coragem de Joizacawpy Costa”, colunista do Facetubes
Colunistas FT Socorro Guterres especial: “SOB O SOL DE CAMUS” Mín. 15° Máx. 19°
Mín. 16° Máx. 25°
ChuvaMín. 10° Máx. 17°
Chuva
Colunista Socorro Guterres Em visita a Curitiba-PR, a acadêmica Socorro Guterres escreveu: “UM MITO LITERÁRIO”.
Joizacawpy Costa SETEMBRO AMARELO: “ATENÇÃO! SINAL AMARELO”
Coluna de RUY PALHANO A crise na Justiça e os impactos comportamentais, institucionais e morais
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”