Agência Assembleia
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Toda Mulher’ exibido nesta quarta-feira (25), na TV Assembleia, recebeu Zeneide Cordeiro, que é doutora em Ciências Sociais, mestra em Políticas Públicas e graduada em Educação Artística Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela é a primeira mulher indígena e com deficiência visual a obter estes títulos naquela instituição de ensino superior.
Zeneide Cordeiro alcançou esse feito inédito ao concluir uma pesquisa sobre os Awá da Mata, indígenas conhecidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) como Awá-Guajá isolados.
Durante a entrevista, a doutora falou sobre temas como sua trajetória pessoal e profissional, as dificuldades de mulheres e pessoas com deficiência em ingressar e se manter no mercado de trabalho, bem como as desigualdades salariais entre homens e mulheres.
Zeneide Cordeiro abordou ainda sobre o que representa suas conquistas, especialmente para as mulheres deficientes. “Ao mesmo tempo que estou cheia de orgulho e de gratidão pelos apoios recebidos para que a minha pesquisa fosse inovadora, com um olhar de dentro, ao mesmo tempo, deixa a refletir porque, pela primeira vez, uma pessoa com deficiência, adquire o título de doutora na Universidade Federal do Maranhão”, pontuou Zeneide Cordeiro, que que iniciou sua trajetória acadêmica em 2008 no curso de Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas.
Entre as várias iniciativas que liderou, destaca-se a oficina ‘Visão Cega’ e a criação do método de audiodescrição criativa, voltado à acessibilidade comunicacional e atitudinal.
Apresentado pela jornalista Márcia Carvalho, o programa ‘Toda Mulher’ é exibido todas as quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).